Aprenda a fazer esse preparo tradicional de coalhada com apenas 2 ingredientes! Você pode alterar as quantidades, mantendo essa proporção: 1/2 copo de iogurte para cada litro de leite. O tempo de fermentação também pode variar de 12 a 48 horas - quanto mais tempo fermenta, mais ácido fica seu molhinho.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Separe os ingredientes sobre a bancada para fazer essa coalhada clássica da culinária libanesa;
-
Em uma panela grande, coloque o leite e leve ao fogo alto até ferver. Vá mexendo durante o processo por aproximadamente 12 minutos, para não grudar no fundo.
-
Transfira o leite para uma tigela com tampa e deixe esfriar até atingir 45 ºC. Esse processo pode levar até 1 hora, em dias mais quentes. Adicione o iogurte e misture para incorporar;
-
Tampe bem a tigela e embrulhe com uma toalha grande (pode ser uma toalha de mesa limpa). Depois, embrulhe com mais uma toalha ou manta quentinha. É importante manter o recipiente bem embrulhado para fermentar. Reserve em um local com sombra por 24 horas;
-
Passado o tempo, desembrulhe e abra a tigela. O leite deverá ter adquirido uma consistência cremosa - esta é a coalhada fresca. Para fazer a coalhada seca, forre outra tigela com um pano grande e limpo, e transfira o creme;
-
Junte as bordas do pano para fazer uma trouxinha e amarre bem. Pendure essa trouxinha sobre a pia ou sobre uma outra tigela, onde o soro irá escorrer. Esse processo pode durar até 13 horas, caso queira uma consistência mais firme;
-
Depois de coar, é só temperar esse molho com um pouco de azeite, sal e pimenta. Sirva com pão sírio e aproveite!
Publicidade
anote aí...
Você pode usar filtros de café para coar a coalhada no lugar de um pano. O processo fica um pouco mais demorado por ter que fazer mais vezes, mas funciona muito bem.
Depois que fizer a coalhada fresca, reserve uma porção para fermentar mais coalhada futuramente. Já na hora de servir, tempere sua coalhada com zaatar, que traz o gostinho do Líbano para sua refeição.
Esse preparo fica perfeito para comer com um pão sírio, mas também é maravilhoso servir junto na refeição acompanhado de kibe, por exemplo. Experimente!
Desde criança, sempre gostei de cozinhar e comer. Busco unir duas paixões, cozinha e moda, explorando a estética dos alimentos, composição das cores, texturas, formas, empratamentos e harmonização de sabores. Amo fazer pães e tenho um carinho especial pelo frango frito com purê da minha vozinha.
minhas receitas instagramExperimente também...
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!