Inove no preparo do arroz. O sabor suave do champignon combina muito com o creme branco, resultando em um prato requintado, porém rápido e relativamente barato. Quem gosta de risoto, vai amar o arroz à piamontese, pois a textura lembra bastante.
Lista de ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Corte o champignon em fatias médias (se você picar muito pequeno, ele vai sumir na receita). Cozinhe o arroz como de costume, ou aproveite as sobras do dia anterior. Pique o alho bem fininho. Se quiser, adicione 1/2 cebola picada em cubinhos;
Receiteria
-
Em uma panela alta de fundo largo, derreta a manteiga e refogue o alho (e a cebola se for usar) em fogo baixo;
Receiteria
-
Despeje o champignon e refogue por mais 1 minuto;
Receiteria
-
Junte o arroz cozido e misture bem;
Receiteria
-
Acrescente a mussarela e misture até derreter;
Receiteria
-
Coloque o creme de leite e mexa com cuidado para incorporar todos os ingredientes, cerca de 30 segundos. Não deixe o creme secar;
Receiteria
-
Finalize com sal, pimenta e salsinha a gosto. Se quiser, use outras ervas de sua preferência. Desligue o fogo;
Receiteria
-
O arroz ficará bem úmido e cremoso, parecido com a consistência de um risoto. Sirva imediatamente.
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Uma pitadinha de noz-moscada combina muito com o sabor do creme de leite. Na hora de servir, polvilhe queijo ralado por cima e um fio de azeite. Fica ainda mais gostoso. Se você come proteína animal, carne grelhada é uma excelente opção de acompanhamento. Se quer um prato vegetariano, sirva com legumes refogados.
É possível usar tanto o champignon em conserva quanto o fresco (esse possui um sabor mais suave). Se preferir, substitua a mussarela por outro queijo que derrete, como o gouda ou emmental. Para trazer um sabor cítrico ao prato, após refogar o champignon, despeje 4 colheres de sopa de vinho branco e espere reduzir quase completamente antes de acrescentar o queijo.
Também experimentamos uma versão mais rápida e com menos ingredientes. Tão gostoso quanto o à piamontese, o arroz de leite fica cremoso e é muito fácil de fazer.

Olá, sou a Eliana! Gosto de ensinar pessoas a fazer comida de forma prática e sem complicação. Há 16 anos, produzo conteúdo sobre gastronomia. Acredito que a comida simples, quando executada com amor e algumas técnicas, faz bonito em sua mesa.
minhas receitas instagram
Arroz
Publicidade
Qual o tipo de arroz devo usar?
Naiara em 13/08/2024
Olá, Naiara! O arroz utilizado foi o arroz agulhinha 😊
Thaís Navarrete Resende
em 13/08/2024
Qual a origem do arroz à piamontese?
Márcia em 04/08/2024
Quando os imigrantes italianos, da região de Piemonte, chegaram ao Brasil, eles não encontravam arroz arbóreo para preparar risoto, então, adaptaram a receita com arroz agulhinha, acrescentando creme de leite para trazer cremosidade ao prato.
Eliana Scamaral
em 06/08/2024
Posso tirar o champignon do arroz à piamontese?
Edna em 23/07/2024
O arroz à piamontese tradicional é feito com champignon e creme de leite. Entretanto, você pode fazer uma releitura do prato. A dica é substituir por palmito, abobrinha ou brócolis, que combinam com creme branco.
Eliana Scamaral
em 06/08/2024
Por que o arroz à piamontese ficou todo grudado e compacto?
Heloísa em 01/08/2024
Provavelmente, o creme cozinhou demais no fogo e reduziu. É possível salvar a receita acrescentando 1 colher de sopa de creme de leite ou de requeijão (se precisar, adicione mais). Misture para incorporar e desligue o fogo, caso contrário o creme reduzirá novamente.
Eliana Scamaral
em 06/08/2024