Sim, é para comer! Esse pavê de limão vai ser assunto em sua família o ano inteiro. Cuidado para não deixar as bolachas muito moles - é interessante que elas fiquem com uma textura contrastante. Pode preparar para as festividades, almoço de domingo e lanchinho do meio de semana.
Ingredientes
Publicidade
receita em vídeo
Modo de Preparo
-
Já separe todos os ingredientes para fazer o pavê de limão. Use leite gelado ou em temperatura ambiente para molhar as bolachas. Se o leite estiver morno ou quente, as bolachas amolecem muito mais rápido, perdendo a textura crocante;
-
Em um recipiente, coloque o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão. Com uma espátula, misture bem até incorporar todos os ingredientes e obter um creme homogêneo (é possível fazer essa etapa no liquidificador, porém não há necessidade);
-
Em um refratário médio (23 cm x 16,5 cm), faça uma camada com bolachas levemente molhadas no leite. Molhe uma de cada vez rapidamente, tomando cuidado para não encharcar. Cubra as bolachas com uma camada de creme de limão;
-
Repita o processo, intercalando uma camada de bolacha com uma camada de creme até acabar os ingredientes. Não faça camadas de cremes muito grossas para o pavê não se desmontar com muita facilidade;
-
Finalize com raspas de limão e leve à geladeira por, pelo menos, 6 horas antes de servir.
Informações nutricionais
Cada porção: 100g
Calorias: 22
Gorduras totais | 13.3g | 17.1% |
Gorduras saturadas | 2g | 10% |
Sódio | 40mg | 1.7% |
Carboidratos | 28g | 10.2% |
Fibras | 0.4g | 1.4% |
Colesterol | 20g | 6.7% |
Açúcares totais | 6g | 0 |
Proteínas | 2g | 4% |
Vitamina C | 10mg | 11.1% |
Cálcio | 2mg | 0.2% |
Ferro | 0.4mg | 2.2% |
Potássio | 80mg | 1.7% |
* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.
** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.
(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.
Publicidade
Qual a quantidade de pavê servir por pessoa?
Uma sobremesa tradicional brasileira, o pavê está muito presente nas reuniões familiares, principalmente nas festas de fim de ano, como ceia de Natal e de Ano Novo. Entretanto, é comum surgir a dúvida: será que essa quantidade de sobremesa é suficiente? Ninguém merece ficar sem um docinho em um dia tão especial!
Vamos te ajudar a não errar na quantidade. Nosso pavê de limão foi preparado em uma forma retangular média (23 cm x 16,5 cm) e rendeu cerca de 1,14 litro. Essa quantidade pode ser dividida em 8 porções com 150 gramas, ou 11 porções com 100 gramas cada.
Se você for servir apenas o pavê como sobremesa, considere cerca de 150 gramas por pessoa. A porção é bastante generosa e você não correrá de acabar antes de todo mundo comer bem. Agora, se tiver outras opções doces (por exemplo, bolo, mousse e sorvete), pode servir 100 gramas por pessoa tranquilamente.
Vale dizer que a quantidade de porções é uma média, ou seja, pode variar para mais ou para menos, considerando que algumas pessoas comem mais que as outras. Quando o assunto é sobremesa de travessa, fica difícil chegar a um número exato, pois cada pessoa serve a sua porção.
Para não se preocupar, a melhor opção é servir o pavê em porções individuais. Você pode montar copinhos com cerca de 100 a 150 gramas. Se tiver, sirva em taças – a sobremesa ganha um toque de elegância. Depois, é só caprichar na decoração.
Como armazenar o pavê de limão fácil?
Quem nunca assaltou a geladeira no meio da noite para comer um docinho? E se tiver um pavê de limão fresquinho, com a textura crocante, melhor ainda. Para isso, tudo o que você precisa fazer é armazenar a sobremesa corretamente.
Armazenamento na geladeira
O pavê de limão precisa ser mantido na geladeira. Se você deixar em temperatura ambiente, ele vai amolecer rapidamente, ficando com uma textura que não é agradável ao paladar. Se você tiver uma travessa com tampa, pode usar. Se não tiver, cubra o recipiente com filme-plástico ou papel-alumínio. Isso evitará que o pavê resseque nas bordas.
Se você não for servir o pavê no mesmo dia, uma boa dica é não incluir a decoração (por exemplo, as raspas de limão). Então, forre a travessa, deixando o filme-plástico em contato com toda a superfície do pavê – isso evitará a formação de uma película durinha na sobremesa. Quando for servir, basta finalizar.
