Cremoso e com textura fluida, esse molho bechamel leva creme de leite para ficar ainda mais gostoso! Perfeito para quem está começando na cozinha, é fácil de fazer e superversátil. Quer um toque especial? Adicione um pouco de noz-moscada e surpreenda no sabor.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Separe os ingredientes na bancada para facilitar o preparo. Usamos creme de leite de caixinha, mas você pode usar o fresco ou o de lata. Nesse caso, lembre-se de retirar o soro antes de adicionar, para garantir a textura certa e evitar que o creme fique aguado;
Receiteria
-
Em uma panela, derreta a manteiga ou margarina em fogo médio. Adicione a farinha de trigo e mexa bem até formar uma mistura homogênea e levemente dourada. Esse é o roux, que servirá para engrossar o molho. Cozinhe por uns 2 minutos ou até levantar fervura, mexendo sempre;
Receiteria
-
Com o roux pronto, adicione metade do leite e mexa sem parar, para evitar a formação de grumos. Depois que incorporar, adicione o restante do leite e continue mexendo até que o molho engrosse e atinja uma consistência cremosa;
Receiteria
-
Tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa bem para que os temperos se distribuam uniformemente;
Receiteria
-
Com o molho já temperado e na consistência desejada, acrescente o creme de leite e misture bem. Cozinhe por mais alguns minutos em fogo baixo, mexendo sempre, até que o molho esteja bem incorporado e cremoso;
Receiteria
-
Desligue o fogo, adicione o creme de leite e misture até incorporar. E está pronto! Esse molho é perfeito para acompanhar massas, lasanhas, panquecas ou outros pratos de sua preferência. Aproveite!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
O molho bechamel com creme de leite é um clássico para as massas. Ele também pode ser usado como base para creme de espinafre. Para que ele fique bem lisinho, é essencial mexer sem parar após colocar o leite, preferencialmente com um fouet, que ajuda a dissolver os ingredientes.
Além de misturar tudo muito bem, é preciso prestar uma atenção especial ao ponto do roux, que é a mistura de manteiga e farinha. Cozinhe bem esse espessante, pois se ele não for bem cozido, é possível que fique com um sabor residual de farinha.
Com certeza, todo mundo vai se apaixonar por esse molhinho fácil e delicioso. Se quiser saber como preparar outras variações do bechamel, confira nossa seleção de receitas de molho branco e surpreenda na hora de servir com lasanhas e macarrão.

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramExperimente também...

Molho branco simples
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!