Uma maneira diferente de aproveitar o arroz! Este leite é nutritivo, com sabor bem neutro, ideal para preparos doces e salgados. Além disso, é uma das opções mais econômicas entre os leites vegetais. Perfeito para quem segue uma alimentação vegana ou sem lactose!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Reúna os ingredientes na bancada! Utilizamos o arroz branco comum, mas também dá certo com o arroz integral;
-
Coloque o arroz em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por, no mínimo, 4 horas ou de um dia para o outro. Depois, escorra a água e enxágue o arroz em água corrente;
-
Transfira o arroz para uma panela, cubra com água para cozinhar e leve ao fogo médio até ferver. Assim que ferver, cozinhe o arroz por 5 minutos. Ele deve ficar macio, mas ainda cru;
-
Escorra a água e coloque o arroz em um liquidificador. Junte a água filtrada e bata até a mistura ficar homogênea. Lembrando que quanto menos água você colocar, mais espesso e cremoso o leite ficará;
-
Coe o leite de arroz com um coador de voal ou pano limpo para retirar os resíduos. Você pode utilizar os resíduos em outros preparos;
-
Está pronto! Se quiser aromatizar seu leite, bata no liquidificador novamente com canela em pó, tâmaras, mel, melado de cana ou extrato de baunilha. Transfira para um recipiente esterilizado e armazene na geladeira por até 3 dias. Aproveite!
Publicidade
anote aí...
O leite de arroz possui um sabor leve e textura fina. Você pode tomar com um cafezinho fresco, achocolatado ou, até mesmo, puro. Se quiser um leite mais grosso, bata o arroz com menos água.
É um ótimo substituto do creme de leite para fazer estrogonofe. Também pode ser usado no preparo de bolos, tortas, mingau, vitaminas e outras receitas sem lactose.
Com os resíduos do leite, prepare um creme de arroz-doce. Em uma panela, coloque os resíduos. Adicione 200 ml de leite de arroz, 100 ml de água, 1/4 de colher de sopa de açúcar e 1/2 xícara de chá de coco ralado. Cozinhe por cerca de 2 a 3 minutos. Salpique canela para saborizar.
Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramPublicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!