Moqueca tem que ter azeite de dendê e leite de coco. Capriche no refogado de tomate, cebola e pimentão, pois ele é a base para saborizar o caldo. Fique de olho no ponto do peixe: queremos ele macio, mas sem se desmanchar na panela.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Reúna todos os ingredientes da moqueca de peixe fácil;
Receiteria
-
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola, até murchar e dourar levemente;
Receiteria
-
Adicione 2 colheres de óleo de dendê e os tomates picados. Refogue os tomates até murchar, mexendo às vezes para não queimar;
Receiteria
-
Acrescente o pimentão, o restante do óleo de dendê e metade do leite de coco. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, misture e cozinhe por mais 2 minutos;
Receiteria
-
Acomode os filés de peixe, despeje o restante do leite de coco e misture cuidadosamente para não quebrar os filés. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos em fogo médio;
Receiteria
-
Prove o molho e, se necessário, acerte o sal e temperos. Verifique se o peixe está completamente cozido, caso ainda não esteja, cozinhe por mais 5 minutos. Finalize com salsinha e misture bem;
Receiteria
-
Agora é só servir essa moqueca baiana deliciosa! Você pode servir com arroz branco, farofa de dendê, pirão de peixe e uma salada fresca, fica incrível!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Por ser feita com azeite de dendê e leite de coco, essa moqueca é considerada baiana. Mas sabia que existem outras variações pelo Brasil? No Espírito Santo, o prato não leva nem dendê, nem leite de coco, mas dá lugar para o urucum, deixando o prato mais picante e menos cremoso. Varie no preparo da sua moqueca e aproveite o sabores deliciosos do nosso país!
Para um sabor marcante, adicione pimenta biquinho, ficará delicioso.
A moqueca pode ser servida com alimentos que absorvam esse caldo delicioso, seja um arroz branco ou até mesmo pães.
Tente também combinar essa moqueca com a farofa de proteína de soja, o resultado é incrível!

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPublicidade
Não tem azeite de dendê na minha cidade. Posso fazer a receita sem ele?
Tânia em 02/08/2024
Sim, você pode, mas saiba que o sabor final será diferente. A moqueca baiana é conhecida principalmente pela combinação de azeite de dendê e leite de coco. Porém, em outras regiões do Brasil, esses ingredientes não participam do preparo e dão lugar a outras delícias. Fique a vontade para variar!
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024
A moqueca é feita de peixe sem pele e sem espinhas?
henriqueta_nascimento em 02/10/2024
É recomendado preparar a moqueca com o peixe sem espinhas. Porém, é opcional ser sem a pele, porque a pele ajuda a carne a se manter firme. Vai da sua preferência!
Thaís Navarrete Resende
em 23/10/2024
Posso utilizar outro peixe no lugar da merluza?
Gisele em 06/08/2024
Claro! Você pode utilizar o peixe de sua preferência, sejam peixes de água doce ou salgada. Na moqueca baiana, é mais recorrente o uso de peixes de água salgada, como a merluza, mas você pode variar de acordo com os peixes disponíveis na sua região.
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024
Quais os melhores peixes para fazer uma moqueca?
Edna em 05/08/2024
Alguns peixes, como robalo, badejo, namorado, garoupa e dourado, são mais indicados para o preparo da moqueca, pois possuem uma textura firme e um sabor suave, que combinam bem com os temperos do prato. Mas, caso não encontre nenhum deles, pode utilizar pintado, tilápia, merluza ou cação.
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024
Publicidade