Bateu vontade de comer um docinho, mas a despensa está vazia. Com certeza, você tem os ingredientes para preparar esta pipoca doce clássica. Primeiro, estoura os milhos. Depois, faz uma calda de açúcar e mistura tudo em uma panela só. Melhor que pipoca de cinema!
Ingredientes
Publicidade
receita em vídeo
Modo de preparo
-
Pegue todos os ingredientes que você precisa para fazer pipoca doce. Caso prefira, estoure a pipoca em uma pipoqueira sem adição de óleo;
Receiteria
-
Em uma panela de fundo grosso, em fogo alto, coloque o óleo e espere aquecer. Quando estiver bem quente, abaixe o fogo, despeje os grãos de milho e, com uma colher de pau, mexa bem até a pipoca começar a estourar. Tampe a panela;
Receiteria
-
Durante o processo, agite a panela com as mãos, segurando nas alças ou cabo. Isso ajuda os grãos de milhos a estourarem de modo uniforme. Quando o intervalo entre os estouros estiver maior que 2 segundos, já pode desligar o fogo. Reserve;
Receiteria
-
Para a calda, em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar e o vinagre. Com uma colher, misture bem;
Receiteria
-
Leve a panela ao fogo baixe e espere caramelizar até a calda ficar dourada. Não mexa os ingredientes, pois o açúcar pode cristalizar e a calda ficará empelotada;
Receiteria
-
Assim que a calda estiver douradinha, dê uma leve mexida. Aos poucos, adicione a pipoca. Misture bem para envolver todas as pipocas com o caramelo;
Receiteria
-
Transfira a pipoca doce para uma bacia e espere alguns minutos até amornar - tempo suficiente para você conseguir colocar a mão na pipoca sem se queimar;
Receiteria
-
Solte as pipocas, que estarão bem grudadinha, e sirva em seguida.
Receiteria
Publicidade
Como estourar pipoca?
O ploc ploc já parou, tudo parece certo. Porém, você abre a panela e o fundo está cheio de piruá – pipoca que é bom, quase nada. Ninguém merece! Geralmente, isso acontece devido à umidade insuficiente, temperatura inadequada, casca danificada, grãos velhos ou mal conservados.
Para garantir uma pipoca bem crocante, o primeiro passo é escolher os grãos. Observe a validade e prefira grãos inteiros. Após abrir o pacote, conserve o milho em um recipiente hermético, como pote de vidro ou plástico, em local fresco e longe da luz do sol – pode guardar na geladeira. É importante que os grãos mantenham a umidade interna. Se estiverem velhos ou secos, vão estouram de forma desigual e queimar.
Outro ponto é a escolha da panela. Se você tiver uma pipoqueira, perfeito! Geralmente, esse tipo de panela oferece um ótimo desempenho. Quando o assunto é estourar todos os grãos de milho, você não precisa adicionar óleo (somente se quiser), o manuseio é prático e o processo é rápido.
Como muitas pessoas não têm uma pipoqueira, a melhor opção é uma panela de fundo grosso, como de ferro ou de aço inoxidável. Isso garante uma distribuição uniforme do calor, evitando que as pipocas queimem em pontos específicos. É importante que a panela tenha tampa.
Uma boa dica é utilizar a panela de pressão e, quando chegar a hora de tampar, retire a borracha responsável pela pressão (não a tampe com a borracha, pois pode acontecer acidentes). Além de possuir um fundo grosso, esse tipo de panela oferece um bom mecanismo de agitação.
Na panela comum, você vai precisar de gordura para a pipoca não queimar. O ideal é usar óleo vegetal, pois possui ponto de fumaça mais alto, permitindo que os grãos estourem em temperatura elevada. Prefira um óleo com sabor neutro, como de milho ou girassol. Use 4 colheres de sopa de óleo para cada xícara de chá de grãos de pipoca.
Não recomendamos utilizar a manteiga para estourar pipoca na panela comum. Embora seja mais saborosa e cremosa, a manteiga possui um ponto de fumaça mais baixo e queima facilmente. Se quiser, você pode estourar os grãos no óleo e adicionar manteiga derretida no final.
Agora, é hora de colocar o óleo na panela e levar ao fogo alto. Antes de adicionar os grãos, é preciso que o óleo esteja bem quente (entre 180 °C e 190 °C), assim, eles começarão a estourar rapidamente, resultando em pipocas crocantes. Se estiver frio ou morno, o estouro vai demorar para começar e a pipoca poderá queimar ou estourar de maneira irregular.
Faça o teste: coloque 2 grãos de milho na panela antes de adicionar o restante. Quando esses grãos estourarem, significa que o óleo está na temperatura ideal. Então, abaixe o fogo, despeje o restante e tampe a panela.
A cada 30 segundos, segure a panela pelas alças, ou cabo, e agite-a cuidadosamente, sem se distanciar muito do fogo – isso ajuda os grãos a estourarem por igual. Mantenha a panela fechada, em fogo baixo, até que o tempo entre um estouro e o outro seja maior que 2 segundos.
Pipoca pronta! Se você seguiu a dicas, pode abrir a panela e conferir: não vai ter um piruá para contar histórias. É só temperar como preferir, seja uma versão doce ou salgada. Hoje, vamos de doce, com dicas que deixará a pipoca ainda mais saborosa.
