Cebola crispy tem que ficar bem crocante e sem excesso de óleo. O segredo é empanar as cebolas com farinha de trigo e temperar com um pouquinho de sal. Depois, fritar em óleo bem quente, sem amontoar muitas tirinhas na panela. Rende bastante!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Separe os ingredientes da receita! Utilizamos a cebola amarela, que é a mais comum no Brasil, mas também funciona com a cebola-branca;
-
Descasque as cebolas e corte-as ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada uma delas em julienne (tiras finas) e descarte as partes da raiz e do talo;
-
Em uma tigela grande, coloque as tiras de cebola, o sal e a farinha de trigo. Com as mãos limpas, misture bem a farinha, envolvendo todas as tirinhas de cebola e deixando-as soltinhas, uma separada da outra;
-
Aqueça o óleo em uma panela em fogo alto até ficar bem quente. Frite as cebolas em partes, cerca de 1/3 de cada vez, para evitar que o óleo perca calor e garantir que as tiras fritem uniformemente. Frite por 7 a 8 minutos, até ficarem douradas-escuro;
-
Use uma escumadeira para retirar as cebolas do óleo e deixe escorrer em um prato forrado com papel-toalha. Em segundos, elas ficarão crocantes. Frite o restante das cebolas e, se necessário, adicione mais óleo à panela, aguardando até ela aquecer novamente. Já pode servir!
Publicidade
anote aí...
Na hora de fritar as cebolas, é preciso prestar bastante atenção. Se tiver um termômetro, a temperatura ideal é entre 180 ºC e 190 ºC. Sem termômetro? Coloque uma colher de pau no óleo — se borbulhar ao redor do utensílio, o óleo está no ponto para fritura.
Ao colocar as cebolas no óleo quente, forma uma espuma na panela. Use uma escumadeira ou garfo para soltar as tirinhas de cebola. E, assim que estiverem douradinhas, retire-as rapidamente da panela com uma escumadeira, pois elas queimam em questão de segundos. É importante não deixar passar do ponto.
Use a cebola crispy em farofas, recheios de sanduíches, para acompanhar caldos e cremes ou para finalizar seus pratos preferidos. Também pode ser consumida como petisco – fica uma delícia com molho de alho.
Prazer, sou a Raphaela Reis! Fiz graduação em Gastronomia, trabalhei com cozinha industrial e gerenciei restaurantes. Gosto de compartilhar receitas acessíveis, fáceis de serem reproduzidas em casa. Valorizo o empratamento e a beleza dos ingredientes para fazer pratos tão bonitos quanto saborosos.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!