O caldo de ossos é famoso por ter muitos benefícios para a saúde. Ele pode ser consumido puro ou como base para preparar cremes, sopas e risotos. Refogamos os ingredientes para trazer mais sabor. Utilizamos apenas sal para temperar, mas você pode incrementar o preparo com ervas frescas e especiarias de sua preferência.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Lave bem os vegetais para fazer essa receita saudável de caldo de ossos. Fatie o gengibre em lâminas bem finas e pique a cebola, o alho-poró e a cenoura em pedaços pequenos. Junte os demais ingredientes do caldo;
-
Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue os ossos de tutano por cerca de 5 minutos, mexendo para não grudar no fundo;
-
Acrescente a cebola, a cenoura e o gengibre. Misture tudo e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo às vezes enquanto refoga;
-
Adicione a água, o alho-poró e tempere com sal. Leve a panela semitampada ao fogo baixo. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora e 30 minutos;
-
Após cozinhar, peneire o caldo usando um pano de prato limpo, ou um coador de voal. Se não for utilizar no momento, reserve o caldo em um pote com tampa;
-
Está prontinho! Agora é só degustar essa caldinho cheio de colágeno. Você pode deixar na geladeira para consumir quando preferir.
Publicidade
anote aí...
O cozimento para extrair os nutrientes e colágenos dos ossos precisa ser lento. Se você cozinhar o caldo por apenas alguns minutos, ele ficará aguado e fraquinho. Por isso, organize seu tempo para fazer essa receita. Não precisa ficar o tempo todo perto da panela, porém é bom conferir de vez em quando.
Se você tiver, prepare o caldo em uma panela de barro ou de ferro, pois esses materiais concentram mais calor, garantindo um cozimento uniforme, o que extrai bem o sabor dos ossos. Se não tiver uma panela grande, peça para o açougueiro cortar os ossos em pedaços menores.
Para dar um toque aromático ao caldo, use ervas frescas e especiarias: ramos de tomilho, folhas de louros e grãos de pimenta-do-reino. Coloque os temperos em uma gaze culinária para facilitar a remoção. Uma porção de cogumelos secos no caldo dá um toque de umami e incrementa o valor nutricional do preparo.
Acrescente 1 colher de sopa de vinagre ao caldo. Isso ajuda a extrair mais colágeno e minerais dos ossos. Você também pode tostar os ossos antes do cozimento: coloque-os no forno a 220 °C por 20 – 30 minutos. Além de criar uma profundidade no sabor, ajuda a liberar mais gordura e colágeno.
Você pode congelar o caldo por até 3 meses. Guarde-o em um pote de vidro com boa vedação. Outra opção é congelar o caldo em forminhas de gelo. Assim, fica mais fácil na hora em que você precisar de pequenas porções para saborizar seus preparos. Vai do congelar direto para a panela. Aproveite também nossa seleção de receitas de caldo .
Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!