Dicas para deixar a pipoca doce perfeita
A intenção é manter a receita fácil para que todo mundo consiga reproduzir em casa sem dificuldade. Também pensamos em ingredientes acessíveis. Assim, quando bater a vontade de comer um docinho, você não precisa sair às compras, basta ir à dispensa. Vamos de incrementações criativas:
Chocolate em pó: para os chocólatras de plantão, a chave é escolher um bom chocolate em pó, preferencialmente 50 ou 70%, que deixará o sabor menos enjoativo, contudo também pode ser achocolatado. Quando a calda de caramelo já estiver finalizada, basta adicionar 1 colher de sopa de chocolate em pó ao preparo e misturar bem. A cor fica uma belezura e o sabor dá água na boca.
Canela: essa especiaria traz um toque de aconchego e calor. Misture uma 1 colher de chá de canela ao açúcar que você utilizará para fazer a calda e siga o passo a passo normalmente. O sabor fica bem suave, com um aroma gostoso. É a pipoca doce perfeita para um dia chuvoso.
Leite Ninho: o leite Ninho é muito popular em receitas doces. Para esse preparo, recomendamos utilizá-lo apenas na finalização, pois, se for adicionado à calda, pode desandar o ponto. Após caramelizar a pipoca com a calda (ainda quente), polvilhe leite Ninho a gosto, espalhando bem para grudar. Isso cria uma camada cremosa e adocicada.
Baunilha: assim que a calda de caramelo começar a ferver, adicione algumas gotinhas de essência de baunilha, que traz um sabor adocicado e levemente frutado para o preparo. A pipoca também ganha um aroma bem docinho. Experimente combinar a essência de baunilha com canela em pó.
Pitada de sal: uma pitadinha de sal ajuda a realçar o sabor da pipoca, criando um contraste salgado sutil, sem sobrepor a doçura. O segredo é usar uma quantidade bem pequena. Se tiver em casa, finalize a pipoca doce com flor de sal, que também traz um toque salgadinho muito gostoso para o caramelo.
Se você está na sua casa, a pipoca doce pronta vai direto para uma bacia grande. Esse é o tipo de petisco perfeito para compartilhar. No entanto, se você vai servir em piquenique, festinha etc., espere a pipoca esfriar e coloque em recipientes herméticos, sem contato com ar – isso garantirá a crocância por mais tempo.
Como fazer calda de caramelo sem empelotar?
A calda de caramelo da pipoca doce é um pouco mais densa. Diferentemente da calda de pudim, por exemplo, preparada com açúcar e água, que fica com a textura um pouco mais líquida. A água ajuda bastante nesse processo de derretimento, impedindo que o açúcar não se cristalize.
Para envolver as pipocas com uma camada grossa de calda, ao invés de água, optamos por usar vinagre como estabilizador – ele inibe a cristalização do açúcar e evita que a calda empelote. Isso acontece porque o ácido presente no vinagre ajuda a quebrar os cristais formados de açúcar, mantendo a calda suave.
Adicione apenas a quantidade de vinagre recomendada na receita, caso contrário, a calda poderá ficar muito ácida e com um sabor desagradável ao paladar. Também evite vinagres aromatizados.
É importante preparar a calda em uma panela de fundo grosso. Não esqueça de manter o fogo sempre baixo e não mexa os ingredientes – a mistura constante acelera a cristalização do açúcar.
Quando o açúcar estiver totalmente derretido e bem douradinho, pode mexer levemente. Se você quiser uma calda mais clarinha, deixe um pouco menos de tempo no fogo. Cuidado, se a calda ficar muito escura, ela pode queimar e amargar.
Caso não tenha vinagre em casa, use 1/4 de colher de sopa de suco de limão, que também é estabilizador e ajuda a manter a calda lisinha. Outra opção é preparar a calda com água – a versão tradicional da calda de pudim. A cobertura da pipoca será uma camada um pouquinho mais fina e delicada, no entanto, ainda assim, caramelizada e crocante.
É hora de estourar pipoca! E o que é bom fica melhor ainda com a nossa seleção de receitas de pipoca doce. Assim, você pode variar no preparo – faça pipoca colorida, com leite condensado, Nutella, no micro-ondas e muito mais. Confira!

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPublicidade
Por que utilizar vinagre na receita?
Márcia em 08/08/2024
O vinagre auxilia o derretimento completo do caramelo. Em outras palavras, ele não ficará empelotado facilmente.
Rodrigo Vilasbôas
em 08/08/2024
Como evitar que o caramelo queime?
Célia em 04/08/2024
Para evitar essa situação, certifique-se que o fogo não está alto demais. Além disso, esteja atento e não saia de perto da panela para garantir que o açúcar derreta apenas o suficiente.
Rodrigo Vilasbôas
em 08/08/2024
Qual é a melhor panela para fazer o caramelo?
Ana em 03/08/2024
Experimente derreter o açúcar em uma panela de fundo mais grosso. E, como é mostrado no vídeo, não é preciso mexê-lo até ele ficar quase todo líquido.
Rodrigo Vilasbôas
em 08/08/2024
Quanto tempo demora para que o caramelo fique endurecido nas pipocas?
Mara em 26/07/2024
Esse período pode variar, em geral, leva aproximadamente 20-30 minutos dependendo da quantidade de pipocas e de caramelo.
Rodrigo Vilasbôas
em 08/08/2024
Como evitar que o caramelo grude na panela?
Graça em 26/07/2024
Para que o caramelo não grude tanto, escolha uma panela antiaderente ou unte-a com óleo.
Rodrigo Vilasbôas
em 08/08/2024