Se tem um ingrediente que não pode faltar na mesa brasileira, é o arroz. Para ele ficar soltinho, macio, perfumado e saboroso, é preciso seguir algumas proporções e preparar um refogado de alho no capricho. A folha de louro faz o cheirinho de comida gostosa chegar longe.
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
-
Utilizamos apenas um dente de alho. Se você prefere um sabor acentuado, utilize dois. Também pode usar meia cebola fatiada bem fininha. É possível substituir o óleo por azeite;
Receiteria
-
Com o auxílio de uma peneira, lave bem os grãos de arroz. Espere a água escorrer completamente;
Receiteria
-
Em uma panela média, esquente o óleo em fogo baixo. Leve o alho para refogar (e a cebola, se quiser), mexendo constantemente. Assim que o alho dourar, adicione o arroz e o sal. Mexa bem para os grãos ficarem soltinhos;
Receiteria
-
Após refogar o arroz por cerca de 1 minuto (isso ajuda a deixar o arroz soltinho), acrescente a folha e a água fervente. Experimente a água do cozimento e, se preciso, acerte o sal;
Receiteria
-
Diminua o fogo, deixe a panela semitampada e cozinhe até secar a água (cerca de 8 a 10 minutos). Para verificar se a água secou, basta espetar o arroz com um garfo, afastando cuidadosamente os grãos. Observe o fundo da panela;
Receiteria
-
Desligue o fogo e tampe completamente a panela. Deixe o arroz descansar por, pelo menos, 5 minutos antes de servir. Os grãos vão terminar de cozinhar no próprio vapor;
Receiteria
-
Retire a folha de louro e sirva em seguida. Bom apetite!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Evite mexer o arroz com colher de pau ou espátula enquanto ele estiver quente – isso pode quebrar os grãos e resultar na formação de ‘papas’. Quando o arroz estiver morninho, use um garfo para afofar, delicadamente, os grãos.
Adicione uma fatia de gengibre ao cozimento e o seu arroz ficará aromatizado. Para deixar com uma cor amarelinha, basta acrescentar uma colher de café de açafrão. Também vale finalizar com cheiro-verde fresquinho.
Um dos principais erros no preparo do arroz é o fogo. Se ele estiver baixo demais, o arroz demorará muito para chegar ao ponto e pode ficar papa. Se estiver alto, os grãos ficarão duros. A água precisa ter bolinhas, mas não a ponto de ferver muito rapidamente.
O arroz soltinho, com certeza, pede um feijão bem temperadinho e com caldo. Do jeito que a gente ama! Confira a receita.

Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramPublicidade
Por que o arroz fica empapado?
Regina em 25/07/2024
Você pode ter adicionado muita água. Também é importante que a água esteja fervente. Evite mexer no arroz após colocar a água. Deixe o arroz selar no óleo quente por um minuto antes de despejar a água.
Jaqueline Souza
em 06/08/2024
Como esquentar arroz corretamente?
Lúcia em 27/07/2024
Retire da geladeira e, com um garfo, separe os grãos que estão grudadinhos. Para conservar o arroz soltinho, ao invés de água, coloque 2 ou 3 pedras de gelo em cima do arroz, tampe a panela e deixe esquentar em fogo médio por 3 minutos. Ficará fresquinho!
Jaqueline Souza
em 06/08/2024
Posso congelar arroz?
Miriam em 25/07/2024
É possível congelar arroz por até 3 meses. Antes de levar ao congelador, espere esfriar, divida em porções e guarde em saquinhos com boa vedação ou em vasilhas. Para descongelar, coloque na parte de baixo da geladeira e espere o gelo derreter completamente antes de esquentar.
Jaqueline Souza
em 06/08/2024