Em poucos minutos, prepare um bolo fofinho e delicioso, com uma calda cremosa e bem chocolatuda. E o melhor de tudo: se você não contar, ninguém diz que ele foi assado no micro-ondas. Uma ótima opção para quando der vontade de comer um docinho ou para surpreender aquela visita inesperada.
Ingredientes da massa
Ingredientes da calda
Publicidade
Modo de preparo
-
A forma do bolo precisa ser específica para micro-ondas, normalmente de material refratário para aguentar altas temperaturas. Unte a forma redonda com furo central (23 cm de diâmetro) com manteiga. Misture um pouquinho de farinha de trigo com chocolate em pó e polvilhe na forma toda;
-
Quebre os ovos, um de cada vez, em um recipiente pequeno e, se estiver bom, transfira para uma tigela maior. Adicione o açúcar, o óleo, o chocolate em pó e o leite. Misture bem com um fouet (batedor de arame) até incorporar;
-
Junte a farinha de trigo aos poucos e continue mexendo até obter uma massa homogênea e lisa. Por fim, adicione o fermento e o sal. Misture delicadamente apenas até incorporar;
-
Transfira a massa para a forma untada e enfarinhada. Leve ao micro-ondas por 5 minutos na potência máxima. Faça o teste do palito; se não estiver assado, coloque de 1 em 1 minuto até o palito sair seco. Retire do micro-ondas e deixe amornar por 10 minutos;
-
Para a calda: em um recipiente refratário com bordas altas, misture o açúcar e o chocolate em pó. Acrescente a manteiga e o leite, mexendo bem até incorporar. Leve ao micro-ondas de 1 em 1 minuto, mexendo nos intervalos, até a calda engrossar (demora cerca de 6 - 8 minutos);
-
Deixe a calda amornar. Desenforme o bolo em uma boleira, ou prato grande, e despeje a calda sobre ele. Salpique o granulado e sirva!
Publicidade
anote aí...
Caso você não tenho uma forma redonda que possa ir ao micro-ondas, é possível utilizar essa massa para fazer bolo de caneca. Nesse caso, leve ao micro-ondas de 1 em 1 minuto para não correr o risco de queimar, uma vez que na caneca cabe menos massa.
É importante saber que fornos micro-ondas, dependendo da marca, possuem potências diferentes. Por isso, tanto para o bolo quanto para a calda, fique de olho no ponto. Você pode programar para o bolo assar por 4 minutos, retire, observe o ponto e leve ao micro-ondas novamente. Assim fica mais fácil ajustar o tempo de acordo com seu forno.
A misturinha de farinha e chocolate em pó utilizada para enfarinhar a forma evita que o bolo fique com uma casquinha esbranquiçada ao desenformar. Não é preciso usar uma medida exata, porém, se quiser, misture 1 colher de chá de farinha e 1 colher de chá de chocolate em pó.
Na massa, acrescente 1 colher de chá de conhaque ou de rum. Se não tiver leite, ou caso tenha intolerância à lactose, pode substituir o leite por água ou pela mesma quantidade de café coado. Essas bebidas combinam muito com chocolate e deixará o bolo ainda mais saboroso.
A massa fica com uma textura úmida e fofinha. E a calda de chocolate ganha uma cor brilhosa. Além de ser usada como cobertura para o bolo, vai muito bem com sorvetes e frutas. Confira outras receitas de micro-ondas que vão te salvar na correria do dia a dia.
Oi, eu sou a Vânia! Cozinheira e vovó com açúcar. Aprendi a cozinhar com as mulheres de minha família e quero deixar esse legado para minha netinha. Amo fazer pães artesanais de fermentação lenta. Tenho um carinho especial pelo molho de galinha caipira, que aprendi a preparar com minha vozinha.
minhas receitas instagramPublicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!