Um pão achatado, baixinho, com recheio na superfície. A focaccia possui origem italiana, mas ganhou um toque brasileiro. A melhor parte é que não precisa de sova! E você pode usar a massa como base para várias coberturas, tanto doces quanto salgadas.
Ingredientes da massa
Ingredientes dos toppings
Publicidade
Modo de preparo
-
A água não pode estar quente e nem fria, pois há o risco de estragar o fermento. Ela deve estar morna. Com todos os ingredientes em mãos, vamos ao preparo da focaccia;
Receiteria
-
Em uma tigela, coloque o fermento, a água morna, o açúcar refinado e 1/3 de xícara de chá da farinha de trigo. Misture bem os ingredientes e deixe descansar por 15 minutos;
Receiteria
-
Adicione o azeite, o sal e, aos poucos, vá colocando o restante da farinha de trigo. Misture com leveza, apenas para incorporar os ingredientes;
Receiteria
-
Com as mãos, sem sovar, mexa até obter uma massa pegajosa e úmida. Se necessário, acrescente um pouco mais de água;
Receiteria
-
Cubra com um pano seco e deixe descansar por 30 minutos, ou até dobrar de tamanho. Se o clima estiver frio, coloque em um lugar abafado;
Receiteria
-
Quando a massa dobrar de tamanho, coloque-a em uma assadeira retangular (35 x 27 cm) untada com bastante azeite;
Receiteria
-
Com as pontas dos dedos untados com azeite ou molhados, espalhe a massa fazendo pequenos bolsos, como se fossem buracos, mas sem perfurar;
Receiteria
-
Por cima da massa, coloque tomatinho-cereja, cebola, ervas frescas, queijos e embutidos de sua preferência. Regue toda a superfície com azeite novamente;
Receiteria
-
Leve ao forno preaquecido a 200 ºC por cerca de 30 minutos, ou até que a massa fique dourada;
Receiteria
-
Focaccia prontinha! Já pode servir.
Receiteria
Publicidade
Como fazer a verdadeira focaccia italiana?
A história por trás do prato revela uma das grandes riquezas da panificação. A focaccia italiana é um pão achatado, macio, que pode ser recheado ou não, salgado ou doce. É consumido no café da manhã, como aperitivo, entradinha, com sopas etc.
Em algumas regiões da Itália, a focaccia é preparada sem fermento, pois há um clima propício para o crescimento da massa. Entretanto, há diversas variações do preparo, tanto regional quanto mundial.
A versão mais tradicional é a focaccia coberta com sal grosso, azeite e alecrim. No centro da Itália, o pão é enriquecido com bacon e salame. Em Chianti, há uma versão com uvas pretas, queijo pecorino e fonocchiona, que contrasta o sabor doce e salgado.
É muito comum os moradores aproveitarem os ingredientes locais e da estação para rechear a focaccia. Uma opção muito apreciada no mundo inteiro é o pão temperado com azeite e cebola.
Versões modernas trazem a focaccia com molho de tomate, creme, temperos frescos, doces, geleias, frutas secas etc. A verdade é que não existe uma regra para o recheio. Você pode soltar a criatividade e experimentar diferentes combinações.
Algumas opções de recheio são: azeite, manjerição e parmesão fresco; abobrinha e pecorino; azeite e cebola caramelizada; caponata de berinjela; tomate-cereja, azeitonas e azeite; queijo mussarela e goiabada.
Para além do recheio, o mais importante é que a massa da focaccia fique bem hidratada. É isso que garante uma textura macia por dentro, com uma crostinha externa dourada crocante e o interior levemente úmido.
Uma verdadeira focaccia italiana tem que ficar com a massa elástica e deve ser manipulada com delicadeza para não perder a leveza. O azeite é um ingrediente essencial tanto no sabor quanto na textura da massa.
Por que a massa ficou seca?
Se feita corretamente, a massa de focaccia deve ficar levinha. Caso tenha ficado seca, algo de errado aconteceu no processo de preparação. O erro pode estar relacionado à hidratação da massa, fermentação inadequada, excesso de farinha, sova, azeite de oliva insuficiente e temperatura do forno:
Hidratação da massa: a massa precisa estar bem hidratada para a focaccia ficar com a textura macia. Aqui, 280 ml de água morna foram suficientes, entretanto a quantidade pode variar dependendo da farinha utilizada e do clima, se estiver muito seco. Ao misturar a massa, verifique sua consistência, que deve ser pegajosa. Caso esteja meio seca, vá adicionando água aos poucos.
Fermentação inadequada: nossa receita é preparada com fermento biológico, que precisa ser ativado, criando bolhas para deixar o pão leve e fofo. Aqui, em um dia quente, em 30 minutos, a massa dobrou de tamanho. Porém, em temperaturas mais baixas, pode ser que o processo demore mais tempo. Dica: deixe a massa descansar em um ambiente abafado e quente, assim ela vai crescer mais rápido.
Excesso de farinha: se você usar muita farinha, consequentemente a massa perderá a hidratação. Ela realmente precisa ficar com uma textura pegajosa, então não adicione mais farinha que a quantidade indicada na lista de ingredientes.
