O molho bechamel é tipo o pai do molho branco - a partir dele, surgiram diversas variações. Simples, com ingredientes do dia a dia e fácil de fazer. A base é preparada com um roux de manteiga e farinha, que ajuda a engrossar o molho. Não pode faltar um toque de noz-moscadas.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Preferencialmente, utilize leite integral, pois possui teor de gordura mais alto, que dá cremosidade e brilho para o molho. Pode usar manteiga com ou sem sal, assim como substituir por margarina;
Receiteria
-
Prepare a cebola piqué (uma técnica para aromatizar molhos). Descasque e corte a cebola ao meio;
Receiteria
-
Coloque a folha de louro em cima da cebola cortada ao meio. Espete a folha de louro com os 3 cravos, prendendo-a na cebola. Reserve;
Receiteria
-
Despeje o leite em uma panela, adicione a cebola piqué e leve ao fogo médio até o leite levantar fervura. Não precisa mexer, pois a cebola pode se despedaçar (se isso acontecer, coe o leite depois);
Receiteria
-
Desligue o fogo, retire a cebola e reserve o leite;
Receiteria
-
Em outra panela, derreta a manteiga em fogo médio;
Receiteria
-
Adicione a farinha e mexa com um fuê (batedor de arame) por cerca de 2 a 3 minutos, ou até ela cozinhar bem. Não deixe a farinha ficar douradinha, pois influencia na cor do molho;
Receiteria
-
Acrescente o leite e mexa sem parar por cerca de 5 minutos (ou até o molho começar a ferver e engrossar);
Receiteria
-
Tempere com sal, pimenta, noz-moscada e desligue o fogo;
Receiteria
-
Se o molho ficar com gruminhos, bata-o no liquidificador até ficar lisinho, volte para a panela e apenas aqueça. Já pode servir!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Não descarte a cebola piqué, apenas tire a folha de louro e os cravos. Ela fica com um sabor delicioso e pode ser usada em patês e sopas. Se preferir, pode fazer o molho branco sem a cebola, ou ralar bem fininho e refogar na manteiga. Também é possível adicionar um dente de alho raladinho.
Para um molho de queijo, após desligar o fogo, acrescente 200 gramas de queijo de sua preferência e mexa bem para incorporar. O queijo pode ser cremoso, como o brie, ou um parmesão curado, que possui sabor intenso e combina muito com massas. Outra ideia é fazer um mix de 4 queijos: mussarela, gouda, provolone e gorgonzola.
Além de ficar ótimo com massas, o molho branco serve de base para creme de espinafre, suflês e até croquetes. Solte a criatividade na cozinha e tempere seu dia a dia com delícias.

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade
E a Cebola?
val em 06/08/2024
Nessa receita, a função da cebola é só aromatizar o leite! Depois, você pode guardar pra reutilizá-la em outros preparos...
Carlos Lopes
em 09/08/2024
Posso substituir o leite e a manteiga?
Regina em 29/07/2024
Para fazer uma versão do molho bechamel sem lactose (vegana), você pode usar a mesma medida de uma margarina vegetal. O leite de vaca substitua por leite de amêndoas que possui um sabor suave perfeito para molhos.
Carlos Lopes
em 06/08/2024
O que usar para substituir a farinha de trigo?
Regina em 23/07/2024
O molho bechamel é um clássico da gastronomia francesa e base para várias receitas. Tradicionalmente, ele é feito com farinha de trigo. Entretanto, principalmente para pessoas intolerantes ao glúten, a melhor substituição é amido de milho - use metade da medida, nesse caso, 25 gramas.
Carlos Lopes
em 06/08/2024
O que fazer se o molho bechamel não engrossa?
Vera em 23/07/2024
Em outra panela, prepare o roux de manteiga com farinha (passo 6 e 7 da receita). Mexendo sempre, despeje o roux aos poucos no molho. Não despeje tudo de uma vez, pois o molho pode ficar muito grosso. Use a quantidade suficiente para chegar a textura desejada.
Carlos Lopes
em 06/08/2024