Um prato aconchegante, com preparo simples, rico em sabor e ingredientes da mesa brasileira. A galinhada é gostosa quentinha, combina com farofa e pode ser congelada - para você sempre ter comida caseira. Do jeitinho que facilita nossa rotina: refeição completa em uma panela só.
Ingredientes
Publicidade
receita em vídeo
Modo de preparo
-
Pique a galinha e todos os vegetais necessários. Tente manter um corte uniforme para valorizar a textura do prato. Já deixe tudo organizado para começar o preparo;
Receiteria
-
Tempere a galinha a gosto, com os temperos que preferir. Utilizamos sal, pimenta-do-reino, colorau, alho, vinagre e chimichurri. Deixe marinando por, pelo menos, 30 minutos;
Receiteria
-
Em uma panela grande, aqueça o óleo, coloque a galinha e espere fritar bem, aproximadamente 5 minutos em fogo médio. De vez em quando, mexa para não grudar no fundo da panela;
Receiteria
-
Em seguida, coloque o pimentão, a cebola, o tomate e o alho. Mexa bem e espere o pimentão começar a murchar, em torno de 2 minutos;
Receiteria
-
Acrescente a cenoura, o milho e o coentro. Misture bem e refogue por mais 1 minuto;
Receiteria
-
Despeje o arroz, mexa e refogue rapidamente para acentuar o sabor;
Receiteria
-
Por fim, acrescente a água, misture e experimente o caldo. Se necessário, ajuste os temperos e o sal;
Receiteria
-
Com a panela semitampada, deixe a galinhada cozinhar, em fogo baixo, por 15 minutos, ou até que o arroz fique macio;
Receiteria
-
Quando atingir o ponto ideal, desligue o fogo. Finalize com coentro picado e sirva a galinhada bem quentinha.
Receiteria
Publicidade
O que colocar em uma galinhada fácil?
Tudo em uma panela só! A galinhada é uma verdadeira celebração da comida brasileira caseira. Consumida no país inteiro, cada região tem o seu jeitinho de temperar. O que não pode faltar em toda receita de galinhada é: galinha e arroz. Abaixo, confira dicas para explorar novos sabores no prato:
Quiabo: na galinhada mineira, é muito comum ter quiabo. Use cerca de 200 a 500 gramas. Prefira quiabos novinhos, corte em pedaços médios e deixe para adicionar à panela de galinhada apenas nos últimos 10 minutos de cozimento. Isso garantirá uma textura macia, sem se desmanchar, e uma boa absorção do sabor. Outra opção é refogar o quiabo em uma frigideira separada para evitar que ele solte sua baba característica – nesse caso, despeje-o na panela nos últimos minutos de cozimento.
Pimenta-de-cheiro: com aroma marcante e sabor suave, a pimenta-de-cheiro é uma excelente adição à galinhada, inclusive ela pode substituir o pimentão. Use a gosto, porém com moderação para o sabor não se sobrepor aos outros ingredientes. Corte em cubos médios, retire a semente e refogue juntamente com a cebola e o alho.
Pequi: o pequi é um fruto do cerrado brasileiro, muito apreciado na culinária de Minas Gerais, Goiás e Centro-Oeste. Seu sabor ligeiramente amargo, com textura gordurosa, combina muito com arroz e frango. Juntamente com a cenoura e o milho, adicione cerca de 150 gramas de polpa de pequi, em tiras, já cozido e sem os espinhos. Refogue normalmente e dê continuidade à receita.
Guariroba: a gariroba é um palmito do cerrado brasileiro. O ingrediente é muito usado na galinhada goiana – pode ser combinado com o pequi ou não. Seu sabor levemente amargo e ácido cria um contraste interessante com a carne de galinha. Use cerca de 150 gramas de gariroba em rodelas não muito finas. Se não encontrar esse ingrediente nos supermercados, pode substituir por palmito de pupunha que também oferece uma textura interessante. Adicione à panela juntamente com o arroz cru.
Caldo caseiro: ao invés de água, você pode usar um caldo caseiro para cozinhar a galinhada. Isso traz uma profundida de sabor para o preparo. Uma boa opção é aproveitar a carcaça da galinha, ossos e miúdos, para fazer o caldo – é só colocar em uma panela com água e cozinhar em fogo baixo por, pelo menos, 20 minutos (não acrescente sal). Um caldo de legumes também combina muito aqui. Evite caldos industrializados para deixar a galinhada com o sabor fresquinho.
Canela: é só uma pitadinha mesmo. A canela possui um aroma doce e quente que ajuda a equilibrar a acidez e a gordura da galinhada. Combina muito com uma galinhada de inverno, trazendo o aroma e sensação de aconchego. Você pode adicionar na finalização do prato. Outra opção é colocar uma rama pequena de canela para cozinhar por alguns minutos na panela (lembre-se de tirar assim que finalizar o preparo). O segredo é usar com moderação, pois seu sabor é forte.
Hortelã: em oposição à canela, a hortelã traz um toque mais refrescante para o prato. Ela também ajuda a equilibrar a gordura do preparo. Para usá-la, basta picar as folhas frescas bem fininhas (como picar cebolinha e salsinha) e usar para dar um toque final à galinhada. Não exagere na quantidade.
