O ossobuco demora um pouquinho para cozinhar. Entretanto, cada minuto vale a pena. O tutano fica molinho, absorve o sabor das ervas e engrossa o caldo. Grande parte da cenoura e do tomate se desmancha, deixando o molho com acidez e doçura equilibrada.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Corte as cenouras, cebola, mandioca e tomate em tamanho grande. Não queremos que se desmanchem completamente no caldo, mas, sim, trazer textura e sabor para a receita;
Receiteria
-
Tempere o ossobuco com os temperos de sua preferência. Utilizamos páprica picante, tempero bovino, fumaça em pó, alho picado, cebola, salsa e sal. Misture bem pela carne e deixe descansar por 30 minutos;
Receiteria
-
Em uma panela de pressão, esquente o azeite e sele o ossobuco por cerca de 2 minutos de cada lado. Reserve em um prato;
Receiteria
-
Na mesma panela, refogue a cebola e o alho, sempre raspando o fundo para aproveitar a crosta de sabor que se forma;
Receiteria
-
Acrescente o tomate, o extrato de tomate e deixe fritar por mais 2 minutos;
Receiteria
-
Junte as pimentas, as cenouras e o ossobuco. Despeje água até cobrir toda a carne;
Receiteria
-
Misture bem, acerte o sal e os temperos. Se quiser, adicione cheiro-verde ou folha de louro. Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos, em fogo médio, contados após pegar pressão;
Receiteria
-
Assim que sair a pressão, retire a tampe e adicione a mandioca. Tampe novamente e deixe mais 10 minutos na pressão;
Receiteria
-
Espere a pressão sair naturalmente. Se preciso, deixe a panela destampada no fogo para reduzir o caldo mais um pouco. Finalize com cheiro-verde. Agora é só servir esse ossobuco delicioso!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
O ossobuco, também conhecido por chambaril, é um prato típico do Tocantins, feito com uma peça de carne retirada da perna traseira (ou da vitela) do boi. O tutano, presente no osso, é rico em gordura e proteínas, trazendo um sabor muito marcante para a receita.
O ponto de cozimento ideal é quando a carne está se soltando com facilidade do osso. Ao abrir a panela, se o ossobuco não estiver macio, deixe cozinhando, sem pressão, até atingir o ponto desejado.
Você pode servir com arroz branco, polenta cremosa, purê de batata e risoto. Uma curiosidade: em Tocantins, o ossobuco é consumido em qualquer refeição do dia, inclusive no café da manhã, pois o caldo traz saciedade.

Olá, aqui é a Karol. Sou formada em Gastronomia, gosto de dizer que sou Chef da minha cozinha, sempre prezando por uma culinária afetiva, comida boa e momentos divertidos. Compartilho receitas fáceis, um pouco da minha criatividade e da minha personalidade em cada prato.
minhas receitas instagramPublicidade
Posso usar outros legumes nesta receita de ossobuco?
Sonia em 24/07/2024
Sim, você pode. Para manter o equilíbrio do prato, a dica é escolher entre a mandioca e a batata (usar uma ou outra). Vale acrescentar vagem, alho-poró, ervilhas e milho.
Karol Carvalho
em 06/08/2024
Qual a diferença entre ossobuco e mocotó?
Carla em 04/08/2024
O ossobuco é feito com o osso da canela do boi, que possui mais carne. Já o mocotó é feito com as extremidades do boi, as patas sem cascos, que possui mais gordura e cartilagem.
Karol Carvalho
em 06/08/2024
É saudável comer o tutano do ossobuco?
Daniela em 28/07/2024
O tutano é rico em fósforo, magnésio, cálcio e gorduras boas. Muito nutritivo, seu consumo faz bem para a saúde, ajudando no fortalecimento dos ossos e pele, além de trazer saciedade. O alimento é bastante calórico, por isso, o mais indicado é um consumo moderado.
Karol Carvalho
em 06/08/2024