Ninguém merece carne mal temperada. Porém, é muito fácil deixar seus preparos mais saborosos. O molho chimichurri é uma misturinha de ervas com vinagre de vinho tinto. Perfeito para churrascos, também vai muito bem com assados, frituras e, até mesmo, saladas.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Retire as sementes da pimenta dedo-de-moça para o molho não ficar muito picante. Se quiser pode substituir o dente de alho por alho desidratado (o sabor ficará menos intenso). Também pode usar pimenta calabresa ou pimenta-do-reino a gosto;
Receiteria
-
Inicie preparando a salmoura. Em uma panela pequena, coloque a água e o sal grosso. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até levantar fervura. Transfira para um recipiente e espere esfriar;
Receiteria
-
Enquanto isso, lave, seque e pique as folhas de salsinha finamente. Lave e corte as pimentas dedo-de-moça sem sementes em cubinhos pequenos. Descasque os dentes de alho e pique-os em pedaços bem pequenos (ou rale);
Receiteria
-
Quando a salmoura esfriar, adicione a salsinha, as pimentas, os dentes de alho, o orégano, o vinagre e o azeite. Misture bem e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 1 hora antes de consumir;
Receiteria
-
Quanto mais tempo descansar na geladeira, mais gostoso o chimichurri ficará. Dica: prepare no dia anterior;
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Se você gosta de molho picante, não retire todas as sementes da pimenta-dedo-de-moça. Além dos temperos indicados, é possível acrescentar páprica doce ou picante, cebolinha, tomilho, alecrim ou manjericão. O segredo está em deixar tudo bem picadinho, com tamanho uniforme. Evite colocar grandes quantidades de ingredientes que possuem sabores intensos, como alecrim, pois pode impregnar o chimichurri e apagar as outras ervas.
Optamos por um chimichurri fresco, perfeito para marinadas, molho de imersão, churrascos, assados ou frituras. Usamos medidas que equilibram a acidez do vinagre com a suavidade do azeite, resultando em um molho que traz frescor e personalidade para suas receitas. Em algumas releituras, o preparo leva apenas temperos secos ou desidratados, aumentando o tempo de conservação.
Se armazenado corretamente, em um pote esterilizado e com fechamento hermético, o chimichurri fresco conserva até 15 dias na geladeira. Já o preparo desidratado pode ficar até 30 dias. A verdade é que vai acabar rapidinho! Dica: no churrasco, disponibilize diversas opções de molhos, como de pimenta, mostarda, barbecue, rosé ou mostarda com mel. O molho de alho também fica uma delícia.

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade
Posso substituir o vinagre de vinho tinto?
Juliana em 05/08/2024
O vinagre de vinho tinto traz a cor roxa característica do chimichurri argentino. Seu sabor adocicado e suave equilibra o molho. É possível substituir por vinagre de maçã, branco de arroz ou outro de sua preferência. Também pode ser substituído por suco de limão.
Carlos Lopes
em 06/08/2024
Como conversar chimichurri seco?
Luciana em 25/07/2024
Você pode fazer um mix de temperos desidratados (cebolinha, alho, cebola, salsinha, pimenta calabresa etc). Misture bem, guarde em potes bem vendados e conserve em locais arejados. Para usar, hidrate com salmoura, vinagre e azeite (como orientado na receita)
Carlos Lopes
em 06/08/2024
Qual a origem do chimichurri?
Paula em 23/07/2024
O chimichurri é um molho tradicional do Uruguai e da Argentina, muito usado em churrascos: para marinar, regar enquanto assa e finalizar o prato. A principal característica do preparo é misturar temperos e especiarias.
Carlos Lopes
em 06/08/2024