Bolo de laranja é o tipo de receita que abraça, perfuma a casa inteira e combina com qualquer horário do dia. O preparo é fácil, no liquidificador, com várias dicas para a massa ficar macia. O bolo absorve a calda e fica molhadinho.
Ingredientes da massa
Ingredientes da calda
Publicidade
Modo de preparo
-
Descasque as laranjas retirando todo o albedo (parte branca que envolve a polpa) e as sementes - isso ajudará a não amargar o bolo. Peneire os ingredientes secos para deixar a massa aerada. Preaqueça o forno a 180 ºC;
-
Coloque as laranjas descascadas, o óleo e os ovos no liquidificador. Bata por 1 minuto para incorporar bem todos os ingredientes. Verifique se não ficaram pedaços da poupa da fruta. Se necessário, bata mais um pouco;
-
Transfira a mistura para uma tigela. Adicione o açúcar e a farinha de trigo e misture bem com a ajuda de um fuê (batedor de bolo) ou garfo. Não mexa por muito tempo para não ativar o glúten da farinha;
-
Com a massa homogênea (todos os ingredientes bem incorporados), adicione o fermento e misture delicadamente;
-
Coloque a massa em uma forma (utilizamos uma forma redonda de 20 cm com furo central) untada com manteiga (ou margarina) e polvilhada com farinha. Leve ao forno preaquecido por 40 minutos, ou até o bolo ficar douradinho (ao espetar um palito de dente, ele deve sair limpo);
-
Após assado, espere o bolo amornar para desenformar. Com um palito de dente, faça furinhos na superfície do bolo - a calda entrará em seu interior, deixando a massa bem molhadinha. Reserve;
-
Para a calda, junte o açúcar e o suco de laranja em uma panela. Leve para ferver em fogo médio;
-
Sem mexer na calda, deixe-a começar a ferver. Conte 3 minutos após o ponto de fervura, em seguida, desligue o fogo;
-
Está pronto! Finalize despejando a calda por cima do bolo. O cheirinho invade a casa inteira e o sabor entrega tudo.
Informações nutricionais
Cada porção: 100g
Calorias: 43.8
Gorduras totais | 2.2g | 2.8% |
Gorduras saturadas | 1.2g | 6% |
Sódio | 25mg | 1.1% |
Carboidratos | 5g | 1.8% |
Fibras | 0.2g | 0.8% |
Colesterol | 12.5g | 4.2% |
Açúcares totais | 2.5g | 0 |
Proteínas | 0.6g | 1.2% |
Vitamina C | 75.7mg | 84.1% |
Cálcio | 10mg | 0.8% |
Ferro | 7.9mg | 43.9% |
Potássio | 15mg | 0.4% |
* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.
** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.
(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.
Publicidade
Como deixar seu bolo de laranja molhadinho ainda mais saboroso
O sabor cítrico combina com a massa levinha e a calda doce na medida certa, resultando em um bolo de laranja molhadinho e perfumado. Perfeito para todas as ocasiões, vai muito bem com uma bebida bem quentinha. Pode ser consumido tanto frio quanto quente, vale experimentar as duas opções.
Experimente deixar o bolo de laranja descansar de um dia para o outro, seja em temperatura ambiente ou na geladeira. O sabor da laranja fica mais forte e a calda ganha suculência.
Outro truque para intensificar o sabor da laranja é adicionar raspas da casca à massa. Antes de descascar a laranja, passe-a em um ralador – faça esse processo com bastante delicadeza, apenas para retirar algumas raspas, evitando ralar a parte branca, que pode amargar o bolo.
Qual a melhor laranja para fazer bolo?
Existem vários tipos de laranja disponíveis no mercado, entretanto, para o preparo de bolos, o ideal é escolher uma fruta que possui bastante suco e sabor equilibrado entre o doce e o cítrico. A laranja-pera é uma das mais utilizadas, pois rende bastante caldo e possui um sabor suave.
A laranja-da-baía também é uma excelente escolha. Seu sabor é um pouquinho mais intenso, porém ela é rica em suco. A casca grossa é um dos grandes diferenciais, pois, quando ralada, as raspas ficam muito aromáticas.
Embora mais difícil de encontrar em mercados, caso seja popular na região em que você mora, vale usar a laranja-cravo no preparo de bolos. Ela possui uma casca mais fina, no entanto sua polpa é bem suculenta, doce e com bastante suco. Ela é menos ácida que outras variedades.
Na hora de escolher, prefira laranjas mais frescas, com a casca uniforme, firme e sem presença de marchas. Para bolos, evite laranjas azedas, como a laranja-da-terra, que é bastante ácida e amarga – mais indicada para o preparo de compotas.
O que fazer para o bolo não amargar?
