Esse bolo de fubá cremoso fica com a textura macia e molhadinha - tipo pudim. Para ficar mais leve, a massa não leva farinha de trigo. O tempo de forno é maior do que os bolos tradicionais, porém compensa pela cremosidade que derrete na boca.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Reúna todos os ingredientes, utilizando a quantidade indicada, caso contrário, o preparo pode dar errado. Retire a manteiga e os ovos da geleira meia hora antes de usar;
-
Ligue o forno a 180 ºC para preaquecer. Unte uma forma retangular (28 x 18 x 5 cm) com manteiga. Polvilhe fubá por toda a forma. Reserve;
-
Quebre os ovos, um por vez, em um recipiente pequeno, para verificar se estão bons. Transfira os ovos para o liquidificador. Junte a manteiga, o queijo ralado, o amido de milho, o fubá, o açúcar e o leite. Bata por 5 minutos, até obter uma mistura homogênea;
-
Transfira a mistura para uma tigela e adicione o coco ralado. Mexa com um foeut (batedor de arame) para envolver. Acrescente o fermento e mexa apenas para incorporar - a massa ficará bem líquida, o que é normal, pois é isso que dará a textura cremosa;
-
Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 1 hora e 10 minutos. Retire do forno, coloque na geladeira para esfriar por 1 hora e meia, ou leve ao freezer por 30 minutos;
-
Retire da geladeira, corte as fatias e sirva o bolo de fubá cremoso tipo pudim.
Publicidade
anote aí...
Esse bolo fica bem cremoso, por isso, é importante não desenformar quente – ele pode se desmanchar. Dica: corte as fatias na própria forma. O coco ralado traz um contraste na textura. As laterais ficam douradinhas e crocantes.
Após assado, é normal o bolo murchar um pouquinho. Se preferir, não precisa usar coco ralado, porém a combinação fica muito gostosa. Para quem gosta, use coco ralado fresco ou o industrializado ralado grosso. Isso ressaltará ainda mais a textura.
Dependendo da potência de seu forno, o tempo para assar pode variar entre 1h e 1h30. Não abra o forno antes de 40 minutos, pois o bolo pode murchar. No teste do palito, ao espetar no bolo, mesmo se ele já estiver assado, o palito sairá levemente molhado devido à textura cremosa.
Para saber se o bolo já assou, observe a cor da superfície, que deve ser bem douradinha. Outro truque é apertar levemente o centro do bolo com os dedos – a massa deve apresentar firmeza.
O bolo pode ser consumido tanto gelado quanto morno. Para acompanhar, um café fresquinho. Para um café da tarde, no verão, sirva o bolo com uma bola de sorvete de creme. A combinação é deliciosa.
Quando o assunto é bolo de fubá, o Receiteria tem opções para todos os gostos! Seja com massa fofinha, cobertura, erva-doce, sem farinha de trigo e muito mais. Confira nossa seleção de receitas de bolo de fubá.
Desde criança, sempre gostei de cozinhar e comer. Busco unir duas paixões, cozinha e moda, explorando a estética dos alimentos, composição das cores, texturas, formas, empratamentos e harmonização de sabores. Amo fazer pães e tenho um carinho especial pelo frango frito com purê da minha vozinha.
minhas receitas instagramBolo de fubá
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!