Vão dizer por aí que você tem mãos de fada! Não é mágica, mas é o melhor creme de galinha que a gente já experimentou. Siga o passo a passo certinho, prezando pela qualidade dos ingredientes, a textura do prato e o sabor final. Dica: sempre experimente para ajustar os temperos.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Em água corrente, com o auxílio de uma peneira, lave bem o milho para retirar o gosto de conserva e o excesso de sódio. Se quiser, pode usar 3 espigas de milho - basta cozinhar na panela de pressão por 15 minutos e debulhar;
Receiteria
-
Descasque e pique a cebola em brunnoise (cubos de 0,3 mm). Retire a casca do alho e pique finamente, ou amasse. Corte o tomate, retire as sementes e pique em cubinhos;
Receiteria
-
Em uma panela grande no fogo alto, com um fio de azeite, coloque a cebola e refogue até murchar. Acrescente o alho e continue refogando até ficar douradinho. Adicione o tomate picado, o sal, a pimenta-do-reino e o colorau. Misture bem e refogue por 1 minuto;
Receiteria
-
Em um recipiente, misture 1 xícara de leite e a farinha de trigo - mexa até dissolver bem todos os gruminhos. Despeje essa misturinha na panela e bata com um mixer até ficar um creme homogêneo. Se não tiver mixer, mexa sem parar com uma colher de pau;
Receiteria
-
Adicione o restante do leite, o caldo de cozimento do frango, o frango desfiado, as azeitonas, o milho-verde e o creme de leite. Misture e acerte os temperos. Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de 2 minutos;
Receiteria
-
Pique a cebolinha e coloque por cima do preparo. Sirva o creme de galinha com arroz branco e batata palha. Bom apetite!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
O creme de galinha é um prato típico do Nordeste. Se você chega em Piauí e pede o arrumadinho mais famoso do estado, muita gente concordará com a combinação: creme de galinha, arroz Maria Isabel e paçoca de carne-seca. Pensa em um trio que faz sucesso!
Também fica muito gostoso com um arroz branco e uma farofinha. Você pode substituir o creme de leite por requeijão cremoso, ou usar metade de um e metade de outro, ou seja 100 gramas de cada. Se quiser um creme mais vermelhinho, basta dobrar a quantidade de colorau.
Para fazer uma apresentação charmosa, use um pão italiano redondo. Abra uma tampinha na parte de cima do pão e retire uma parte do miolo, transformando-o em uma “tigela”. Despeje cuidadosamente o creme de galinha dentro do pão e salpique parmesão ralado. Use o miolo retirado para fazer croutons e sirva como acompanhamento.

Oi, eu sou a Vânia! Cozinheira e vovó com açúcar. Aprendi a cozinhar com as mulheres de minha família e quero deixar esse legado para minha netinha. Amo fazer pães artesanais de fermentação lenta. Tenho um carinho especial pelo molho de galinha caipira, que aprendi a preparar com minha vozinha.
minhas receitas instagramPublicidade
Por que o creme de galinha talhou?
Kátia em 01/08/2024
Se você ferver o creme de leite com algum ingrediente ácido, por exemplo, o tomate, ele pode talhar. Por isso, após adicionar o creme de leite, fique de olho na panela, siga a receita e não deixe o fogo ligado por mais de 2 minutos, ou desligue assim que perceber indícios de fervura.
Vânia Machado
em 06/08/2024
Como tirar a pele do tomate?
Cristina em 26/07/2024
Com a faca, faça um X na base do tomate. Em uma panela esquente água suficiente para cobrir os tomates. Quando levantar fervura, coloque os tomates e espere até a pele começar a se soltar. Transfira os tomates para um recipiente com água e gelo. Use uma faca para tirar a pele que fica soltinha.
Vânia Machado
em 06/08/2024
Posso usar creme de galinha como recheio?
Cristina em 23/07/2024
Observe a consistência do creme. Se estiver muito mole, não é a melhor opção para recheios. A dica é usar apenas 1/2 xícara de chá de leite e 1/2 de chá da água do cozimento do frango. Se preciso, dissolve mais 1 colher de sopa de trigo em um pouquinho de leite e despeje no creme para engrossar.
Vânia Machado
em 06/08/2024
avaliações
Sandra
09/09/2024