Especiarias: além das especiarias utilizadas em nossa receita, você pode fazer o seu mix de temperos. Algumas opções que combinam bastante com galinhada são: pimenta-do-reino, cominho, colorau, açafrão, cardamomo, páprica doce ou picante. Alguns temperos ajudam a deixar a galinhada com uma coloração douradinha, mais apetitosa. Como sempre, não exagere na quantidade.
Ervas frescas: nossa galinhada foi finalizada com coentro – uma opção muito popular para o preparo desse prato. O sabor não fica enjoativo e harmoniza perfeitamente com os outros temperos. Entretanto, nem todo mundo gosta dessa erva. Você pode usar outras opções, como cebolinha, salsinha, alecrim, tomilho, folha de louro, orégano etc. Além de colocar ervas para saborizar o preparo durante o cozimento, use-as na finalização, o que ajudará a manter o frescor e o aroma.
Aqui, estão algumas dicas de ingredientes que combinam com galinhada. Buscamos manter o prato fácil de preparar e acessível. Entretanto, você pode fazer outras substituições e incrementações. Ao invés de milho em conserva, experimente acrescentar milho verde de espiga – corte-a em rodelas médias. Para saborizar o caldo, use 1 colher de sopa de molho inglês. Também vale adicionar outros vegetais, como salsão, alho-poró, brócolis, vagem e chuchu.
Qual a diferença entre frango e galinha?
A principal diferença entre o frango e a galinha está no estágio de vida da ave. O frango é uma ave jovem (independentemente do sexo), ou seja, ainda não atingiu sua maturidade reprodutiva. No geral, possui entre 30 a 60 dias de vida, dependendo do tipo de criação.
Já a galinha é uma ave adulta que pode produzir ovos, sendo a responsável pela reprodução de sua espécie. Ela geralmente chega à maturidade a partir de 6 meses, quando entra na fase de postura de ovos.
Outra diferença está relacionada às características da carne. O frango possui uma carne mais tenra, macia e gordurosa. É uma opção popular para preparos rápidos, como grelhados, assados e fritos. A galinha adulta tende a ter uma carne mais firme e menos suculenta, o que exige um tempo maior de cozimento. Por isso, é muito usada em caldos, sopas e canjas.
Quanto mais velha a ave, mais intenso é o seu sabor. Também há uma diferença na criação. Geralmente, o frango de corte é criado em condições controladas e com alimentação especializada que promovem o crescimento rápido e uma padronização na qualidade da carne.
A galinha também pode ser criada em sistemas industriais – principalmente para a produção de ovos. No entanto, na culinária caipira, há uma grande valorização da ave criada em condições naturais, com maior liberdade e uma alimentação diversificada. Essa é uma forma de apoiar a produção local e a sustentabilidade.
É possível preparar a galinhada tanto com galinha quanto com frango. Contudo, tradicionalmente, o prato é feito com a galinha caipira – vale experimentar! Você perceberá uma diferença tanto no sabor quanto na textura.
O que servir com galinhada fácil?
A galinhada é uma refeição completa, rica em sabor e textura. Você pode servir somente ela ou apostar em acompanhamentos leves. Uma farofa simples dá um tchan no prato. Em nossa receita, apostamos em uma combinação de bacon, calabresa e ovos cozidos. Além de uma textura crocante, essa opção oferece sabor defumado.
Uma salada de folhas verdes, com alface, rúcula e couve, traz frescor e leveza para o prato. Você pode apostar em uma salada simples de sua preferência. Nossa dica é caprichar no tempero, finalizando com limão ou vinagre, que são ingredientes ácidos e deixam a experiência culinária mais equilibrada. Aliás, um vinagrete simples é uma ótima opção.
Para quem é do time que não dispensa um feijãozinho em qualquer refeição, o feijão-tropeiro é o acompanhamento perfeito. Ele deixa o prato mais robusto, rico em sabor e textura. Para completar, capriche em um molho de pimenta caseiro.
Outras possibilidades de acompanhamento são: banana frita, milho assado, legumes grelhados e pão de alho, ou seja, é possível variar bastante. O principal ponto é manter o prato equilibrado, com acompanhamentos que não disputem protagonismo com o sabor da galinhada.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade
Posso colocar suco de laranja na galinhada?
Isabel em 02/08/2024
A laranja combina muito com as carnes de aves. Ao temperar a galinha, acrescente o suco de 2 laranjas à marinada. Além de amaciar a carne, deixará seu prato com um leve sabor cítrico. Uma combinação aprovada!
Rodrigo Vilasbôas
em 05/08/2024
Posso substituir a galinha por frango?
Heloísa em 31/07/2024
Originalmente, a galinhada é feita com galinha, porém você pode, sim, substituir por frango. A diferença é que a galinha, entre 1 ano e meio e 2 anos, oferece uma carne mais firme e sabor acentuado. O frango, com 40 a 45 dias, possui carne macia e sabor suave (seu cozimento é mais rápido).
Rodrigo Vilasbôas
em 05/08/2024
Posso fazer galinhada na panela de pressão?
Lúcia em 23/07/2024
Pode, sim! Na panela de pressão, siga o passo a passo da receita acima até a etapa 6. Após refogar o arroz e colocar a água (ou caldo de galinha), tampe a panela e espere pegar pressão. Então, cozinhe por 10 minutos em fogo baixo e desligue o fogo.
Rodrigo Vilasbôas
em 05/08/2024