Um clássico da culinária italiana, o molho pesto combina manjericão, alho, nozes, queijo parmesão e azeite de oliva. Além de aromático, possui sabor fresco, perfeito para acompanhar massas, sopas, pães, saladas e carnes grelhadas. Uma receita prática que traz um toque sofisticado para seus pratos.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Quanto mais fresco o manjericão estiver, melhor. Utilize apenas as folhinhas. É possível substituir as nozes por castanha-de-caju ou do pará. Retire o miolinho do alho para suavizar o sabor;
Receiteria
-
Em um pilão, coloque os dentes de alho, uma pitada de sal e amasse bem com o socador;
Receiteria
-
Adicione as nozes e amasse bem até elas ficarem grosseiramente trituradas;
Receiteria
-
Antes das nozes ficarem completamente amassadas, acrescente o manjericão e continue amassando para formar uma pastinha;
Receiteria
-
Junte o queijo parmesão e o azeite, misturando bem para incorporar. Se preciso, acerte o sal. Se quiser, pode temperar com pimenta-do-reino;
Receiteria
-
Servimos o molho pesto com talharim. Ficou delicioso!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
O molho pesto vem do italiano “pestare”, que significa bater ou moer. Tradicionalmente, é feito no pilão, esmagando os ingredientes para liberarem aroma e sabor lentamente. Entretanto, se você não tiver esse utensílio, pode usar um processador de alimentos ou um mixer, seguindo a ordem da receita e tomando cuidado para não triturar exageradamente.
De origem italiana, o pesto é feito com pinoli, uma semente de textura macia, alto teor de gordura e sabor amendoado. No Brasil, além de caro, é muito difícil encontrar esse ingrediente fresco, por isso é preferível utilizar nozes ou uma castanha brasileira bem crocante.
Se achar necessário, durante o preparo, acrescente mais azeite de oliva para deixar o molho com a textura desejada. Na hora de servir, adicione 2 cubos de gelo dentro do recipiente com pesto – ele ficará fresquinho por mais tempo.
Além de ser um ótimo acompanhamento para massas, o molho pesto combina muito com sopas, ovos mexidos, torradas, brusquetas e carnes grelhadas. Experimente uma salada caprese com pesto. Um prato rápido, fresquinho, com cores lindas para uma apresentação charmosa.

Oi, eu sou a Tati! Mãe de 2 meninos, cozinheira e empresária. Gosto de cozinhar de um jeito simples, leve e acessível. Valorizo a cozinha artesanal, com ingredientes de verdade, mostrando que a alimentação saudável é saborosa. Sou apaixonada por boa comida que reúne família e amigos à mesa.
minhas receitas instagramPublicidade
Como conservar molho pesto?
Rita em 31/07/2024
Em um pote de vidro esterilizado e bem vedado, o pesto pode ser conservado na geladeira por até 10 dias - adicione azeite até cobrir todo o molho (evita que as folhinhas escureçam). No congelador, dura até 2 meses.
Tatiana Tambellini
em 06/08/2024
Posso substituir o manjericão no molho pesto?
Juliana em 27/07/2024
O manjericão é um dos ingredientes mais populares quando se trata de molho pesto. Porém, a palavra pesto está relacionada ao processo de moer ou macerar ingredientes e não especificamente ao manjericão. É possível fazer pesto com folhas de cenoura, rúcula, espinafre, coentro, tomate seco etc.
Tatiana Tambellini
em 06/08/2024
Qual o melhor manjericão para fazer molho pesto?
Simone em 26/07/2024
O manjericão alfavaca é um dos mais usados em molho pesto. Ele possui folhas pequenas, no formato oval, e sua intensidade de sabor é média. O manjericão tailandês possui um sabor cítrico e refrescante que também combina muito com molhos. Entretanto, você pode experimentar outras variedades.
Tatiana Tambellini
em 06/08/2024