A geladeira costuma ter vários tipos de alimento. Se você não quer correr o risco de ter uma sobremesa com cheiro forte de outros alimentos, principalmente carnes e queijos, deixe o pavê longe desses itens. O tempo de armazenamento, sem perder a qualidade, é de 2 a 3 dias.
Armazenamento no congelador
Caso não tenho a intenção de consumir o pavê em até 3 dias, o congelamento é uma ótima opção. É importante dizer que as camadas de bolacha podem perder um pouco da textura e ficar mais mole. Para diminuir o impacto, vale preparar o pavê sem molhar as bolachas no leite.
Se tiver espaço no congelador, você pode congelar o pavê na própria travessa. O mais importante é garantir que ela estará bem fechada, seja com tampa ou com filme-plástico. Não deixe espaço para a entrada de ar ou de água.
Outra opção é congelar porções individuais. Basta colocar cada porção em saco próprio para congelamento, ou em recipiente pequeno com tampa. Após congelado, consuma o pavê em até 30 dias – tempo adequado para não afetar tanto a qualidade da sobremesa. Também é possível congelar por até 3 meses, mas isso pode interferir na textura e cremosidade.
Na hora de descongelar, nunca use um equipamento de calor, por exemplo, micro-ondas – você terá um creme completamente derretido. Também não recomendamos deixar o pavê em temperatura ambiente. A melhor forma é tirar a sobremesa do congelador e deixá-la na geladeira por várias horas, ou até o dia seguinte. Assim, ela vai descongelar aos poucos e uniformemente.
Dicas para deixar o pavê de limão ainda mais saboroso
A cozinha é uma grande diversão! Uma das melhores coisas é pegar uma receita e colocar o seu toque pessoal, seja na apresentação ou no acréscimo de algum ingrediente. Com o pavê de limão, você pode soltar a criatividade. Por aqui, já tivemos muitas ideias, que vamos compartilhar com você:
Finalize com merengue: uma camada de merengue suíço bem levinho combina muito com o pavê de limão, trazendo um contraste de sabor suave. Se tiver, use bico de confeiteiro para criar uma decoração com o merengue.
Adicione limoncello: um licor de limão italiano facilmente encontrado em supermercados, entretanto também é possível preparar limoncello caseiro. Substitua 1 colher de sopa do suco de limão pelo licor – assim, você não aumenta a quantidade de líquido presente na receita, o que pode interferir na consistência do creme. O licor traz um toque cítrico bem marcante, além de perfumar o pavê.
Combine com ganache: prepare uma ganache para fazer a última camada do pavê. O sabor do chocolate amargo cria um contraste com a acidez do limão. Fica muito gostoso. Se preferir, você pode intercalar as camadas – fazer uma de creme de limão e outra de ganache. Na finalização, use raspas de chocolate.
Combine 2 limões: o limão-taiti usado no preparo do pavê possui acidez média e seu sabor não é muito azedo, resultando em uma sobremesa equilibrada. Para trazer suavidade, combine com suco de limão-siciliano, que possui menos acidez e sabor um pouquinho mais doce. O creme ficará mais docinho.
Use bolacha champagnhe: principalmente se você for preparar o pavê para a ceia de Natal, vale substituir a bolacha maisena por bolacha champagnhe – além de ser tradição no período natalino, ela é um pouquinho mais doce, o que combina muito com a acidez do limão.
Finalize com nozes: as bolachas trazem uma leve crocância para o pavê, entretanto você pode aumentar o contraste entre a cremosidade e a crocância finalizando a sobremesa com nozes picadinhas. Sem contar que elas dão um toque extra de sabor.
Aproveite as dicas, capriche na decoração e, pode ter certeza, o tio do pavê vai até perder a piadinha. Para finalizar com uma dica de ouro: o pavê fica ainda mais gostoso no dia seguinte, com o sabor acentuado. Se possível, prepare o pavê em um dia para servir no outro. Se não tiver tempo, deixe-o na geladeira por, pelo menos, 6 horas.
Para servir bastante pessoas, você pode dobrar a quantidade de ingredientes do pavê. Outra opção é servir mais de um doce. Confira nossa seleção de receitas de sobremesas fáceis – há pudim, sorvete, salada de frutas, bolos, mousses etc. É só escolher a sua preferida.
Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPavê de chocolate fácil
Publicidade