O ratatouille à brasileira é uma versão criativa e deliciosa do clássico prato francês. O preparo combina os vegetais típicos do ratatouille – como abobrinha, berinjela, tomate e cebola – com o sabor marcante da linguiça calabresa. Sirva com arroz branco, pão rústico ou com uma massa simples.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Junte os ingredientes em uma bancada. Para começar, lave bem todos os legumes. Seque-os com papel-toalha ou pano limpo;
-
Com uma faca afiada, corte a abobrinha em rodelas finas (1 cm de espessura). Faça o mesmo com a berinjela e os tomates. Descasque e corte as cebolas em fatias finas. Retire a pele da calabresa e corte em rodelas finas (0,5 cm de espessura);
-
Em um refratário ou forma redonda (26 cm de diâmetro), monte camadas alternadas de abobrinha, berinjela, tomate, cebola e linguiça calabresa. Organize de forma circular ou em fileiras, intercalando as cores para criar um visual bonito;
-
Tempere com sal e pimenta-do-reino. Regue com o azeite. Leve ao forno a 180 ºC por cerca de 40 minutos, ou até os legumes ficarem bem cozidos;
-
Retire do forno, finalize com mais um fio de azeite e decore com ervas frescas, como tomilho ou manjericão, se desejar. Sirva como acompanhamento ou prato principal!
Publicidade
anote aí...
Um prato simples e delicioso. O cuidado na montagem faz toda a diferença tanto na apresentação quanto no cozimento. Se os legumes ficarem muito amontoados, eles não vão cozinhar ao mesmo tempo, consequentemente ficarão com texturas diferentes.
Outro ponto importante para criar camadas harmoniosas é fatiar os legumes na mesma espessura, caso contrário, aqueles que estiverem mais finos, ficarão muito moles e aqueles que estiverem mais grossos ficarão duros.
Para garantir um prato colorido, com os sabores bem distribuídos, uma dica é organizar previamente todos os ingredientes fatiados em ordem de montagem. Se quiser, pode adicionar ervas frescas entre as camadas para um aroma mais marcante, como tomilho, manjericão e alecrim.
Antes de montar o ratatouille, vale forrar a forma com uma camada generosa de molho de tomate caseiro, ou um molho com pimentões assados. Você também pode finalizar o preparo com mais molho e queijo ralado para gratinar. Fica uma delícia!
Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramRatatouille
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!