O preparo é muito básico, não tem como errar. Siga o passo a passo certinho e não deixe a costela cozinhando na pressão por mais de 45 minutos. A carne ficará macia e suculenta. A pimenta-de-cheiro possui uma picância suave e, ao abrir a panela, o aroma conquista o paladar.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Corte a costela bovina em pedaços médios - você pode pedir para o açougueiro fazer o corte para carne de panela. Já deixe todos os ingredientes fatiados;
Receiteria
-
Em uma tigela, tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe descansar fora da geladeira por 10 - 30 minutos para pegar bem o tempero;
Receiteria
-
Regue o fundo de uma panela de pressão com azeite, ou óleo vegetal de sua preferência. Faça uma camada de cebolas;
Receiteria
-
Coloque a carne na panela com o auxílio de uma pinça ou com as mãos. Arrume certinho para não deixar as carnes concentradas em um único local;
Receiteria
-
Espalhe a pimenta-de-cheiro sobre a carne. Acrescente também o bacon sem pele;
Receiteria
-
Feche a panela de pressão e leve ao fogo médio. Assim que pegar pressão, deixe cozinhar por 45 minutos. Não precisa adicionar água, pois a carne e a cebola liberam sumo suficiente para o cozimento;
Receiteria
-
Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Verifique se a carne ficou macia. Raspe a crostinha que se formou no fundo da panela para misturar bem o sabor. Já pode servir!
Receiteria
Publicidade
Temperos que combinam com costela bovina
Uma opção fácil para quem deseja fazer costela bovina suculenta. O preparo na panela de pressão deixa a carne macia em um tempo reduzido de cozimento. Para trazer profundidade de sabor, o segredo está no tempero. As especiarias são ótimas aliadas, entretanto também é possível explorar outros complementos. Confira nossas sugestões:
Cominho: uma especiaria quente e terrosa. Quando usada com moderação, intensifica o sabor da carne. Não exagere na quantidade, pois o sabor pode mascarar os outros temperos. No geral, use 1/3 de colher de café de cominho em pó.
Páprica: possui pelo menos três variações. A páprica doce, como o nome indica, oferece um sabor suave para o prato. A picante tem capsaicina em sua composição, responsável pelo sabor mais ardidinho. A defumada é desidratada sob a ação de fumaça, o que garante um sabor e aroma marcantes – é uma escolha interessante para carnes. As três opções são obtidas a partir de pimentões e ajudam a deixar o prato mais vermelhinhos.
Tomilho: uma erva aromática muito utilizada para temperar carne vermelha. Possui um sabor fresco, levemente mentolado. Coloque um raminho de tomilho para cozinhar juntamente com a costela.
Louro: bastam duas folhinhas de louro para mudar o perfil de sabor da costela na panela de pressão. Durante o cozimento, as folhas liberam um aroma intenso e interagem bem com outros temperos.
Curry: um condimento indiano preparado com uma combinação de especiarias secas e moídas, como cominho, cravo, cúrcuma, gengibre etc. Possui sabor quente e forte, por isso não deve ser usado em excesso.
Molho barbecue: a combinação costela bovina e barbecue é muito popular no universo culinário. Esse molho possui um sabor agridoce, levemente apimentado e defumado. Adicione 1/2 xícara de chá de molho à panela. Vale misturá-lo com um pouquinho de água para incorporar melhor aos demais ingredientes.
Vinho tinto: adiciona um toque de acidez, além de trazer profundidade de sabor ao preparo. O mais indicado é: em uma frigideira, sele as costelinhas com uma dose de vinho tinto até o álcool evaporar completamente. Em seguida, continue o preparo na panela de pressão de acordo com a receita (passo 3).
Assim como o vinho tinto, a cerveja preta também combina muito com costela bovina. Você pode usar ambos os líquidos em uma marinada ou para selar a carne. Para além das nossas dicas, use os temperos que você tem em casa, apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade. Inclusive uma dose de café bem concentrado se transforma em tempero, trazendo um toque amarguinho muito saboroso para a costela.
Ingredientes para acrescentar à costela na panela de pressão
Nesta receita, fizemos uma escolha: valorizar o sabor e o aroma da pimenta-de-cheiro. Para complementar, a cebola traz acidez e o bacon, um toque defumado, resultando em um prato equilibrado, com um perfil de sabor bem definido. Entretanto, há vários outros ingredientes que são bem-vindos à panela.
Uma costela com batata, por exemplo, chega a dar água na boca! Também vale acrescentar cenoura para trazer mais cor, textura e um sabor levemente adocicado. O importante é ficar de olho no tempo de cozimento. As batatas cruas devem ser adicionadas quase ao final do preparo – 5 minutinhos cozinhando na pressão são suficientes para elas ficaram macias.
Outra opção é, após 40 minutos de cozimento da carne, colocar as batatas na panela de pressão, porém terminar de cozinhar sem a tampa (ou seja, sem pressão). Vai demorar alguns minutinhos a mais, no entanto, fica mais fácil observar a consistência das batatas.
Principalmente com o acréscimo de legumes, o ideal é cozinhar a costela com um pouco de água. Um caldo de carne caseiro deixará o prato ainda mais saboroso. Para complementar, vale acrescentar tomates ou algumas colheres de sopa de extrato de tomate – ambos oferecem acidez ao preparo.
