Fricassé é um termo da culinária francesa, que significa "fritar em pedaços". O preparo tradicional leva caldo de carne. A gente abrasileirou tanto o nome, chamamos de fricassê, quanto o processo: por aqui, utilizamos frango desfiado e uma porção generosa de queijo. No jeitinho brasileiro, ficou bom demais!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Tempere o frango desfiado a gosto. Dica: noz-moscada combina muito com o sabor do molho branco e com queijo. Deixe o forno preaquecendo a 180 ºC;
-
Em um liquidificador desligado, coloque o milho, o requeijão, o creme de leite e a água. Bata em velocidade alta até obter uma mistura homogênea;
-
Despeje o creme do liquidificador em uma panela grande e leve-a ao fogo médio. Adicione o frango desfiado e as azeitonas cortadas em rodelas ou bem picadinhas. Tempere com sal. Mexa com uma espátula continuamente até obter uma consistência bem cremosa, cerca de 2 minutos;
-
Após o creme encorpar, transfira-o para um refratário médio, que possa ir ao forno, e espalhe bem com uma espátula;
-
Salpique a mussarela ralada por cima do fricassê, formando uma camada uniforme. Leve ao forno preaquecido por 20 minutos, ou até gratinar;
-
Retire o fricassê do forno e finalize com batata palha por cima do queijo gratinado. Você pode decorar como preferir, por exemplo, adicionando pimenta-biquinho, ou rodelas de tomate-cereja, e folhinhas de manjericão. Regue azeite e sirva quentinho.
Informações nutricionais
Cada porção: 100g
Calorias: 27.9
Gorduras totais | 7.9g | 10.1% |
Gorduras saturadas | 2.3g | 11.5% |
Sódio | 45.2mg | 2.0% |
Carboidratos | 11.3g | 4.1% |
Fibras | 0.5g | 1.8% |
Colesterol | 22.6g | 7.5% |
Açúcares totais | 1.1g | 0 |
Proteínas | 5.7g | 11.4% |
Vitamina C | 0mg | 0% |
Cálcio | 45.2mg | 3.5% |
Ferro | 0.6mg | 3.3% |
Potássio | 16.9mg | 0.4% |
* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.
** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.
(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.
Publicidade
Como preparar o frango desfiado?
Frango desfiado é o tipo de alimento que sempre vale a pena ter no congelador, pois ele pode ser usado em diversas receitas, inclusive no fricassê de frango. O preparo é muito fácil.
Em uma panela de pressão, coloque um fio de azeite – espere aquecer- e adicione 1 kg de peito de frango inteiro (se a panela for pequena, corte a carne em pedaços grandes). Deixe o frango selar no azeite por 1 minuto de cada lado e tempere com sal. Você pode adicionar temperos de sua preferência, como folha de louro, pimenta-do-reino, pimenta-caiana, páprica doce etc.
Para usar o frango desfiado no fricassê, prefira temperos mais suaves, que não se sobressaiam ao sabor do creme. Evite usar colorau e cúrcuma (ou use apenas uma pitadinha), pois interferem na cor do prato, deixando-o muito amarelo ou bem vermelho – queremos um creme mais clarinho.
Despeje água na panela de pressão até cobrir completamente o peito de frango. Se preferir, substitua a água por um caldo de legumes caseiro. Tampe a panela e, quando pegar pressão, marque 5 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Se não quiser cozinhar o frango na pressão, deixa a panela aberta, quando a água começar a ferver, marque 20 minutos – tempo suficiente para a carne ficar macia.
Com o frango já cozido, chegou a hora de desfiar! Retire o frango da panela de pressão e escorra a água – você pode guarda essa água para usar em outras receitas, como sopas e cremes, pois ela se transforma em um caldo de frango aromático.
Volte o peito de frango para a panela de pressão e tampe-a. Com as duas mãos, você vai segurar a panela de pressão no ar e chacoalhar, chacoalhar e chacoalhar – por cerca de 1 minuto. Precisa chacoalhar bastante mesmo e com um pouco de força. Ao abrir a panela, o frango estará desfiado. Depois, é só acabar de desfiar alguns pedacinhos que ficaram maiores.
A forma mais popular para desfiar o peito de franco é com um garfo. Coloque o peito de frango em um prato e, com os dentes virados para baixo, passe o garfo sobre a carne, que vai se desfiar aos poucos. Faça esse processo com o peito de frango ainda morno para facilitar o processo.
Outra opção é utilizar um liquidificador ou processador de alimentos. Entretanto, cuidado, pois se você bater por muito tempo, ao invés de um frango desfiado, terá um frango totalmente triturado – uma textura que não é a ideal para o fricassê. Coloque pedaços de peito de frango no liquidificador e use o modo pulsar, assim, fica mais fácil controlar a velocidade. Pulse várias vezes até o frango desfiar.
O método do liquidificador ou processador é uma boa opção para quando você precisar desfiar muitos quilos de peito de frango. Para fazer o fricassê, a panela de pressão funciona superbem. Se ficarem pedacinhos maiores, você termina de desfiar com o garfo.
Como deixar o creme para fricassê ainda mais saboroso?
Nesta receita, preparamos um creme fácil e com ingredientes acessíveis. O fricassê ficou muito gostoso. Entretanto, com alguns acréscimos, ou substituições, você pode dar um “tchan” ao preparo, trazendo outras camadas de sabores. Confira as dicas.
Use milho da espiga: a vantagem do milho da espiga é que ele é fresco, não possui conservantes, o sabor é mais suave, além de ser rico em amido, o que ajudará a deixar o creme ainda mais espesso. Antes de começar a preparar o creme, cozinhe as espigas na panela de pressão por 10 minutos e debulhe com um uma faca.
