Um prato típico da culinária chinesa, o frango xadrez fica colorido, apimentado na medida certa e com um molho levemente agridoce. O melhor de tudo: dá para fazer em uma panela só! Receita perfeita para sair da rotina e experimentar novas combinações de sabores.
Ingredientes
Ingredientes do molho
Publicidade
receita em vídeo
Modo de preparo
-
Faça um mise en place (reunir todos os ingredientes já picados e na quantidade indicada) para facilitar o preparo;
Receiteria
-
Em um recipiente, coloque o frango cortado em cubos. Tempere com sal (bem pouco, pois vai shoyu na receita), pimenta-do-reino a gosto e vinagre ou suco de limão. Misture bem e deixe marinar por, pelo menos, 30 minutos;
Receiteria
-
Leve uma wok (panela no estilo asiático), ou frigideira grande, com um fio de óleo, ao fogo alto. Espere esquentar, despeje os cubos de frango marinados e refogue até ficarem douradinhos, cerca de 5 minutos;
Receiteria
-
Adicione os pimentões, a cebola, o alho, o gengibre e o óleo de gergelim. Misture bem e deixe refogar, em fogo médio, por 5 minutos. Durante o processo, de vez em quando, mexa os ingredientes para não grudarem no fundo da panela;
Receiteria
-
Enquanto o frango refoga, em um recipiente separado, dissolva o amido de milho em 1 xícara de chá de água (temperatura ambiente). Coloque o shoyu e misture bem para desfazer todas as pelotinhas de amido;
Receiteria
-
Despeje o amido dissolvido na panela, misture bem e deixe o caldo apurar por mais 5 minutos, ou até engrossar, em fogo baixo (isso ajudará a potencializar o sabor);
Receiteria
-
Em um recipiente, coloque todos os ingredientes do molho. Lembre-se que água, ou o caldo de galinha caseiro, precisa estar em temperatura ambiente para não empelotar o amido de milho. Misture bem, despeje o molho na panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos;
Receiteria
-
Assim que o molho engrossar, junte o amendoim e misture para incorporar. Experimente e acerte os temperos se for preciso. Já pode desligar o fogo;
Receiteria
-
Finalize com cheiro-verde e, se quiser, um fio de óleo de gergelim. Bom apetite!
Receiteria
Publicidade
Dicas para deixar o frango mais saboroso
Só de pensar em um frango xadrez fresquinho na panela, a boca chega aguar. Além de ser uma receita bastante acessível, é fácil de fazer. O importante é considerar o equilíbrio de sabores e texturas. Por ser a estrela do prato, o frango pede um preparo atencioso, com uma base de sabor bem formada.
Assim, o primeiro passo é considerar o corte do frango – optamos por cubos médios, que se destacam na apresentação do prato. Entretanto, você pode variar o tamanho dos cubinhos. Apenas, evite deixá-los muito pequenos, pois a textura final, com o molho, não ficará tão apetitosa. Lembre-se que durante o cozimento os cubinhos murcham um pouco.
Seja cubos pequenos, médios ou grandes, é necessário manter um corte uniforme (deixar todos os cubinhos mais ou menos do mesmo tamanho). Isso evita que alguns pedaços cozinhem mais que os outros, garantindo uma textura equilibrada.
Com o frango já cortado, é hora de temperar. Para otimizar o tempo na cozinha, fizemos um tempero rápido, com sal, pimenta-do-reino e limão. Ficou muito gostoso! Contudo, você pode explorar novos sabores. Experimente adicionar um pouco de gengibre ralado, que traz frescor e um toque de picância. Também vale acrescentar alho, páprica picante ou 1 colher de sopa de mostarda.
Para o frango ficar bem douradinho, com uma crostinha crocante por fora, juntamente com os temperos, adicione 1 colher de sopa de amido de milho e misture bem, espalhando a marinada por todos os pedaços de carne. Deixe o frango descansar por, pelo menos, 30 minutos, ou posar na geladeira de um dia para o outro – marinadas mais longas trazem profundidade de sabor.
Antes de ir para o fogão, escolha a panela correta. O ideal é utilizar uma wok – a tradicional panela chinesa de fundo arredondado, perfeita para refogar ingredientes rapidamente. Entretanto, também é possível usar uma frigideira alta de fundo grosso, que ofereça uma boa distribuição do calor para manter a uniformidade do cozimento.
Na hora de fritar o frango, espere a panela estar completamente quente. Evite colocar muitos cubinhos de uma vez, pois, se ficarem amontoados, vão soltar água e cozinhar ao invés de dourar. Frite em pequenas porções, deixando espaço entre um pedaço e o outro.
Para não correr o risco do frango ressecar, você pode tirar os cubinhos dourados e reservar. Então, coloque um fio de óleo na panela e refogue os pimentões até murcharem. Acrescente a cebola e continue refogando até ficarem transparentes.
Por último, entre com o alho e o gengibre. Refogue, misturando de vez em quando para não queimar. Quando o refogado estiver bem douradinho, retorne o frango à frigideira e dê continuidade ao preparo (passo 5).
O que posso adicionar ao frango xadrez?
Com um preparo cuidadoso, você garante um frango bem temperadinho, suculento e macio. Entretanto, também é necessário dar atenção aos outros componentes do prato. Assim como a carne, os vegetais precisam ser cortados em tamanhos uniformes.
