O bolo da moça é conhecido por sua doçura e cremosidade. A massa feita com leite condensado fica com uma textura macia, entre um bolo e um pudim. Não precisa de fermento para crescer. Seu preparo é muito simples e a mistura dos ingredientes pode ser feita no liquidificador.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Junte os ingredientes para fazer o bolo da moça. Já deixe a forma redonda (23 cm de diâmetro) com furo no meio untada e enfarinhada. Coloque o forno para preaquecer a 180 ºC por 10 minutos;
-
Quebre um ovo de cada vez em um recipiente pequeno e transfira para o liquidificador - se um estiver estragado, você não perde a receita. Junte o leite condensado, o leite integral, o leite de coco e a manteiga. Bata bem até obter uma mistura cremosa;
-
Sem parar de bater, comece a adicionar o açúcar aos poucos. Quando finalizar a adição, continue batendo por 3 minutos para os ingredientes incorporar totalmente. Transfira o líquido para uma tigela e acrescente a farinha de trigo, misturando bem;
-
Despeje a mistura na forma previamente preparada e leve para assar no forno já preaquecido a 180 ºC por cerca de 1 hora, ou até que o bolo fique firme;
-
Deixe o bolo esfriar dentro do forno desligado com a porta entreaberta, assim, ele não sofre um choque de temperatura. Depois, é só desenformar e servir.
Publicidade
anote aí...
O bolo de moça é muito popular no Nordeste, principalmente em Natal. Ele é uma variação do bolo de leite, uma receita portuguesa. Enquanto assa, não se preocupe com a textura, que parece solada. Esse bolo não fica fofinho, ele fica cremoso, por isso, um pouco mais denso, porém sem ser borrachudo.
Evite abrir o forno durante o preparo, pois a massa perde calor e murcha. Deixe para abrir após 50 minutos. No teste do palito (espetar o palito no bolo, se ele sair limpo, o bolo está assado), provavelmente ele não sairá limpo, pois o miolo do bolo fica cremoso.
Se quiser, adicione 30 gramas de parmesão ralado à massa. Após desenformar, você pode polvilhar açúcar refinado misturado com canela sobre o bolo, trazendo um aroma muito gostoso. Sirva com um cafezinho fresco, seja no café da manhã ou da tarde.
Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!