O efó, prato muito consumido na Bahia, é feito à base de camarão e folhas verdes. Usamos a folha de mostarda aqui, mas há preparos com diversas variações, como a língua-de-vaca, taioba, bertalha e espinafre, por exemplo. Fique à vontade para escolher a folha de sua preferência e aprenda essa receita!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Reúna os ingredientes para fazer o efó, mais um prato típico e cheio de sabor da cultura baiana! Para esse preparo, usamos uma frigideira de ferro de 22 cm;
-
Lave e corte as folhas de mostarda em tiras (igual couve);
-
Em um liquidificador, coloque o camarão seco moído, a castanha-de-caju, o amendoim, o caldo de camarão, o gengibre e metade do leite de coco. Bata por 1 minuto, até obter uma mistura homogênea;
-
Em uma panela, aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola por uns 2 a 3 minutos. Adicione o camarão seco inteiro e refogue por mais 1 minuto;
-
Acrescente a mistura do liquidificador e mexa sem parar até incorporar, cerca de 2 minutos;
-
Adicione o restante do leite de coco na panela, mexa bem e deixe ferver por 1 minuto. Por fim, junte as folhas de mostarda e misture. Prove o prato e, se necessário, acerte o sal. Deixe cozinhar até as folhas ficarem macias, cerca de 3 a 5 minutos;
-
Agora é só servir essa delícia! Aproveite junto de um arroz fresco e aquele suco natural de laranja.
Publicidade
anote aí...
Esse prato é apreciado por seus sabores marcantes, com influência da culinária africana. Sendo assim, para garantir que tudo esteja equilibrado, vale adicionar os ingredientes aos poucos e ir provando. Se quiser uma versão mais suave, considere combinar o azeite de oliva com o azeite de dendê.
E seu efó não precisa ter só folhas verdes, pode incluir outros tipos de vegetais. Os pimentões coloridos são uma boa opção e deixam o prato mais vivo. Também dá para adicionar pedaços de peixe defumado e harmonizar os camarões frescos com o seco, criando uma combinação de texturas.
Finalize com raspas de limão-siciliano para um toque de acidez, fica muito refrescante com as folhas. Na hora de servir, faça como os baianos: deguste o efó com farinha de mandioca e um arroz branco tradicional.
Gostou dessa delícia típica e fácil de fazer? Veja nossas outras receitas de comidas nordestinas que conquistam o paladar do Brasil inteiro!
Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramExperimente também...
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!