Arroz, creme de leite, leite condensado e canela. Eita, combinação boa! O caldo fica grosso, aromático, doce na medida certa. Observe a textura dos grãos, que devem ficar macios, porém sem empapar. Você pode adicionar alguns cravos ou raspas de casca de laranja.
ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Em uma bancada, separe todos os ingredientes que você precisa para preparar o arroz-doce tradicional. Se necessário, ajuste a quantidade de açúcar ao seu paladar;
Receiteria
-
Em uma panela grande e de fundo grosso, coloque o arroz e a água. Leve para cozinhar em fogo médio até que o arroz chegar ao ponto al dente - não deixe a água secar por completo;
Receiteria
-
Abaixe o fogo no último, adicione o leite e mexa vagarosamente até começar a ferver. Atente-se para não derramar o leite;
Receiteria
-
Com cuidado, acrescente o leite condensado. Mexa sem parar por 2 minutos - o caldo começará a ficar cremoso. Antes de adicionar o adoçar, experimente;
Receiteria
-
Adoce a seu gosto. Adicione a canela em pau e mexa sem parar até o líquido ferver e ficar bem cremoso. Esse processo demora cerca de 15 a 20 minutos, dependendo da consistência desejada;
Receiteria
-
Desligue o fogo, adicione o creme de leite e, com cuidado para não espirrar, misture bem;
Receiteria
-
O arroz-doce tradicional está prontinho! Você pode servir quente ou gelado. Experimente polvilhar canela em pó por cima.
Receiteria
Publicidade
Posso cozinhar o arroz diretamente no leite?
Uma sobremesa simples, mas que entrega uma grande narrativa. Desde o preparo, o arroz-doce é envolvente. Seu aroma se espalha pela cozinha, a cremosidade borbulha na panela, o sabor fica delicado e a atmosfera ganha um ar de carinho. Para tudo ficar perfeito, é preciso atenção aos detalhes.
Muitas pessoas pensam que cozinhar o arroz apenas com leite, sem água, deixará a sobremesa mais cremosa, com sabor concentrado. Entretanto, isso é um erro que pode influenciar tanto na textura quanto no sabor.
Primeiro, o arroz deve ser cozido apenas em água até o ponto al dente (mais para macio). Esse processo ajudará a desatar os grãos, que começarão a soltar parte do amido, permitindo que eles absorvam melhor os líquidos subsequentes até chegar a cremosidade desejada.
Caso você cozinhe o arroz apenas no leite, desde o início, os grãos ficarão duros, pois a proteína do laticínio possui acidez, o que trava o cozimento do amido. O resultado será uma textura desagradável ao paladar (o arroz fica bem murchinho, sem dar uma leve inchadinha).
Também é mais difícil ter o controle do cozimento do arroz no leite. Os grãos podem grudar no fundo da panela, empelotarem ou, até mesmo, ficarem levemente queimados. Na dúvida, a melhor opção é seguir as orientações da receita.
Outro ponto importante é não adicionar o creme de leite durante o processo de cozimento, principalmente se você estiver usando um produto de caixinha ou latinha. O creme vai talhar e deixará a sua sobremesa com uma apresentação pouco apetitosa. Acrescente esse ingrediente apenas após desligar o fogo e misture bem para incorporar.
Embora seja uma técnica simples, cozinhar o arroz previamente em água faz toda a diferença no preparo. Se quiser, nessa primeira etapa, você pode adicionar uma rama de canela para já começar a aromatizar a sobremesa. Por outro lado, cuidado: não exagere na quantidade de água (siga a receita), pois não queremos um resultado papa ou muito molenga.
Como deixar o arroz-doce mais saboroso e perfumado?
O que é gostoso pode ficar ainda mais gostoso com um toque de chefe, uma pitadinha de especiaria e muita magia na cozinha. A receita tradicional de arroz-doce possibilita diversas combinações e variações. Você só tem que escolher a sua preferida. Confira as dicas:
Açúcar queimado: em uma panela de fundo grosso, derreta o açúcar (quantidade indicada nos ingredientes) até obter uma calda dourada (cuidado para não queimar). Despeje o leite, que você utilizará no preparo do arroz-doce, e misture bem. Depois, basta seguir a receita usando o leite adoçado e aromatizado. O açúcar queimado deixará a sobremesa com uma cor caramelo, um sabor mais intenso, além de combinar muito com especiarias.
