Com 3 ingredientes, um liquidificador e menos de 10 minutos para preparar, você faz essa deliciosa mousse de limão. Não tem como errar! O azedinho do limão deixa a mousse refrescante, leve e equilibrada. As raspas da casca dão um charme na finalização.
Lista de ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Se você quer uma sobremesa rápida e bem cremosa, já reúna todos os ingredientes para fazer essa deliciosa mousse de limão rápida;
Receiteria
-
Em um liquidificador desligado, adicione o creme de leite sem soro (o soro fica concentrado na superfície do creme - escorra e descarte) e o leite condensado. Ligue-o e bata por cerca de 2 minutos ou até o “buraco” no meio diminuir de tamanho;
Receiteria
-
Quando perceber que a mistura ficou um pouco mais consistente, comece a acrescentar o suco de limão gradualmente. Continue batendo até obter um creme encorpado e homogêneo;
Receiteria
-
Desligue o liquidificador e transfira a mistura cremosa para uma travessa. Leve para a geladeira por, pelo menos, 2 horas, ou até a mousse ganhar consistência;
Receiteria
-
Decore a sua mousse com as raspas de limão por cima. Sirva essa irresistível sobremesa de limão para a família após o almoço ou jantar. Bom apetite!
Receiteria
Publicidade
Posso substituir o creme de leite de lata por um de caixinha?
Para essa receita de mousse de limão, recomendamos utilizar o creme de leite de lata ou o fresco. O creme de leite de caixinha não é a melhor opção, e vamos explicar os motivos. Cada um desses ingredientes possui características que influenciam no resultado de uma receita.
O creme de leite de caixinha possui o teor de gordura entre 10% e 20%. É a opção mais industrializada, com espessantes e conservantes que aumentam a durabilidade do produto em temperatura ambiente antes de ser aberto. Possui uma consistência mais líquida e a textura leve. Já vem homogeneizado, com o soro misturado ao leite. É uma boa opção para receitas que não precisam de uma textura densa.
Com um teor de gordura entre 20% e 25%, o creme de leite de lata possui uma textura mais densa. Ele também é industrializado, porém a maioria não possui espessantes (vale conferir os ingredientes do rótulo) e não vem homogenizado – o soro fica separado do creme. É uma ótima opção para fazer mousses, cremes e molhos espessos.
Já o creme de leite fresco possui o teor de gordura mais alto, entre 30% e 35%. Como não possui conservantes, precisa ser mantido na geladeira. É perfeito para receitas que vão ao fogo, pois não talha. Por ser mais gorduroso, é a melhor opção para bater chantilly. Em mousses, oferece uma textura firme, bem aerada e sabor suave.
A nossa mousse de limão não possui um espessante – por exemplo, o uso de gelatina incolor para endurecer o preparo. Por isso, se você usar um creme de leite de caixinha, há uma grande chance de não ganhar firmeza, mesmo com um longo tempo de geladeira. Utilizamos o creme de leite de lata, pois ele oferece um ótimo resultado para esse preparo, além de ser mais barato que o fresco, tornando a sobremesa acessível.
Como consertar a mousse de limão rápida que não endureceu?
Geralmente, a principal causa da mousse de limão rápida não endurecer é o uso de um creme de leite com baixo teor de gordura (como o de caixinha). Entretanto, usar um leite condensado muito líquido também pode influenciar na textura da sobremesa. Outro erro é não seguir a receitar e utilizar muito suco de limão.
Para consertar a textura da mousse, você vai precisar de um espessante. Recomendamos utilizar 1 envelope de gelatina sem sabor (8 gramas). Em um recipiente, coloque a gelatina e acrescente 5 colheres de sopa de água. Misture bem e deixe hidratar por 2 minutos. Leve essa misturinha ao micro-ondas por 30 segundos, ou dissolva-a em banho-maria no fogão.
No liquidificador, coloque a mousse que não endureceu e a gelatina incolor hidratada. Bata por 1 minuto para misturar bem. Volte a mousse para um refratário e deixe na geladeira por, pelo menos, 3 horas.
Qual o melhor limão para fazer mousse?
No Brasil, há diversos tipos de limão. Os mais populares, facilmente encontrados em supermercados, são: taiti, siciliano e cravo. Cada um tem suas particularidades em termos de sabor, acidez e rendimento de suco:
Limão-taiti: possui um sabor ácido e refrescante, com um toque de amargor, mas não excessivamente forte. Comparado com outros tipos, tem um rendimento médio de suco. Para o preparo de mousses, é o mais popular no dia a dia, oferecendo um bom equilíbrio com ingredientes doces, como o leite condensado.
Limão-siciliano: é menos ácido e amargo que o limão-taiti. Possui sabor suave e adocicado, além de ser a opção mais perfumada, porém é o que rende menos suco. É muito usado no preparo de mousses delicadas, no entanto requer mais quantidade de limão para garantir um sabor cítrico marcante.
Limão-cravo: possui acidez e amargor mais acentuados que o limão-taiti. Em uma mousse, pode deixe o preparo com um sabor mais ácido que o desejado, principalmente se não for bem equilibrado com outros ingredientes. Rende bastante suco.
