Nada de pozinho de suco de saquinho. A polpa do maracujá é o segredo para deixar essa mousse deliciosa. O azedinho da fruta equilibra o doce do leite condensado e o creme de leite deixa a mousse cremosa, bem aerada. A calda fica com uma cor linda, tropical e refrescante.
Ingredientes do mousse
Ingredientes da calda
Publicidade
receita em vídeo
Modo de preparo do mousse
-
Em um copo, coloque a gelatina e a água. Deixe hidratar por 2 minutos. Leve ao micro-ondas por 30 segundos, ou dissolva a gelatina em banho-maria no fogão;
-
No liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite e o suco concentrado de maracujá. Bata até obter uma mistura homogênea, cerca de 2 minutos;
-
Passado o tempo, adicione a gelatina hidratada no liquidificador. Bata novamente por alguns segundos, apenas para misturar;
-
Coloque a mousse em uma travessa, cubra com papel filme e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas. Aguarde a mousse endurecer para preparar a calda.
Modo de preparo da calda e finalização
-
Com a mousse já pronta e textura consistente, comece a preparar a calda. Em uma panela, fora do fogo, coloque a água e o amido de milho - misture bem para dissolver. Acrescente o suco de maracujá natural e o açúcar;
-
Leve a panela ao fogo médio e mexa sem parar até a calda engrossar. Ela deve ficar com uma cor amarela brilhosa. Desligue o fogo e aguarde a calda esfriar em temperatura ambiente;
-
Quando a calda estiver fria, adicione as sementes de maracujá e misture para incorporar. Despeje a calda sobre a mousse e leve à geladeira novamente por mais 1 hora, ou até a sobremesa ficar bem geladinha;
-
Mousse de maracujá prontinha! A textura fica muito leve e cremosa. Sirva como sobremesa ou no lanche da tarde.
Informações nutricionais
Cada porção: 100g
Calorias: 14
Gorduras totais | 8g | 10.3% |
Gorduras saturadas | 5g | 25% |
Sódio | 20mg | 0.9% |
Carboidratos | 20g | 7.3% |
Fibras | 0.2g | 0.8% |
Colesterol | 10g | 3.3% |
Açúcares totais | 15g | 0 |
Proteínas | 1g | 2% |
Vitamina C | 1mg | 1.1% |
Cálcio | 30mg | 2.3% |
Ferro | 0.2mg | 1.1% |
Potássio | 10mg | 0.3% |
* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.
** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.
(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.
Publicidade
Como escolher maracujá?
O maracujá é uma das frutas mais populares do Brasil. Seu sabor doce, levemente azedinho, é perfeito para preparações culinárias, como sucos, doces, mousses e até pratos salgados. Entretanto, quando a gente chega no mercado, como escolher os melhores maracujás da banca? Com algumas dicas, essa tarefa ficará muito fácil!
A gente só vê a casca da fruta, porém a aparência diz muito sobre a polpa. Para garantir que o maracujá está maduro, a casca deve ficar com um amarelo vibrante e uniforme. Além disso, se a casca estiver fininha e ligeiramente enrugada, indica que a fruta está madura e a polpa está docinha e aromática.
Embora a casca enrugada seja um ótimo indício de fruta madurinha, é preciso verificar se ela não está muito danificada ou rachada – esses aspectos indicam que a fruta começou a estragar. Já uma casca excessivamente dura indica que o maracujá ainda não amadureceu o suficiente, então a polpa ainda está menos suculenta e mais ácida.
Um truque para avaliar a qualidade do maracujá é o toque. Ao pressionar a casca suavemente, o maracujá maduro cede um pouco, porém apresenta certa resistência, sem ficar amassado ou danificado. Outro truque é agitar a fruta e ouvir seu som. Quando está maduro, é possível ouvir a polpa se movendo. Se você não ouvir barulho, é sinal que a fruta não amadureceu completamente e está com pouca polpa.
