O molho de tomate deixa a carne de panela muito saborosa e suculenta. Nessa receita, você não precisará adicionar água. A carne é cozida lentamente, em fogo baixo, o que garante uma textura macia e um prato bem temperado. Utilizamos acém, mas fique à vontade para usar outros cortes, como coxão duro ou músculo.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Já pique os ingredientes para começar o preparo. Corte a carne em cubos médios. A cebola e o tomate devem ser fatiados em rodelas finas. Pique o alho finamente em lâminas. Separe todos os ingredientes na bancada;
-
Em um bowl, misture a carne com os seguintes temperos: pimenta, sal, colorau, alho e azeite. Massageie com as mãos para espalhar melhor. Reserve para marinar por, pelo menos, 30 minutos;
-
Em uma panela de pressão, faça uma camada com metade dos anéis de cebola e regue com azeite;
-
Faça uma camada com metade das rodelas de tomate por cima e posicione todos os pedaços de carne sobre ela;
-
Despeje o molho de tomate por cima da carne, adicione o restante das cebolas e o restante dos tomates. Tampe e, após pegar pressão, cozinhe por 30 minutos em fogo baixo;
-
Espere a pressão sair sozinha para abrir a panela. Sirva com arroz branco, farofa e salada!
Publicidade
anote aí...
Se você tiver tempo, deixe a carne marinando nos temperos por 12 horas na geladeira. Além de ajudar a amaciar o acém, intensifica os sabores. Retire a carne da geladeira, 30 minutos antes de começar o preparo.
É importante cozinhar em fogo baixo. Aqui, 30 minutos foram suficientes para a carne ficar macia. Entretanto, após abrir a panela, se achar que a carne ainda está um pouco dura, volte-a para a pressão por mais 5 minutos.
Se quiser um caldo mais grosso, deixe a carne apurando em fogo baixo, com a panela destampada por alguns minutos. Para um caldo mais ralo, basta acrescentar um pouco mais de água.
Durante o cozimento, o acém diminui de tamanho, por isso não corte pedaços muito pequenos. Tente manter os cubos mais ou menos do mesmo tamanho para um cozimento uniforme, caso contrário, alguns cozinharão demais, quase desmanchando, e outros ficarão duros.
Você pode acrescentar outros temperos, como alho-poró, pimenta-de-cheiro, pimenta-dedo-de-moço, folha de louro, raminhos de tomilho, entre outros. Priorize uma combinação de sabores.
Além de ficar uma delícia com arroz, farofa e salada, a carne de panela pode ser servida com purê de batata cremoso ou polenta.
Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramCarne de panela
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!