A principal causa do amargor em bolo de laranja está relacionada com o uso incorreto da fruta. Durante o preparo, é preciso se certificar de retirar todas as sementes, pois se elas forem batidas no liquidificador, consequentemente a massa ficará amarga.
Também é preciso tirar todo o albedo (a parte branca que envolve a polpa) e a casca, pois, ao entrarem em contato com o suco da fruta, podem amargar toda a sua receita, seja o bolo ou a calda.
Além da fruta, fique de olho no fermento. Em excesso, ou se estiver vencido, além de deixar o bolo solado, o sabor ficará muito desagradável, com um amargo forte. Confira também se ovos não estão estragados e se a farinha está no prazo de validade indicado para uso.
Dicas para um bolo de laranja molhadinho perfeito
Para deixar o bolo de laranja molhadinho com a massa leve e fofinha, peneire os ingredientes secos. Isso ajudará a incorporar ar ao preparo e evitar a formação de gruminhos. Certifique-se de bater todos os ingredientes líquidos no liquidificador até obter uma mistura homogênea sem a presença de partes da fruta.
Após adicionar a farinha à massa, evite mexer demais ou misturar com muita força, pois isso pode ativar o glúten da farinha, que deixa o bolo embatumado, com a massa densa. Faça a incorporação dos ingredientes com delicadeza e acrescente o fermento somente no final do processo.
Não deixe a calda ferver por muito tempo, além de reduzir, ela pode engrossar, o que dificultará na hora da massa absorver o líquido, criando uma camada cristalizada por cima do bolo. Após desenformar o bolo, faça furinhos em sua superfície, com um palitinho de dente ou um garfo, assim, ao despejar a calda, ela penetrará no interior da massa, deixando-a bem molhadinha.
Armazene o bolo de laranja molhadinho em pote hermético por até 2 dias fora da geladeira, ou por apenas 1 dia, caso more em uma região muito quente. Na geladeira, pode conservar por até 5 dias.
Caso queira congelar, a dica é deixar o bolo sem a calda, pois, após descongelada, ela muda de textura e de sabor. O bolo pode ser congelado inteiro ou em fatias. Espere ele esfriar completamente, coloque em um pote hermético, ou enrole em papel-alumínio, e leve ao congelador. Para descongelar, basta aquecer no forno ou em frigideira.
Combina com geleia de frutas vermelhas, goiabada e creme de chantilly. Se você é fã de especiarias, o cravo-da-índia combina muito com o sabor da laranja. Coloque 2 cravos para ferver juntamente com a calda, que ganhará um aroma marcante e um toque de ardidinho no sabor. Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade. Outras opções são noz-moscada e canela em pó. Também aqui é importante não exagerar para não impregnar o sabor do bolo. O ideal é usar uma quantidade mínima, apenas para aromatizar.
Essa receita é muito especial para nós. Esperamos que você também goste e tenha um momento de afetividade na cozinha durante o preparo. Aproveite para conferir nosso bolo de cenoura de liquidificador, outro preparo tradicional que traz a essência do sabor caseiro.
Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramPublicidade
Quantos ML de suco de laranja?
Kellen em 06/08/2024
Olá, Kellen! É usado o suco de 2 laranjas médias para a calda. Na massa, você deve bater as laranjas inteiras sem a casaca.
Jaqueline Souza em 06/08/2024
Oi esse bolo é bom mesmo?
Ester em 09/08/2024
Olá, Ester! Esse bolo é uma delícia, fica macio e molhadinho 😋 Porém, é preciso tomar cuidado para não ficar amargo. Uma dica é descascar bem a laranja, retirar toda a parte branca (albedo) e utilizar apenas a polpa. Ou ainda, se preferir, utilizar apenas o suco da fruta! 😉 Depois conte para gente como ficou! ❤️
Thaís Navarrete Resende em 09/08/2024
Oi! Esse bolo fica bom para fazer para as visitas?
Ester em 09/08/2024
Olá, Ester! Sim, esse bolo fica macio e úmido, ótimo para ser servido para as visitas! Principalmente acompanhado por um cafézinho 🥰
Thaís Navarrete Resende em 09/08/2024
Por que o bolo de laranja fica amargo?
Graça em 06/08/2024
O bolo de laranja fica amargo porque, provavelmente, sementes e o albedo (parte branca) assaram junto com a massa. Para isso não acontecer, descasque bem, tirando toda a parte branca e usando apenas a polpa. Na dúvida, utilize apenas o suco. E prefira laranjas bem madurinhas.
Jaqueline Souza em 06/08/2024
Olá! Pode substituir a Laranja-pera por Laranja cravo?
Anna Luiza em 06/08/2024
Olá, Anna! Pode sim 😉
Jaqueline Souza em 06/08/2024