Substitua o creme de leite por nata: o creme de leite de caixinha possui cerca de 20% de gordura, além de conter espessantes. A nata também é um creme de leite, porém possui cerca de 40% a 45% de gordura. Essa substituição deixará o creme mais encorcado e aveludado, com um sabor suave, levemente adocicado. Se não encontrar nata, use um creme de leite fresco, que também é rico em gordura.
Adicione queijo: o queijo gouda possui textura suave e sabor levemente adocicado. O gorgonzola traz intensidade para o preparo, com um sabor marcante e picante. O brie é bem cremoso e seu sabor traz notas de amêndoas. Adicione cerca de 20 a 50 gramas de um queijo de sua preferência para cozinhar com o creme até derreter.
No geral, use ingredientes de boa qualidade, por exemplo, um requeijão cremoso e sem amido de milho. Evite temperos industrializados. O modo de preparo do frango desfiado também interfere no sabor do creme.
Para trazer camadas de sabores, comece preparando um refogado de frango bem caprichado, com cebola, alho, alho-poró e bacon picadinho. Quando o refogado estiver pronto, despeje o creme por cima e misture bem. Deixe cozinhar por mais alguns minutos em fogo baixo.
O que servir com fricassê de frango fácil?
O acompanhamento perfeito vai depender muito da ocasião. Por exemplo, em um almoço ou janta simples e rápida, o fricassê de frango pode ser o prato principal. Para acompanhar, uma salada tropical bem fresquinha. Também pode ser salada só de alface, rúcula ou espinafre. O importante é que as folhas estejam crocantes. Tempere com um molho ácido, pois ajuda a cortar a gordura do fricassê, refrescando o paladar.
Agora, se você quer um prato com mais sabores, por exemplo, para um almoço de domingo, além da salada fresca, prepare um arroz branco simples e bem soltinho. Ao invés da industrializada, sirva batata palha caseira de acompanhamento. Pode combinar com uma carne assada de sua preferência, principalmente carne vermelha, que possui sabor mais intenso.
Para uma refeição vegetariana, prepare legumes refogados, cozidos ao ponto al dente – assim, é possível criar um equilíbrio entre a textura dos legumes e a do fricassê. Independentemente do público e da ocasião, uma farofinha crocante é sempre bem-vinda ao prato e combina muito com fricassê.
Ocasiões especiais pedem acompanhamentos diferenciados. Se você for servir fricassê na ceia de Natal, pode preparar um arroz à grega – um clássico natalino cheio de cor e sabor. Se for uma ceia pequena, sirva apenas um acompanhamento cremoso, por exemplo: salpicão, salada de maionese ou fricassê. Se a ceia for grande, pode preparar mais de um – os convidados se servem como preferir.
A salada fresca é de lei! Para entrar no clima natalino, combine folhas frescas com tomatinho-cereja. A carne assada também pode entrar aqui. A dica é caprichar na marinada ácida, que ajudará a harmonizar os pratos, equilibrando bem os sabores.
Para harmonizar com bebidas, se o fricassê for o prato principal, ele combina muito com um vinho branco, como Sauvignon Blanc, que possui corpo leve e traz frescor à experiência. Se o fricassê for acompanhamento e o prato principal for carne vermelha, harmonize com vinho tinto bem encorpado.
Agora, vamos para a cozinha? Faça a receita em sua casa, aproveite nossas dicas, acrescente seu toque pessoal e prepare um delicioso fricassê. Depois de pronto, volta aqui e comente o que achou. Também pode enviar uma foto do prato que você preparou – vamos amar ver o resultado.
Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade
Tenho frango assado posso usar pra fazer o fricassé? E posso fazer o fricassé com bacalhau?
Nelma Rocha em 05/08/2024
Oi, Nelma! Pra essa receita, o ideal é que o frango seja cozido antes de desfiado… Sobre o bacalhau, pode usar sim! Inclusive, nossa equipe já preparou um passo a passo completo dessa delícia! Você pode conferir aqui. Quando preparar, não esquece de contar pra gente se deu certo! 🥰
Pedro Dantas em 06/08/2024
Não têmpera o frango??
Priscila maria em 05/08/2024
Oi, Priscila! Quando você for cozinhar o frango, antes de desfiar, ele já precisa estar temperado... 🥰
Carlos Lopes em 06/08/2024
Olá boa tarde!posso dobrar a receita?
Maria Aparecida de Souza em 05/08/2024
Oi, Maria! Pode sim, sem problema... 😊
Carlos Lopes em 06/08/2024
Dá pra assar na Air fry?
Gaby em 05/08/2024
Oi, Gaby! O ideal é assar o fricassê no forno mesmo... 🥰
Carlos Lopes em 06/08/2024
Posso trocar a água pelo leite?
Inara Platenik em 05/08/2024
Oi, Inara! Pode sim, sem problemas... 🥰
Pedro Dantas em 05/08/2024
avaliações
filtrar ordenarJadson
13/11/2024
Cláudia Maria da silva
11/08/2024
Ione maria Gonçalves
26/06/2024
Creusa Rebelo
21/02/2024
Bianca
24/12/2023
Sayonara
16/12/2023
Rayssa Carolina
10/11/2023
Fatima
09/11/2023
Luciana
22/08/2023
Lina
16/07/2023
Cláudia Procópio
01/07/2023
Aparecida
27/06/2023
Cleide Aparecida Freitas Callegari
01/05/2023
Gena
23/04/2023
Camila
19/04/2023
Fabrina Cristina francisco
09/04/2023
Evani Maria
28/03/2023
Robilene
29/01/2023
Patricia Helena de Jesus Fontoura
24/01/2023
Jaqueline goncalves
18/01/2023