Os legumes refogados são um acompanhamento saudável e trazem muita cor para a sua refeição. Nesta receita, optamos por cenoura, abobrinha, pimentões e cebola-roxa, mas você pode incrementar o prato com outros vegetais, como vagem e brócolis. Aprenda a fazer essa delícia que fica pronta em poucos minutos!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Higienize bem todos os vegetais para fazer esse refogado. Reúna os outros ingredientes sobre uma bancada;
-
Descasque a cebola e o alho. Corte a cebola em meias-luas finas e o alho em cubinhos;
-
Descasque a cenoura e corte em palitinhos (corte julienne), assim como a abobrinha. Corte os pimentões ao meio e retire o miolo com sementes, depois fatie em palitos finos também;
-
Em uma frigideira, em fogo alto, coloque a margarina. Assim que derreter, adicione o alho picado e refogue por 1 minuto, ou até dourar levemente;
-
Adicione a cebola e a cenoura picadas e refogue por mais 2 minutos. Acrescente a abobrinha e os pimentões. Deixe por mais 3 minutos, mexendo sempre para não queimar;
-
Quando os vegetais murcharem, tempere com sal, pimenta e salsinha. Misture para incorporar. Refogue por mais 1 minuto;
-
Está pronto! Aproveite esses legumes refogados como um delicioso acompanhamento.
Publicidade
anote aí...
Utilizamos 2 cenouras pequenas, cerca de 280 gramas. Se estiver utilizando cenoura grande, pode usar apenas uma. Para uma versão vegana, utilize uma margarina vegetal, azeite ou óleo.
Na finalização, experimente adicionar ramos de alecrim fresco, ou tomilho. Fica uma delícia! Você pode incrementar nos temperos, com curry, pápricar, lemon pepper etc. Um fio de molho de soja ou teriyaki dá toque oriental ao prato.
A receita é muito fácil, porém é importante controlar o tempo de cozimento dos legumes. A cenoura cozinha antes da abobrinha, por isso, ela deve entrar antes na panela. O interessante é deixar todos no ponto al dente – cozidos, mas se desmanchar.
Uma ótima opção de acompanhamento para o dia a dia, além de ser prático para montar marmitas. Em uma refeição vegetariana, vai muito bem com purê, arroz, feijão e batata frita. Também combina muito com carne vermelha.
Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!