O caramelo salgado surgiu de um erro culinário: um chef francês adicionou manteiga com sal por engano, e, felizmente, o resultado foi incrível! Esta versão é simples, cremosa e cheia de sabor. Além disso, traz dicas para garantir uma textura perfeita e uma cor maravilhosa.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Usamos açúcar refinado por ser mais fino e derreter mais facilmente. Caso só tenha açúcar cristal, use com cuidado para evitar grumos ou queimar. Separe os outros ingredientes e mãos à obra!
-
Numa panela com bordas altas, ainda fora do fogo, coloque o açúcar e a água. Misture até o açúcar ficar hidratado, isso vai evitar que o caramelo queime ao longo processo ou crie grumos;
-
Ligue em fogo baixo e deixe o açúcar derreter sem mexer. O caramelo começará a borbulhar. Enquanto estiver clarinho, apenas mova a panela em círculos de vez em quando para evitar que queime. Não misture com a colher;
-
Assim que o caramelo obter uma cor âmbar (amarelo-alaranjado), adicione a manteiga e mexa vigorosamente até misturar completamente. Desligue o fogo;
-
Adicione o creme de leite e misture até incorporar. Tome cuidado, pois o vapor que sobe é muito quente! Use uma espátula de cabo longo e mexa com a mão mais afastada, pela lateral. Acrescente o sal e mexa bem;
-
Por fim, misture sem parar com um fouet (batedor de metal) para deixar o caramelo ainda mais brilhante e cremoso. Você pode usar esse caramelo em bolos, tortas e no que mais preferir.
Publicidade
anote aí...
Depois de pronto, você pode manter a calda de caramelo salgado guardada em um pote bem fechado na geladeira. Esse preparo dura até 3 semanas se bem armazenado.
Essa calda também fica perfeita servida com figos frescos ou com outras frutas de sua preferência. Se quiser, você também pode servir como calda para sorvete ou para decorar tortas. Vale lembrar que você pode substituir o sal refinado por flor de sal no preparo, apenas se atente para a quantidade.
Se você curtiu essa receita, que tal utilizá-la como cobertura para nossa deliciosa torta de maçã na airfryer? Confira nosso passo a passo e aproveite!
Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramExperimente com...
Publicidade