Mandioca, macaxeira ou aipim - cada região tem seu modo de nomear essa raiz, uma das grandes riquezas da culinária brasileira. Nosso caldinho ganha a deliciosa companhia de uma carne moída refogada com bastante alho e cebola. A manteiga deixa o preparo cremoso. Quem gosta de pimenta, pode ousar - combina muito aqui!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Cozinhe a mandioca na panela de pressão por 15 minutos (pode adicionar temperos de sua preferência, como folha-de-louro e 1 colher de sopa de manteiga para deixar a mandioca cremosa). Após amornar, retire os fiapos centralizados no meio dos pedaços de mandioca;
Receiteria
-
Em um liquidificador, coloque a mandioca cozida e despeje a água do próprio cozimento até cobrir todos os pedaços. Bata até obter um creme bem lisinho, cerca de 2 minutos. Caso necessário, adicione mais água. Reserve;
Receiteria
-
Em uma panela alta, coloque a manteiga e espere derreter. Adicione a cebola (picada bem pequenininha para não deixar o caldo com uma textura grosseira) e refogue até murchar;
Receiteria
-
Acrescente o alho amassadinho e uma pitada de sal. Refogue por mais 2 minutos;
Receiteria
-
Coloque a carne moída e misture bem. Tempere com açafrão, pimenta-do-reino, páprica e sal. Refogue até a carne cozinhar por completo, cerca de 5 minutos;
Receiteria
-
Assim que a carne estiver cozida, despeje o creme da mandioca e misture bem. Se necessário, acerte o sal e os temperos. Deixe o caldo ferver por alguns minutos para engrossar e incorporar os sabores;
Receiteria
-
Finalize com cheiro-verde a gosto e sirva quentinho.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Um caldinho de mandioca com carne moída é bom demais! Quem gosta de pimenta, pode adicionar uma dose generosa de pimenta calabresa moída, ou 1 pimenta-dedo-de-moça sem sementes bem picadinha. Para um caldo cremoso, adicione queijo brie, gouda, emmental ou requeijão cremoso. A mussarela deixa o caldo com uma textura puxa-puxa.
Para acompanhar, pães, torradas, croutons, parmesão ralado ou um mix de castanhas trituradas. Também vai muito bem com uma farofinha de mandioca. A carne moída pode ser substituída por outra carne de sua preferência, como costela desfiada, ou frango desfiado – nesse caso, você terá um caldo de Kenga, que fica delicioso e faz muito sucesso por aqui.
Dê seu toque pessoal retirando e acrescentando temperos de acordo com a sua preferência. Se quiser, pode deixar um pedaço de mandioca sem bater no liquidificador – corte em cubinhos pequenos e adicional ao caldo para trazer textura.

Oi, eu sou a Tati! Mãe de 2 meninos, cozinheira e empresária. Gosto de cozinhar de um jeito simples, leve e acessível. Valorizo a cozinha artesanal, com ingredientes de verdade, mostrando que a alimentação saudável é saborosa. Sou apaixonada por boa comida que reúne família e amigos à mesa.
minhas receitas instagramPublicidade
Como armazenar mandioca crua?
Maria em 03/08/2024
Na geladeira, a polpa da mandioca amolece e escurece. Você pode cortar em pedações e colocar em uma tigela cheia de água - guarde na geladeira por 1 dia. A melhor forma de armazenar é no congelador. Lave os pedaços, coloque em saquinhos e congele. Para descongelar, vai direto à panela de pressão.
Tatiana Tambellini
em 06/08/2024
Quanto tempo a mandioca cozida pode ficar na geladeira?
Graça em 02/08/2024
Após cozida, a mandioca pode ficar na geladeira de 3 a 5 dias. Preferencialmente, armazene sem temperos, pois isso prolonga um pouco a durabilidade do alimento. Uma opção é congelar a mandioca cozida por até 3 meses. Use potes com boa vedação.
Tatiana Tambellini
em 06/08/2024
Por que o caldo de mandioca ficou aguado?
Juliana em 25/07/2024
Um erro comum na cozinha é adicionar água no fim do preparo do caldo para deixá-lo mais líquido. O tempero, que estava concentrado e cozinhando por mais tempo, perde a intensidade, resultando em um caldo aguado. Tempere novamente e cozinhe em fogo baixo para incorporar o sabor.
Tatiana Tambellini
em 06/08/2024