Como toda conserva, antes de iniciar o preparo, é importante esterilizar o pote de vidro. A opção mais prática é a água quente. Essa versão de pimenta dedo-de-moça fica bem apimentada, mas é possível deixá-la com um sabor mais suave retirando as sementes.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Ideal para acompanhar um feijãozinho delicioso, a conserva de pimenta é mais fácil de fazer do que você imagina. Separe os ingredientes e venha aprender;
-
Em uma tábua, pique as pimentas em rodelas, coloque-as em um pote de vidro esterilizado e reserve;
-
Depois, em uma panela no fogo médio, junte o azeite, o vinagre e a vodka. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até ferver;
-
Despeje a mistura por cima das pimentas até cobrir todas elas por completo;
-
Adicione o alho, alecrim, pimenta-da-jamaica, sementes de coentro e de mostarda. Espere esfriar e reserve na geladeira até o momento de servir!
Publicidade
anote aí...
Essa conserva pode ser feita com os mais diversos tipos de pimenta. Além da pimenta dedo-de-moça, podem ser utilizadas a pimenta-jalapenho e a pimenta-de-cheiro, a fim de criar uma conserva com várias intensidades de sabor. Também é possível incluir rodelas de cebola ou cenoura para incrementar.
No processo, experimente substituir parte do vinagre por suco de limão ou de laranja para um toque cítrico, que combina com a pimenta. Adicione também uma pitada de açúcar ou mel para equilibrar o sabor e trazer um leve dulçor à conserva. Essa receita fica bem picante, ideal para quem aprecia um diferencial ardido nos pratos.
Aqui no Receiteria existem as mais variadas receitas de acompanhamentos para suas refeições. Se você gosta de toques apimentados, não pode deixar de conferir esse molho de pimenta para comer junto de petiscos. Experimente!
Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!