receitas de Massas

Uma boa massa tem que cozinhar no ponto certo. Pode ser a macarronada de domingo, lasanha, nhoque, pizza, pão, panqueca. Há receitas práticas, com muito queijo, molho vermelho, legumes. Os clássicos italianos e os pratos do jeitinho que brasileiro ama. É hora de colocar a mão na massa!

massas rápidas

ver mais

Não precisa passar o dia na cozinha com um monte de panelas. Massas rápidas e deliciosas.

lasanhas

ver mais

Para cada camada, uma porção generosa de molho. Varie nos recheios e no preparo das massas.

Macarrão ao molho branco rápido

"É uma receita simples e ao mesmo tempo saborosa." ver receita

últimas receitas

seleções de receitas

dúvidas sobre receitas de Massas

O macarrão grano duro é uma ótima escolha, pois possui uma boa quantidade de fibras e carboidratos complexos. Já a massa integral é indicada pra quem busca valor calórico mais baixo. Outras opções são os macarrões de arroz, quinoa e milho, que não possuem glúten e apresentam mais digestibilidade.

A massa integral é feita com farinha de trigo integral, mantendo o germe e o farelo, que são ricos em fibra. A massa de sêmola é feita com a sêmola de trigo, uma farinha mais grossa e dura, que garante textura firme. A massa com ovos ganha uma dose extra de gorduras e proteínas, além de cor amarela intensa (perfeita para massas caseiras frescas).

Entre as opções populares, o macarrão integral é o que possui menos carboidrato, além de uma boa dose de fibras que ajuda na digestão. Atualmente, existem massas sem carboidrato, como o macarrão de konjac, ou de batata-doce com pouquíssimo carboidrato.

Entre as opções populares, o macarrão integral é o que possui menos carboidrato, além de uma boa dose de fibras que ajuda na digestão. Atualmente, existem massas sem carboidrato, como o macarrão de konjac, ou de batata-doce com pouquíssimo carboidrato.

A farinha de trigo tipo 00 é a mais refinada, com muita umidade e glúten, perfeita para pizzas e pães, entretanto nem sempre é fácil de encontrá-la nos mercados. Uma opção acessível, e muito usada para fazer pizzas, é a farinha tipo 0, também refinada e rica em glúten.

O espaguete é a massa mais popular e consumida no Brasil, além de ser mundialmente muito conhecida e apreciada. Possui preparo fácil e combina com muitos molhos. Outras massas populares são: fettuccine, fusilli, penne, farfalle, linguine, pappardelle e rigatoni.

A massa fresca é feita com trigo, ovos e sal. Deve ser conservada no refrigerador, possui textura macia, sabor encorpado e demora mais para cozinhar. É ideal para pratos delicados, como ravióli e tortelline. A massa seca é produzida em larga escala, possui textura firme e sabor mais neutro, ideal para suportar molhos robustos, como à bolonhesa.

A massa fresca possui textura macia e sabor encorpado, é mais levinha e desmancha na boca. Uma ótima opção para lasanhas com molho branco e queijo. Já a massa seca é ótima para lasanhas que precisam ficar com a estrutura bem firme, principalmente se o molho for mais ralo.

A maneira mais segura para saber se uma massa está cozida é seguir as instruções de cozimento da embalagem. No ponto al dente, a massa fica firme, porém macia. Pegue um pedaço e corte ao meio, se o miolinho estiver com um pontinho branco, deixe cozinhar por mais um tempo. Quando estiver cozida, esse pontinho some.

A massa não dever ser lavada após o cozimento. Ela possui a quantidade necessária de amido para complementar o preparo. Ao lavar, o amido é retirado e os molhos ou temperos não grudam na massa.

Pode, entretanto não é necessário. O óleo ajuda a deixar a massa mais soltinha. É possível adicionar o azeite ou a manteiga após o cozimento, garantindo, assim, que ela não fique muito escorregadia e o molho tenha uma boa aderência. Colocar óleo na água é uma boa dica para cozinhar massas que ficarão na geladeira ou na marmita.