Uma mandioquinha também vai muito bem com costela bovina. Essa duplinha forma a famosa vaca atolada. O processo de cozimento é o mesmo das batatas, ou seja, as mandiocas entram na panela apenas no final do preparo – em 15 minutos estão macias. Também é um prato que pede caldo.
Em nossa receita, optamos por preparar uma costela sem caldo, por isso mesmo, não precisa adicionar água. Entretanto, é preciso caprichar na quantidade de cebola – ela vai liberar água durante o cozimento, evitando que a carne grude no fundo da panela. Contudo, se a sua panela de pressão não for antiaderente, recomendamos adicionar, pelo menos, 1/2 xícara de chá de água para evitar contratempos.
Ao invés de bacon, vale usar linguiça calabresa para trazer um toque defumado (ou apostar na combinação bacon e calabresa). A gente já preparou uma costela cozida na panela de pressão com calabresa que ficou simplesmente deliciosa. Nessa versão, não colocamos pimenta-de-cheiro – para você ver como é possível variar os complementos sem comprometer a receita.
Se quiser ir além, faça um mix de pimentões coloridos, acrescente alho-poró, salsão, inhame, vagem etc. Quem gosta de uma picância, pode caprichar nas pimentas – um punhado de pimenta-biquinho traz um toque aromático muito gostoso. Aproveite o que você tem na geladeira.
Por que a costela ficou dura?
Um dos principais motivos para a costela na panela de pressão ficar dura é o tempo de cozimento. Se a carne for cozida por tempo insuficiente, os tecidos mais duros não vão amolecer, resultando em uma textura desagradável ao paladar.
No geral, o preparo na panela de pressão demanda cerca de 40 a 50 minutos para garantir que a costela fique macia. Passado o tempo indicado na receita, abra a panela e, se a carne ainda estiver dura, cozinhe-a na pressão novamente por mais alguns minutos.
Por outro lado, o tempo excessivo também pode deixar a carne dura. Ela vai perder muito líquido, inclusive a gordura derretida, resultando em uma textura ressecada. Além disso, se todo o líquido do cozimento secar, corre o risco da carne queimar. Por isso, é preciso ficar de olho.
Há alguns truques que você pode colocar em prática para garantir que a costela fique bem macia, quase desmanchando, porém ainda com estrutura. Um dia antes, tempere a carne já cortada com uma marinada ácida, coloque-a em um recipiente com tampa e leve à geladeira por, pelo menos, 12 horas. Quando for preparar, retire-a da geladeira meia hora antes, pois ela deve estar em temperatura ambiente.
Uma opção de marinada simples para amaciar carne é: 3 colheres de sopa de azeite de oliva; 2 colheres de sopa de vinagre (ou o suco de 1 limão); sal e pimenta-do-reino a gosto; 1 raminho de tomilho fresco. Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem. Depois, basta espalhar a marinada por todos os pedaços de carne e levar à geladeira.
Selar a costela antes de cozinhar evita que ela resseque com facilidade. A carne ganha uma camada de proteção que ajuda a manter os sucos em seu interior. Você pode fazer esse processo tanto na panela de pressão quanto em uma frigideira.
Coloque um fio de azeite generoso na panela e leve para aquecer em fogo médio. Quando estiver bem quente, adicione alguns pedaços de carne, sem amontoar, e espere dourar, sem mexer, por cerca de 2 a 3 minutos, ou até criar uma crostinha na superfície. Vire a carne e repita o processo. Após selar, retire-a da panela e deixe descansar por alguns minutos antes de continuar o preparo.
Com atenção aos detalhes, certamente a costela na panela de pressão ficará macia e apetitosa. Então, é só servir com seus acompanhamentos preferidos. Por aqui, a gente ama um prato com arroz, farofa e vinagrete. Se quiser complementar, uma mandioquinha frita é bem-vinda. Também vai muito bem com polenta, purê de batata ou cuscuz. Aproveite!
Além das opções apresentadas no decorrer das nossas dicas, há várias outras maneiras de preparar essa carne. Confira nossa seleção de receitas de costela e escolha as suas preferidas.

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...

Costela assada no forno
Publicidade
Como escolher uma boa costela?
Andréa em 26/07/2024
Observe a cor da costela. Se ela tiver muito amarelada, significa que possui muita gordura. Se estiver amarronzada, indica que é carne de boi velho. Prefira uma carne vermelha, com menos gordura. Procure um açougue de confiança e evite comprar carnes que ficaram armazenadas por um longo tempo.
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024
O que fazer para amaciar uma costela?
Márcia em 04/08/2024
Faça uma marinada com suco de um limão, 1/3 de xícara de água, ervas, sal e especiarias de sua preferência. Deixe a costela amaciar na marinada por 12 horas na geladeira. Retire 30 minutos antes de começar o preparo, pois a carne não pode estar gelada.
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024
Qual é a melhor costela para cozinhar?
Cátia em 02/08/2024
A costela ripa exige um tempo de cozimento maior, pois possui mais fibras. A costela minga possui mais carne, é mais macia e libera uma boa quantidade de colágeno, deixando o caldo saboroso. As duas opções oferecem ótimo cozimento na panela de pressão.
Rodrigo Vilasbôas
em 06/08/2024