Sabe aquele bolo com gostinho de roça misturado com aconchego? É o caso dessa receita preparada com milho de latinha e fubá! Sem glúten, por não conter farinha branca, o bolo fica fofinho, levemente adocicado e bastante aromático. Perfeito para um café da tarde.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Use a lata de milho vazia para medir os ingredientes. Unte uma forma redonda (26 cm de diâmetro) com manteiga e fubá, que ajudam a manter o sabor do milho e a textura. Preaqueça o forno a 180 ºC;
-
Em um potinho, quebre os ovos, um por vez, e confira se estão bons. No liquidificador, coloque o milho, os ovos, o leite, o açúcar e o óleo. Bata tudo muito bem até que a mistura fique homogênea;
-
Adicione o fubá e bata novamente por mais alguns minutos até que a massa fique bem líquida e uniforme. Desligue o liquidificador, coloque o fermento e misture com uma colher apenas para incorporar;
-
Transfira a massa para a forma untada. Alise a superfície para garantir que fique bem distribuída;
-
Coloque a forma no forno preaquecido a 180 ºC e deixe assar por 40 minutos. Faça o teste do palito: espete um palito no centro do bolo; se sair limpo, o bolo está pronto;
-
Retire o bolo do forno e espere esfriar um pouco para desenformar. Sirva com uma xícara de café.
Publicidade
anote aí...
Receita incrível e cheia de sabor! O milho em lata oferece praticidade e traz um sabor suave, adocicado. A combinação com fubá deu muito certo, entregando uma textura que desmancha na boca.
Entretanto, é importante saber que a textura pode variar dependendo do tipo de fubá e do tamanho dos ovos que você usar. Escolha um fubá mimoso de qualidade e evite ovos muito pequenos. A massa precisa ficar bem lisinha e sem grumos.
O tempo para assar pode variar de forno para forno. Não o abra antes de 35 minutos e fique de olho após 40 minutos. Faça o teste do palito. Também não é recomendado desenformar o bolo quente, pois ele pode quebrar.
Para incrementar a receita, você pode adicionar 50 gramas de coco ralado à massa, que ganha um toque tropical. Outra opção é acrescentar 50 gramas de queijo parmesão ralado – o bolo um sabor salgadinho muito gostoso.
Quem gosta de cobertura pode finalizar com uma calda de goiabada. Derreta goiabada com água e sirva por cima do bolo. Uma cobertura de cocada também fica espetacular. Confira essa e outras opções em nossa seleção de receitas de bolo de milho.
Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!