Para essa mousse de limão, que além do suco, só vai leite condensado e creme de leite, não recomendamos utilizar somente o limão-siciliano. O sabor do leite condensado vai se sobressair ao limão. E se você usar mais suco para equilibrar a acidez, a mousse não vai endurecer. O limão-cravo também não é a melhor opção, pois pode deixar o preparo muito amargo.
Se for usar apenas um limão, escolha o taiti que não tem erro! No entanto, é possível fazer combinações, por exemplo, usar o taiti e o siciliano, resultando em um sabor ácido com uma profundidade de doçura – pode usar 60 ml de cada. A mousse 3 limões também fica uma delícia, porém use apenas 10 ml de suco de limão-cravo, para trazer um azedinho pronunciado sem roubar toda a cena na sobremesa – complete com 55 ml do taiti e do siciliano.
Dicas para incrementar a mousse de limão rápida
Entre as sobremesas mais populares no dia a dia brasileiro, a mousse de limão está tanto em um almoço simples quanto em uma ceia de Natal mais sofisticada. É fácil de preparar, não faz bagunça na cozinha e oferece sabor equilibrado, docinho, sem ser enjoativo. Sozinha, já é uma delícia, porem com complementos, você pode elevar o nível da apresentação e trazer outros sabores para sua mousse. Confira as dicas:
Finalize com merengue suíço: após a mousse endurecer, finalize-a com uma camada de merengue suíço, que fica bem levinho, além de trazer um charme para a sobremesa. Deixe para colocar as raspas de limão por cima do merengue.
Finalize com ganache: a ganache é perfeita para quem prefere sobremesas menos doces. Preparada com creme de leite e chocolate 60% cacau, possui um sabor levemente amargo e textura cremosa. Combina muito com o sabor do limão. Faça uma camada de ganache, que deve estar em temperatura ambiente, por cima da mousse de limão já endurecida. Finalize com raspas de chocolate.
Capriche na decoração: só de colocar a mousse em taças, a decoração já ganha um toque de sofisticação. Você também pode montar as porções individuais, intercalando camadas de mousse e ganache. Outra opção é intercalar com camadas de bolacha maisena triturada, trazendo crocância para a sobremesa. Para finalizar, folhinhas de hortelã ficam charmosas, ou rodelas de limão fatiadas bem fininhas.
Independentemente se você vai servir a mousse em taças ou em uma travessa, é preciso preparar sobremesa suficiente para todos os convidados. Em porções individuais, é mais fácil ter esse controle – considere cerca de 100 gramas de mousse por pessoa. Na travessa, é mais difícil ter o controle, por isso, calcule entre 150 a 200 gramas por pessoa.
Para uma ocasião com bastante pessoas, você pode servir mais de um sabor de mousse – pense em opções que agradam diferentes paladares, por exemplo, uma de morango, que é mais docinha, e a outra de limão. Confira nossa seleção de receitas de mousse e escolha as suas preferidas.

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade
O leite condensado e creme de leite tem que ser só de lata ou pode ser de caixinha também?
Letícia em 06/08/2024
O leite condensado pode ser de caixinha, mas o creme de leite deve ser de lata, porque ele tem mais gordura, o que ajuda a dar a consistência da mousse!
Pedro Dantas
em 06/08/2024
Olá, precisa tirar o soro do creme de leite?
Amanda Passeri em 06/08/2024
Sim, é preciso retirar o soro do creme de leite...
Pedro Dantas
em 06/08/2024
Quantos dias posso guardar a minha mousse na geladeira?
Fabiana em 04/08/2024
Recomendamos consumir a sua mousse em até 48h, porém, a nossa receita fica tão deliciosa que ela acabará em um piscar de olhos!
Carlos Lopes
em 06/08/2024
Será que dá certo fazer na batedeira?
Cleuza Rodrigues em 06/08/2024
Oi, Cleuza! Dá sim! Quando preparar, não esquece de voltar aqui e dizer se ficou bom... 😊
Pedro Dantas
em 06/08/2024
Minha mousse ficou muito mole. O que posso fazer?
Fabiana em 04/08/2024
Se a sua mousse ficou muito mole, você pode tentar batê-la novamente e levar para a geladeira. Caso não funcione, você pode utilizar a mousse como recheio de bolo. Fica delicioso!
Carlos Lopes
em 06/08/2024
avaliações
filtrar ordenar Kaká Azevedo
20/03/2025
Angela
27/01/2025
Fatima
14/12/2024
Maria Fernanda
10/11/2024
ana-lucia_oliveira-da-silva
30/10/2024
Ana Cristina Rodrigues
30/09/2024
Nina
21/09/2024
Virgínia
12/09/2024
Maria José
21/08/2024
Célia Falcão
15/08/2024
Isabela
13/07/2024
Carla Aparecida da Silva
03/07/2024
Angela Cristina da Silva Marques
20/04/2024
Silvia Bonifacio
19/04/2024
Mara Rubia da Silva Machado Teixeira
18/02/2024
Lucinéia da Rocha Braga
06/02/2024
Fernando Oscar Tayt-sohn
14/01/2024
Valeria
24/12/2023
Luiza
01/12/2023
Hellen
12/10/2023
Publicidade