Em nossa receita, escolhemos cortar os pimentões e a cebola em cubinhos pequenos, que resulta em uma apresentação delicada, destacando o frango. Porém, isso não é uma regra. Para deixar o prato mais colorido e robusto, pique tudo em cubos médios. Outra opção é cortar em tiras mais grossas e longas, que também trazem contrastes de cores e texturas.
Embora o frango xadrez tradicional seja preparado com pimentões coloridos e cebola, é possível acrescentar outros vegetais, como brócolis, couve-flor, alho-poró e cenoura. É importante lembrar que cada ingrediente possui o seu tempo de cozimento – não coloque todos ao mesmo tempo na panela, pois eles perderão a textura.
A cenoura, por exemplo, demora mais para cozinhar que os floretes de brócolis, por isso, ela deve entrar na panela antes. Primeiro, adicione os legumes mais duros, refogue até ficarem levemente macios, então, acrescente os ingredientes que cozinham mais rápido.
Também vale adicionar cogumelos frescos. O Shiitake e o Paris são ótimas escolhas, pois absorvem bem o molho, realçando o sabor do prato sem competir com os ingredientes principais. Outro ponto positivo é que enriquecem a textura do refogado.
Colocamos o amendoim como ingrediente opcional, pois é possível preparar a receita sem ele. No entanto, nossa dica: coloque, sim! O toque crocante e o sabor de torradinho dão um up ao prato. Não recomendamos utilizar o amendoim cru, pois seu sabor destoa muito do molho.
Aliás, este é um ponto muito importante: o equilíbrio de sabores. Cuidado para não pesar a mão! Ao adicionar sal, lembre-se que o molho shoyu já é salgado. Para quem gosta de comidas picantes, pode dar uma caprichada na pimenta. Experimente adicionar pimenta calabresa, ou pimenta-dedo-de-moça picadinha e sem sementes ao refogado.
Durante todo o processo de preparo, experimente o molho, tempere aos poucos e faça os ajustes que achar necessário. Em poucas palavras, confie em seu paladar! Finalize com cheiro-verde, uma combinação de cebolinha e salsinha, que possui sabor suave e traz frescor para o prato.
Como variar no preparo do molho
Se o frango é a estrela do prato, o molho é a alma. Ele une todos os ingredientes e traz o sabor agridoce característico do frango xadrez. O primeiro ponto que merece atenção é não deixar o molho empelotar. Para isso, o amido de milho precisa ser dissolvido em um pouquinho de líquido em temperatura ambiente.
A base do preparo é o molho shoyu, sem ele, não há frango xadrez. Entretanto, você pode acrescentar complementos, por exemplo, 50 ml de saque, que intensifica a característica oriental do prato. Para um sabor mais intenso, adicione 1 colher de sopa de molho de ostra. Na finalização, um pouquinho de vinagre de arroz ajuda a balancear a acidez.
Caso aconteça do molho ficar mais ácido do que o desejado, uma pitadinha de açúcar, ou um fio de mel, ajudará a reequilibrar o sabor. Ao invés do molho shoyu tradicional, você pode usar o light, que é um pouquinho menos salgado. Também recomendamos colocar um fio de óleo de gergelim (uma quantidade bem pequena mesmo), apenas para aromatizar e criar um fundo de sabor.
Após adicionar o molho à panela, caso aconteça de engrossar muito e você prefira um frango xadrez com um pouco mais de líquido, basta despejar um pouquinho de água, misturar bem, experimentar e acertar os temperos se necessário. Então, desligue o fogo, e está prontinho.
O frango xadrez vai muito bem com arroz e salada de folhas verdes. Também combina com purê de batata ou macarrão alho e óleo. Um prato muito fácil de fazer, não tem segredos! É o tipo de comida de viagem perfeito para você montar as marmitinhas da semana. Além dessa, leve outras receitas de comida chinesa para o seu dia a dia – há vária opções deliciosas, como yakisobas, guioza, rolinho primavera e muito mais.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade
Qual o corte ideal para o frango xadrez?
Maria em 05/08/2024
O prato de origem chinesa, no Brasil, ficou popularmente conhecido como frango xadrez porque os ingredientes principais são cortados em cubinhos. A dica é apostar no corte jardineira (cubinhos médios), assim, não corre o risco dos ingredientes desmancharem no molho.
Rodrigo Vilasbôas
em 05/08/2024
O que fazer se o molho do frango xadrez secar?
Daniela Rocha em 05/08/2024
Acrescente água aos poucos, mexendo bem. Se o caldo ficar muito ralo, dissolva 1/2 colher de sopa de amido de milho em uma pequena quantidade de água em temperatura ambiente, despeje na panela e mexa bem. Experimente e acerte os temperos. Se não estiver muito salgado, coloque shoyu a gosto.
Rodrigo Vilasbôas
em 05/08/2024
O que fazer para intensificar os sabores do frango xadrez?
Priscila em 05/08/2024
Deixe os cubinhos de frango marinando em suco de limão, pimenta-do-reino e sal de um dia para o outro na geladeira. O caldo de galinha caseiro também traz um sabor mais acentuado para a receita. Mantenha o fogo sempre baixo para não acelerar o cozimento.
Rodrigo Vilasbôas
em 05/08/2024
Publicidade