Cravo-da-índia: essa especiaria é muito usada para aromatizar e saborizar arroz-doce. Ela traz uma leve picância que combina perfeitamente com o sabor doce do prato, deixando-o menos enjoativo. Além disso, forma uma ótima dupla com a canela. Cuidado para não exagerar na quantidade. Coloque entre 3 e 6 cravos para ferver com o arroz-doce e retire-os assim que você desligar o fogo.
Casca de laranja: a casca de laranja traz um toque cítrico e refrescante para o arroz-doce. Você pode adicionar tiras de laranja desidratada para cozinhar juntamente com os outros ingredientes – o sabor ficará bem pronunciado. Outra opção é finalizar a sobremesa com raspas de casca de laranja fresca, que trazem um toque mais suave e delicado. Se preferir, use raspas de casca de limão.
Baunilha: sem dúvida, uma das essências mais adoradas da culinária. A baunilha acrescenta um sabor doce e um aroma reconfortante que combinam muito com arroz-doce. Após despejar o leite na panela, adicione ½ colher de chá de essência de baunilha, misture para incorporar e continue o preparo. Se você tiver acesso, também é possível usar a fava de baunilha, que possui um sabor mais intenso e natural. Também é uma ótima opção para combinar com outras especiarias.
Cardamomo: uma especiaria exótica, levemente picante e um pouco mentolada. É uma ótima opção para fugir do tradicional e deixar o arroz-doce com um elemento surpresa. O aroma é refrescante e entrega um ar sofisticado. Use uma pequena quantidade de sementes moídas. Experimente combinar o cardamomo com açafrão e canela.
Coco ralado: uma adição simples que traz textura e cremosidade ao prato. O coco ralado pode ser incorporado durante o preparo ou na finalização. Evite produtos adoçados, pois há vários ingredientes doces, e a sobremesa pode ficar muito enjoativa. A polpa ralada fresca é uma boa opção. Vale substituir parte do leite de vaca por 1 vidrinho de leite de coco (200 ml), que ajudará tanto na cremosidade quanto na intensidade do sabor.
Frutas secas: as frutas secas deixam a sobremesa com um ar mais festivo. É uma ótima opção, por exemplo, para servir na ceia Natalina – você pode adicionar uvas-passas na finalização do prato. Também ajudam a enriquecem a textura, o sabor e a apresentação do arroz-doce. Experimente acrescentar tâmaras ou damascos para um toque de doçura (vale diminuir a quantidade de açúcar). Já cubinhos de abacaxi desidratados trazem um toque de acidez.
Leite Ninho: o leite Ninho possui um sabor doce, levemente amanteigado, perfeito para realçar o sabor de sobremesas com cremes à base de leite. Experimente: em um recipiente, misture 1 e ½ xícara de chá de leite Ninho com 200 ml de leite de coco até obter um creme aveludado, sem pelotinhas. Quando estiver quase finalizando o arroz-doce, despeje essa mistura na panela e mexa bem. O resultado será um creme espesso e concentrado. Atenção: diminua a quantidade de açúcar a gosto para equilibrar a doçura.
1 pitada de sal: embora o arroz-doce seja uma sobremesa doce, uma pequena pitada de sal faz toda a diferença no equilíbrio do prato. Essa pitadinha ajuda a realçar o sabor dos outros ingredientes, principalmente das especiarias. Também suaviza a doçura excessiva, criando uma experiência gustativa mais harmônica. É claro, não exagere na quantidade, caso contrário, o sabor salgado vai se sobressair.
Arroz-arbório: o arroz-doce é tradicionalmente preparado com arroz tipo agulha. Entretanto, você pode usar o tipo arbório (arroz de risoto) para deixar a sobremesa mais cremosa e aveludada, uma vez que esse grão libera bastante amido durante o cozimento. O processo de preparo é o mesmo – comece cozinhando em água até o ponto al dente. Depois, adicione o leite e fique de olho na consistência do arroz, que deve ser macia ao morder. Dica: deixe o leite quente em uma chaleira e vá adicionando aos poucos (como no processo de preparo do risoto).
