Deu vontade de comer um bolinho? O bolo de milho em lata é uma opção rápida, com ingredientes do dia a dia, e muito fácil de acertar o ponto. A massa não possui glúten e fica fofinha. É só passar um cafezinho e aproveitar essa delícia.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
O fubá precisa ser o mimoso, que possui a moagem mais fina. Deixe os ingredientes em temperatura ambiente por 30 minutos antes de começar o preparo. Quebre os ovos, um de cada vez, em um potinho separado para não arriscar estragar a receita.
Receiteria
-
No liquidificador, coloque o milho, o leite, o fubá, o açúcar, o óleo e os ovos. Bata por cerca de 1 minuto ou até ficar homogêneo (sem nenhum gruminho). Com o liquidificador desligado, adicione o fermento e misture com uma colher apenas para incorporar;
Receiteria
-
Unte uma forma média com furo no meio (22 cm de diâmetro) com manteiga ou óleo e polvilhe-a com farinha de trigo ou fubá. Dê leves batidinhas na pia para retirar o excesso de farinha. Despeje a massa na forma;
Receiteria
-
Leve o bolo para assar no forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 40 a 50 minutos. Faça o teste do gafo: espete um garfo na massa, se ele sair limpo, o bolo assou, se sair com resíduos de massa, espere mais um pouco e repita o teste;
Receiteria
-
Espere o bolo esfriar um pouco para desenformar, assim, ele ganha consistência e o processo fica mais fácil.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Finalize com coco ralado ou uma calda para bolo. Dica: use um garfo para fazer furinhos na superfície do bolo – a calda penetrará a massa com mais facilidade.
Para retirar o gosto de conserva do milho, basta colocar os grãos em uma peneira e lavar bem em água corrente. Não precisa, necessariamente, ser milho em lata, pode ser de saquinho, ou os grãos in natura – nesse caso, primeiro, bata o milho com o leite, passe por uma peneira para retirar o bagaço, retorne a mistura ao liquidificador, adicione os demais ingredientes e dê continuidade à receita.
Com uma goiabada cremosa, ou doce de leite caseiro, e um cafezinho passado na hora, não há quem resista. Fica bom demais! Inclusive, se preferir, adicione cubinhos de goiabada à massa antes de assar, espelhando cuidadosamente (para não afundar) por cima. Salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno.
Confira o passo a passo em vídeo abaixo:

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade
Como devo armazenar o bolo de milho em lata para mantê-lo fresco por mais tempo?
Roberta em 06/08/2024
Guarde em um recipiente hermético e mantenha em local fresco. Consuma dentro de 3 a 4 dias para garantir o melhor sabor. No freezer, em recipiente hermético, o bolo pode ficar até 3 meses. Na hora de comer, esquente no micro-ondas, ou no forno, até ficar fofinho.
Carlos Lopes
em 06/08/2024
Gente.... não vai farinha de trigo... será que dá certo?
Elzi em 06/08/2024
Oii, Elzi! Nesta receita, o fubá quem faz o papel da farinha de trigo.
Carlos Lopes
em 06/08/2024
Por que meu bolo ficou muito seco? O que posso fazer para evitar isso?
Fabiana em 03/08/2024
Um bolo de milho pode ficar seco se for cozido por tempo demais. Verifique a consistência do bolo no forno colocando um palito ou garfo no centro da massa. Se sair limpo, está pronto.
Carlos Lopes
em 06/08/2024
Posso substituir o açúcar por algum outro adoçante culinário para fazer um bolo mais saudável?
Regina em 23/07/2024
Sim, você pode substituir o açúcar por xilitol, eritritol, estévia ou outro adoçante. Entretanto, vale saber que isso afetará o sabor do bolo.
Carlos Lopes
em 06/08/2024