Como preparar suco concentrado para fazer mousse de maracujá fácil e cremosa?
Nos mercados, você encontrará concentrado de maracujá para comprar. Esse produto é muito usado no preparo de sucos, doces e sobremesas, entretanto é um concentrado industrializado, ou seja, possui conservantes. Caso não encontre a fruta, você pode utilizá-lo no preparo da mousse.
Entretanto, um concentrado natural, preparado em casa, traz um toque refrescante mais saboroso. E é muito fácil de fazer! Para preparar cerca de 300 ml de concentrado, escolha 5 maracujás médios bem maduridinhos. Se as frutas estiverem com pouca polpa, use 6.
Em um liquidificador, coloque todas as polpas dos maracujás. Adicione 100 ml de água. Deixe bater por 2 minutos para a polpa ficar bem trituradinha. Coe o maracujá batido em um pano de prato limpo, apertando bem para extrair todo o suco. Em seguida, passe o líquido por uma peneira fininha.
Após coado, o concentrado de maracujá já está pronto. O rendimento pode variar para mais ou para menos, dependendo do tamanho da fruta e da quantidade de polpa. Certifique-se de preparar, pelo menos, 200 ml do concentrado para usar na mousse (também reserve 3 colheres de sopa de suco para a calda). Se sobrar, você pode guardar na geladeira por até 5 dias, ou no congelador por 3 meses.
Por que a mousse ficou mole?
Essa mousse de maracujá é preparada com um envelope de gelatina sem sabor, o que diminui bastante os riscos dela não endurecer. Entretanto, se ficou mole, alguma coisa deve ter dado errado durante o preparo.
Observe se você seguiu à risca a quantidade indicada de cada ingrediente. Proporções erradas podem influenciar na textura da mosse, principalmente se a gelatina não for suficiente para a quantidade de suco, creme de leite e leite condensado utilizados.
Se a gelatina não for bem hidratada ou dissolvida corretamente, ela pode não agir da maneira esperada. Para essa receita, primeiro, dilua a gelatina em 5 colheres de sopa de água, misturando bem – deixe descansar por 2 minutos. Em seguida, leve ao micro-ondas por 30 segundo, ou em banho-maria até a gelatina derreter completamente.
Use creme de leite de qualidade. Se o creme de leite for muito líquido, isso pode influenciar na textura da mousse. Quanto maior teor de gordura o creme de leite tiver, mais fácil será atingir uma textura cremosa e firme.
Tenha paciência. Nem toda geladeira é igual. Nossa mousse levou cerca de 4 horas para gelar, porém esse tempo pode variar, chegando a 6 horas ou mais. Antes de achar que tudo deu errado, verifique a temperatura de sua geladeira e deixe a mousse refrigerando de uma noite para o dia.
O processo de incorporação de ar também é importante para garantir uma mousse cremosa e com textura firme. Se você bateu muito pouco os ingredientes, a mousse não ficará tão aerada e levinha, consequentemente, você terá uma sobremesa mais pesada e mole.
Para consertar uma mousse que ficou mole, coloque-a no liquidificador, adicione mais um envelope de gelatina incolor dissolvida (seguindo a orientação anterior para dissolver corretamente) e bata por 2 minutos. Despeje na travessa e retorne à geladeira. Se a mousse não estiver muito mole, utilize apenas metade do envelope de gelatina.
Dicas para preparar a melhor mousse de maracujá fácil e cremosa
Essa mousse de maracujá faz muito sucesso nos encontros de família, também está entre as sobremesas mais amadas para a ceia de Natal. É docinha, porém sem ser enjoativa, com a acidez bem equilibrada. Aproveite as dicas abaixo para arrasar no preparo:
Escolha frutas madurinhas: o maracujá é a alma e o coração dessa mousse. Quanto mais madurinhas as frutas estiverem, mais gostosa a sobremesa ficará. Vale a pena apostar no concentrado natural. Caso prefira uma sobremesa mais azedinha, pode adicionar um pouco mais de concentrado – cuidado para não exagerar, pois a textura pode ficar muito mole.