Brinque com as especiarias. Não gosta de canela? Use cravo. Não gosta de cravo? Uma pitada de noz-moscada também é bem-vinda. Apenas tome cuidado para não exagerar. O ideal é criar um equilíbrio de sabor, valorizando o aroma e a harmonia entre os ingredientes.
Após pronto, espere o arroz-doce esfriar completamente antes de armazenar. Guarde em potes de vidro, ou plástico, e leve à geladeira por até 5 dias. No congelador, conserva por até 3 meses. Na hora de aquecer, você pode acrescentar um pouquinho de leite para devolver a cremosidade ao preparo.
Além de ser um clássico brasileiro, essa sobremesa possui versões em vários países, como o arroz-doce tailandês, espanhol, indiano e italiano. Confira essas e outras opções de preparo na nossa seleção de receitas de arroz-doce.

Oie! Eu sou a Helô, graduanda de Comunicação e Multimeios, redatora e amante do mundo culinário. Antes de começar a trabalhar no Receiteria, já era aventureira da cozinha por incentivo da minha família. Acredito que a comida e a comunicação andam juntas e tem como principais temperos o amor e a troca entre as pessoas.
minhas receitas instagram
Arroz doce
Publicidade
Como posso dar um toque especial ao meu arroz-doce tradicional?
Márcia em 06/08/2024
Você pode adicionar canela em pau, baunilha ou casca de limão durante o cozimento para aromatizar o arroz. Também pode polvilhar canela em pó ou coco ralado por cima na hora de servir. Fica delicioso!
Heloisa Manzano
em 07/08/2024
Como posso armazenar o arroz-doce tradicional para consumir depois?
Cátia em 06/08/2024
Guarde em um recipiente hermético na geladeira por até 2 a 3 dias. Ao reaquecer, adicione um pouco de leite para recuperar a cremosidade. Evite congelar, pois a textura pode ser afetada.
Heloisa Manzano
em 07/08/2024
Posso substituir o leite integral por leite desnatado ou vegetal na receita?
Miriam em 24/07/2024
Sim, você pode usar leite desnatado, leite de coco, leite de amêndoas ou qualquer outro leite vegetal de sua escolha. Lembre-se de que isso afetará o sabor final do prato ou até mesmo a cremosidade, principalmente falando do leite desnatado, que tem um baixo teor de gorduras.
Heloisa Manzano
em 07/08/2024
Posso usar arroz integral para fazer o Arroz Doce Tradicional?
Sandra em 30/07/2024
Sim, é possível usar arroz integral, porém, o tempo de cozimento será mais longo e o resultado final terá uma textura diferente.
Heloisa Manzano
em 07/08/2024
Qual o melhor tipo de arroz para fazer Arroz Doce?
Lúcia em 26/07/2024
O melhor tipo de arroz para arroz doce é o de grão curto ou médio, como o arbóreo. E embora outros tipos possam ser usados, o resultado final pode variar um pouco em textura e consistência devido à quantidade de amido.
Heloisa Manzano
em 07/08/2024
avaliações
filtrar ordenar Lucilene
17/02/2025
Crislei
29/01/2025
André Pinheiro de jesus
20/11/2024

Girlene sperandio
18/11/2024
Anonio p f
09/11/2024
JANILDA Rodrigues dos Santos
03/11/2024

Luiz Carlos
03/11/2024
Edna Santos
25/08/2024
Luiza
25/08/2024

Gisele Ap.R. de Oliveira
24/07/2024
Valdenice
13/07/2024
Lourdes
26/05/2024
Monize
09/03/2024
Irisdalva de Sousa Martins de aquino
02/02/2024
Joao
14/01/2024
Cauê
24/12/2023
Beatriz á Magalhães Souza
04/12/2023
Lúcia Rita
19/11/2023
Karina
13/11/2023
Lana Karina
17/10/2023
Publicidade