Sova em excesso: esse é um dos pontos mais importantes ao preparar focaccia. A massa não deve ser sovada, como no preparo de outros pães, pois ela precisa de uma textura mais leve e aerada. Sovar em excesso pode destruir as bolhas de ar formadas durante a fermentação, resultando em uma textura mais densa. Certifique-se de amassar até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
Azeite de oliva insuficiente: além de saborizar, o azeite de oliva ajuda a manter a umidade da massa, contribuindo para a maciez interna e a crocância externa. Se a focaccia não tiver azeite suficiente, ela tende a secar mais rapidamente durante o processo de assamento, assim, sua superfície pode ficar muito dura. Use um azeite de boa qualidade e regue sem economizar.
Temperatura do forno: a focaccia deve ser assada em um fogo bem quente, entre 200 °C e 220 °C graus. Entretanto, se for deixada por muito tempo em uma temperatura excessiva, pode ressecar rapidamente. A crosta ficará dura e a umidade interna será perdida. O tempo de assamento, geralmente, varia entre 20 a 30 minutos, dependendo da espessura da massa e da temperatura do forno.
Outro ponto que ajuda a focaccia a não ressecar é afundar os dedos na massa. Além de deixar o pão com o visual característico, esses furos, feitos de forma rústica e irregular, permitem que o azeite de oliva penetre melhor na massa, distribuindo umidade e sabor.
Qual a diferença entre focaccia e ciabatta?
Focaccia e ciabatta são dois tipos de pães italianos. Embora tenham similaridades, por exemplo, não precisam de sova, há algumas diferenças. Apresentamos as características da focaccia no decorrer da receita, aqui, destacamos que entre seus diferenciais estão: preparo com azeite e diversas possibilidades de recheio.
Em comparação com a focaccia, que a origem remonta ao século II a.C, a ciabatta é praticamente um “pão bebê”, ou seja, foi inventado bem depois, no início do século 1980.
Outro ponto é que a ciabatta é apenas um pão, sem variedades de sabores ou recheios. Entretanto, após assada, é muito usada para montar sanduíches (assim como a baguete). O pão fica com uma crostinha crocante por fora e o interior aerado e macio.
O processo de modelagem também é diferente. A focaccia é esticada, geralmente, seguindo a forma da assadeira. Já a ciabatta é achatada e alongada – o formato lembra um chinelo, que traduzindo do italiano significa ciabatta.
Os dois pães são gostosos e podem estar presentes em seu dia a dia. Para um aperitivo, refeição rápida ou servir como entradinha elegante, a focaccia é uma opção melhor. Se quiser montar sanduíche, passar manteiga ou outro creme, a ciabatta é a escolha certa.
Na dúvida, faça como a gente: capriche na receita de focaccia e, assim que a fornada sair quentinha, você prepara a nossa receita de pão ciabatta e já coloca para assar! Explicamos o passo a passo certinho e o resultado é delicioso.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramPublicidade
Uma colher de sopa de sal? É isso mesmo?
Sheila Ramos em 07/08/2024
Oi, Sheila! Pra essa receita, a quantidade de sal é essa mesmo. Depois de experimentar, conta pra gente como ficou! 😋
Pedro Dantas
em 12/08/2024
Eu ameeei a receita, ficou supersaborosa, mas achei 500g de farinha muito, a massa ficou seca. Pra ficar na consistência da foto após juntar tudo, me parece que deveria ser menos... será? O que eu poderia ter feito de errado? Obrigada!
Raquel em 07/08/2024
A consistência final da massa depende de vários fatores, como a qualidade dos ingredientes, a quantidade que você usou e até mesmo a potência do seu forno… Uma dica importante é deixar a massa descansando em ambiente abafado! Assim, você garante que ela vai crescer mais rápido…
Pedro Dantas
em 12/08/2024
Fiz com medida de colher de chá para o sal e açúcar. Ficou bom.
Vera Fernandes em 14/08/2024
Oi, Vera! Essa focaccia é deliciosa, né? Que bom que você gostou! 🥰
Rodrigo Vilasbôas
em 14/08/2024
Adorei a receita, mas diminui a quantidade de sal...
santossheila28218@gmail.com em 24/08/2024
Que bom que você gostou! Nossa equipe agradece pela dica... 😊
Rodrigo Vilasbôas
em 28/08/2024
avaliações
filtrar ordenar Andreia
13/12/2024
Leonardo Sant\'Anna
23/11/2024

Silvia Tieko
31/10/2024

Tariana
30/10/2024

Claudete Florão Camargo
28/10/2024

Mônica Araujo
29/09/2024

Egidio
21/09/2024
marizete gilioli
20/09/2024
Patrícia Lanius
01/09/2024
Caroline
26/08/2024

Luana
26/08/2024

Elisa Raquel Cardoso Martins
26/07/2024
Sandro Volkmer
20/07/2024
Flavia
03/07/2024
Simony Silveira
30/05/2024
Adalberto
10/05/2024
Paula
07/05/2024
Nara Aires
26/04/2024
Bruna
22/04/2024
Douglas Narciso
02/03/2024
Publicidade