Há dois tipos de maxixe: com e sem espinhos. A variedade com espinhos é a mais popular nos mercados, e foi a que usamos para fazer esta farofa, mas você pode usar a que tiver disponível. O sabor entre uma e outra é muito parecido, lembra o pepino e possui um leve toque de acidez.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Lave os maxixes e, com uma faca, corte os cabinhos. Raspe bem a superfície do fruto para retirar todos os espinhos;
-
No sentido do comprimento, corte cada maxixe em quatro partes. Fatie em pedacinhos de 0,5 cm. Aproveite e já deixe a cebola descascada e cortada em meias-luas de 0,5 cm;
-
Em uma tigela, quebre o ovo e, se ele estiver bom, bata por 1 minuto até obter uma mistura homogênea;
-
Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio. Doure a cebola fatiada por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar. Assim que dourar, adicione a manteiga e espere derreter;
-
Coloque o maxixe, tempere com sal e misture bem. Refogue por 2 minutos, ou até o maxixe começar a murchar;
-
Afaste o maxixe para as laterais da frigideira, despeje o ovo batido, tempere com mais sal e misture rapidamente até começar a cozinhar;
-
Assim que estiver com uma textura consistente, misture o ovo e o maxixe - ficará parecendo um virado;
-
Acrescente a farinha de milho gradualmente e misture a cada adição. Cozinhe por 3 minutos até a farofa ficar tostada. Se necessário, acerte o sal;
-
Desligue o fogo, salpique as raspas de limão e sirva.
Publicidade
anote aí...
A farofa de maxixe é um ótimo acompanhamento para carne de panela e ensopados. O sabor desse fruto combina muito com carnes vermelhas.
O ovo e o maxixe se dão muito bem nessa farofa. Se quiser, você pode adicionar 1 tomate médio picado em cubinhos – a farofa ficará um pouco mais úmida. Também vale acrescentar milho, azeitona e ervilha.
Na finalização, é possível substituir as raspas de limão por salsinha, cebolinha ou coentro frescos. Experimente adicionar alho frito bem trituradinho.
Além de farofa, vale fazer o vinagrete de maxixe. Uma opção fresca, levemente azedinha, para acompanhar churrascos ou consumir como salada no dia a dia.
Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramFarofa fácil
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!