Iogurte de coco vegano

Iogurte de coco vegano

Testada por Raphaela Reis publicada em 24/07/2024
800 ml
30min
Avalie agora!

Gostinho de iogurte tradicional, porém sem lactose e livre de crueldade animal. A base desse iogurte vegano é a polpa do coco seco, rica em gorduras boas e muito saudável. O processo de fermentação é muito fácil e interessante de acompanhar. Com frutas e cereais, fica uma delícia.

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. travessa com coco partido e jarra com água de coco

    Receiteria

    Para abrir o coco sem dificuldades: faça um buraco no topo da casca e retire toda a água (reserve). Leve o coco ao forno preaquecido a 200 ºC por 25 minutos, ou até a casca rachar. Retire a polpa com a ajuda de uma faca ou batedor;
  2. liquidificador com a poupa do coco triturada

    Receiteria

    Corte o coco em pedaços médios ou pequenos para não danificar seu eletrodoméstico. No liquidificador, coloque o coco e a água reservada (se não der 300 ml, complete com água de coco comprada). Bata até formar uma pasta;
  3. popa do coco no coador de voar para fazer iogurte de coco vegano

    Receiteria

    Quanto mais tempo batendo, mais leite de coco você consegue extrair da polpa. Transfira a pasta que se formou para um coador de voal ou pano de prato (um pano bem limpo). Com as mãos, esprema bem a polpa para extrair todo o leite de coco;
  4. pote transparente com o iogurte de coco vegano ainda sem fermentação

    Receiteria

    Despeje o leite de coco extraído em um pote de transparente, tampe e deixe decantar (separar o líquido em duas camadas). Passado o tempo, com uma colher, retire toda a camada branca que se formou na superfície do leite;
  5. pote de coco com iogurte de coco vegano e cápsulas de probióticos

    Receiteria

    Transfira a parte branca para um recipiente de vidro esterilizado e adicione o pó das cápsulas de probióticos. Misture bem, tampe com um pano limpo com furinhos. Feche com um elástico. Depois, guarde em um lugar quente e sem luz (como o forno) por cerca de 12 a 24 horas;
  6. iogurte de coco vegano pronto para consumo em pote de vidro transparente;

    Receiteria

    Após a fermentação, coloque o iogurte de coco para gelar. Antes de servir, misture bem ou bata com um mixer - isso deixará a textura bem lisinha.

informações nutricionais (a cada 100g)

12 calorias
10g proteínas
80.3g gorduras
85.3g carboidratos
Informações nutricionais

Cada porção: 100g

Calorias: 12

Gorduras totais 80.3g 102.9%
Gorduras saturadas 58.8g 294%
Sódio 50mg 2.2%
Carboidratos 85.3g 31.0%
Fibras 9.3g 33.2%
Colesterol 0g 0%
Açúcares totais 44.7g 0
Proteínas 10g 20%
Vitamina C 0mg 0%
Cálcio 25.3mg 1.9%
Ferro 4mg 22.2%
Potássio 13.7mg 0.3%

* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.

Publicidade

anote aí...

É muito importante que o pote de vidro esteja esterilizado para a fermentação ocorrer corretamente. Coloque o pote aberto em uma panela e cubra com água. Quando a água começar a ferver, conte 15 minutos. Retire o pote, com muito cuidado para não se queimar, e deixe-o esfriar sobre um pano limpo.

Use um pote grande, sem encher até o topo, pois, durante a fermentação, o volume do iogurte aumenta e pode transbordar. Se o clima estiver frio, a fermentação demora mais para ocorrer, é normal. Observe a presença de bolhas no iogurte e um cheiro meio ácido – isso significa que tudo ocorreu bem. É hora de levar o iogurte para a geladeira – mantenha o pote fechado e refrigerado por até 7 dias.

A quantidade de líquido pode variar de acordo com a consistência do coco. Se preciso, ou caso goste de iogurte menos espesso, adicione mais água de coco. Se desejar um iogurte branquinho, tire a parte escura do coco. Também é possível substituir o coco seco por polpa de coco verde, que é bem molinha e deixará a textura cremosa.

Caso não encontre as cápsulas de probióticos em sua cidade (um produto facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, às vezes em farmácias, e em lojas virtuais), faça um iogurte vegano com castanha de caju. A fermentação dá muito certo e o sabor fica muito gostoso.

Raphaela Reis
feito com por

Prazer, sou a Raphaela Reis! Fiz graduação em Gastronomia, trabalhei com cozinha industrial e gerenciei restaurantes. Gosto de compartilhar receitas acessíveis, fáceis de serem reproduzidas em casa. Valorizo o empratamento e a beleza dos ingredientes para fazer pratos tão bonitos quanto saborosos.

minhas receitas instagram
Iogurte natural
sugestão para você

Iogurte natural

veja mais receitas

Coco Iogurte Veganas

Perguntas & Respostas

sua nota

sua avaliação


Foto da receita
A imagem deve ser em formato PNG, JPG ou JPEG e ter no máximo 30MB

avaliações


Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!