Um prato tradicional do nordeste brasileiro, a caranguejada traz o sabor intenso do crustáceo, com o frescor do leite de coco e uma combinação de temperos. Os caranguejos são quebrados, com um martelinho ou faca, na hora de comer, deixando a experiência mais interativa. É o tipo de refeição perfeita para compartilhar com pessoas queridas.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Deixe todos os ingredientes organizados em uma bancada. Lave, higienize, descasque e tire as sementes dos vegetais (somente daqueles que forem necessários). Com tudo em ordem, é hora de fazer caranguejada;
-
Em um liquidificador desligado, coloque o coco cortado em pedaços pequenos e a água (se necessário, repita o processo em porções pequenas para não sobrecarregar o liquidificador). Bata por cerca de 2 minutos. Coe a mistura em uma peneira e reserve;
-
Em uma tábua, pique os tomates, os pimentões, as cebolas e o alho em cubos médios (cerca de 0,5 cm). Leve uma panela grande e alta ao fogo alto, coloque 1 fio de óleo e refogue os tomates, pimentões e cebolas por cerca de 2 minutos;
-
Adicione o alho e continue refogando por cerca de 3 minutos. Tempere com cominho e colorau. Adicione água até cobrir o refogado e espere ferver. Misture para o caldo ficar cada vez mais encorpado. Coloque os caranguejos pré-cozidos no caldo e despeje o leite de coco;
-
Misture e espere o caldo ferver novamente. Quando estiver fervendo, coloque o creme de leite, a mostarda, o sal e o coentro picado. Mexa bem para todos os temperos se espalharem. Deixe os caranguejos cozinharem em fogo médio por 15 minutos;
-
Desligue o fogo. Sirva a caranguejada em uma travessa, despejando um pouco do caldo por cima. Bom apetite!
Publicidade
Como limpar caranguejo
O caranguejo pré-cozido é facilmente encontrado em supermercados, além de ser muito mais prático para o preparo. Se preferir, pode utilizar caranguejos frescos. Para limpar, coloque os caranguejos vivos em uma tigela com água e deixe eles respirarem por alguns minutos – a água ficará bem suja. Troque a água e repita o processo até ela ficar bem limpa.
Quando a água estiver limpa, coloque bastante gelo na tigela e espere os caranguejos adormecerem. Em seguida, vire um caranguejo de barriga para cima e abra o último segmento do abdômen – espete uma faca nesse ponto para matá-lo. Tire a casquinha que se abriu e retire as fezes do caranguejo.
Com uma escova própria para limpeza de alimentos, lave-o por inteiro, principalmente a cavidade aberta e as patinhas. Embaixo da água, retire as unhas do caranguejo para os temperos entrarem facilmente. Com uma faca, raspe totalmente os pelos. Após limpar todos os caranguejos seguindo a mesma orientação, transfira-os para uma panela grande, coloque água até cobrir e leve ao fogo alto por 15 minutos – tempo suficiente para eles ficarem pré-cozidos.
Dicas de preparo e como comer caranguejada
Para deixar a caranguejada com um sabor mais intenso, marine os caranguejos pré-cozidos por, no mínimo, 1 hora, com alho, limão e pimenta-do-reino. A carne fica ainda mais macia. No molho, você pode adicionar outras especiarias, como pimenta-caiena e curry, que trazem um toque picante e aromático.
Experimente cortar alguns pedaços de coco fresco em cubos e adicione ao molho. Isso traz um toque tropical para o preparo. Também vale finalizar a caranguejada com uma boa quantidade de manteiga (a gosto), que deixará o prato ainda mais cremoso.
Para comer, você precisará quebrar a casca do caranguejo. O jeito mais fácil é começar removendo as patas e as garras. É necessário aplicar uma pressão firme nas articulações, utilizando as mãos ou uma ferramenta, como um martelo de cozinha. As garras são geralmente mais resistentes, então é comum usar um martelo pequeno para abri-las. Cuidado para não esmagar a carne.
Vire o caranguejo de cabeça para baixo e retire a parte frontal da casca, puxando-a delicadamente. Isso abrirá o acesso ao interior, onde ficam as vísceras e a carne (algumas pessoas comem e outras não) – o sabor é mais amargo. Retire as vísceras e a areia, que são indesejadas. A carne suculenta pode ser encontrada nas pernas, garras e na parte central do caranguejo.
É só praticar! Rapidinho, você estará abrindo caranguejos sem dificuldades! O sabor da carne compensa muito. Aproveite para conferir outras receitas com frutos do mar. Há opções com camarão, lagosta, polvo e muito mais.
Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!