Substitua a calda por ganache: experimente fazer a nossa mousse de maracujá com chocolate – a combinação de sabores ficou perfeita, trazendo um contraste de doce e azedo, além de duas texturas que se complementam. A apresentação também fica um charme.
Adicione licor seco de laranja: o licor de laranja traz um toque de frescor, aromatiza e combina muito com o sabor do maracujá. Experimente adicionar 3 colheres de sopa de licor para bater no liquidificador com os demais ingredientes. A sobremesa fica mais ácida e menos doce. Lembre-se de não servir para menores de 18 anos, pois a bebida é alcoólica.
Solte a criatividade na decoração: além da tradicional apresentação da mousse em uma travessa de vidro, você pode soltar a criatividade na hora de montar as porções. Por exemplo, servir em copinhos individuais é uma ótima opção para festas infantis. Montar a mousse em taças de vidro traz um toque elegante – perfeito para a ceia de Natal. É possível complementar a decoração com chantilly e folhinhas de hortelã.
Uma sobremesa fácil que conquista na cremosidade e sabor, com o azedinho natural que a gente ama. Pode fazer essa mousse de maracujá sem medo! Aliás, há várias versões, com sabores diferentes, dessa sobremesa. Nossa dica: aproveite as frutas da estação. Nesta seleção de receitas de mousse, você encontrará muitas outras opções deliciosas para fazer em casa.
Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPublicidade
É possível substituir a gelatina sem sabor por liga neutra?
Patrícia em 06/08/2024
Sim! No entanto, é importante lembrar que a liga neutra geralmente é utilizada no preparo de sorvetes para evitar a formação de cristais e, também, retardar seu derretimento. Assim, sua mousse ficará com a textura parecida.
Rodrigo Vilasbôas em 06/08/2024
Quais detalhes devo me atentar ao escolher um bom maracujá?
Márcia em 06/08/2024
Para escolher um bom maracujá, experimente pegar uma fruta que tenha a casca mais enrugada. Outra dica é balançá-lo: se estiver com a polpa solta, significa que está quase passando do ponto. Então, escolha uma que seja “pesado”, com casca fina, amarelinho e com a polpa firme.
Rodrigo Vilasbôas em 06/08/2024
Posso colocar gelatina de maracujá no lugar da incolor?
Laís weller em 06/08/2024
Pode sim! Sua mousse vai ficar deliciosa… Depois de experimentar, não esquece de voltar aqui e contar pra gente o que achou! 🥰
Rodrigo Vilasbôas em 06/08/2024
Posso trocar o suco concentrado por um pacote de tang?
Eveli em 06/08/2024
Sim, você pode usar o suco de saquinho para substituir o suco concentrado. Só tome cuidado com a quantidade de leite condensado, porque a mousse pode ficar muito doce.
Rodrigo Vilasbôas em 06/08/2024
O Leite condensado e o creme de leite precisam estar gelado ou temperatura ambiente?
Andressa Naymayer em 06/08/2024
Olá, Andressa! O creme de leite, quanto mais gelado, melhor 😉
Rodrigo Vilasbôas em 06/08/2024
avaliações
filtrar ordenarLucileila Santana Silva
06/09/2024
vera
26/12/2023
bene
01/12/2023
Adriana
11/09/2023
Doranilce Nogueira da Silva
01/07/2023
Leila
17/06/2023
Sara
27/05/2023
Alba
24/05/2023
Andréia Diniz
18/05/2023
Souza
24/04/2023
Evania Ferreira Xavier
06/04/2023
Edmar
21/02/2023
Nanah Ladeira
31/12/2022
VictorHugoSobrinhoCosta
30/12/2022
Solange fidelis
23/12/2022
Welliton Bicalho
08/11/2022