Esse bolo de milho fica com uma camada cremosa bem molhadinha, além de trazer o sabor suave do queijo parmesão. A textura macia desmancha na boca. Preparado no liquidificador, em poucos minutos está pronto. Perfeito para acompanhar um cafezinho em qualquer momento do dia! Confira o passo a passo.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Organize e meça todos os ingredientes para facilitar o preparo. Unte e enfarinhe uma assadeira média (22 x 32 cm) com manteiga e farinha de trigo. Ligue o forno a 200 °C e deixe preaquecer enquanto você faz a massa;
-
Escorra a água da conserva do milho e coloque os grãos no liquidificador. Adicione a manteiga, os ovos (quebre-os separadamente para ver se estão bons), metade do leite, o açúcar, o parmesão ralado e o fubá. Bata por 2 minutos até que fique homogêneo;
-
Abra o liquidificador e adicione o restante do leite, a farinha de trigo e o fermento. Tampe o liquidificador e bata por 15 segundos, apenas para incorporar os ingredientes;
-
Transfira a massa para a forma preparada. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC e asse por cerca de 1 hora, ou até que comece a dourar;
-
Retire do forno e espere esfriar completamente antes de cortar. Isso ajuda a firmar a textura cremosa;
-
Corte em pedaços e sirva acompanhado de um café fresquinho!
Publicidade
anote aí...
Por ser um bolo cremoso, antes de assar, a massa realmente fica com uma textura mais líquida. Entretanto, não se assuste. Se o forno estiver na temperatura correta, com o passar do tempo, a massa ganhará consistência.
Para o bolo não perder a cremosidade e ficar solado, é importante não ativar o glúten da farinha de trigo. Por isso, não bata os ingredientes por muito tempo no liquidificador. O ideal é bater apenas até obter uma massa homogênea.
A combinação de milho, queijo parmesão e fubá dá muito certo! Se quiser, você pode adicionar cubinhos de queijo minas frescal à massa – o bolo ganha ainda mais cremosidade e sabor.
Outra opção é substituir o queijo parmesão por coco ralado. Assim, você terá um bolo mais docinho. Cubinhos de goiabada também combinam muito com o sabor do milho. Já para quem ama coberturas, vale finalizar com uma calda de caramelo ou leite condensado.
Quando sai do forno, o bolo fica bem molinho e cremoso. Conforme esfria, ele vai ganhando consistência. É uma opção muito prática para o dia a dia. Aliás, já fizemos várias receitas de bolo de milho por aqui. Uma opção mais irresistível que a outra.
Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!