Preparado com milho em lata, esse curau é uma versão mais prática - e igualmente deliciosa - da tradicional receita brasileira. O amido de milho garante uma textura aveludada e cremosa, enquanto a canela finaliza o prato com um aroma delicioso. Tudo isso sem precisar debulhar milho ou fazer bagunça em sua cozinha!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Comece reunindo todos os ingredientes na bancada para facilitar o preparo dessa receita! No liquidificador, coloque o milho escorrido e o leite;
-
Bata por cerca de 2 minutos, ou até triturar bem o milho. Para um curau mais lisinho, coe essa mistura em uma peneira, pressionando bem para extrair todo o líquido. Descarte o bagaço;
-
Volte o líquido coado para o liquidificador. Adicione o açúcar, o amido de milho e bata por mais 1 minuto, até obter uma mistura bem homogênea;
-
Em uma panela média, despeje a mistura e leve ao fogo médio. Mexa constantemente com uma colher de pau ou espátula para evitar que o curau grude no fundo da panela;
-
Assim que levantar fervura, diminua o fogo e continue mexendo por mais 20 minutos, até engrossar e adquirir uma consistência cremosa. Após começar ferver, em 15 minutos, já chega ao ponto;
-
Transfira o curau de milho em lata para um refratário ou cumbucas individuais e polvilhe canela por cima. Deixe esfriar um pouco antes de servir. Bom apetite!
Publicidade
anote aí...
A receita de curau de milho em lata ficou muito boa, com uma textura cremosa e bem consistente. O sabor do milho fica um pouco mais suave em comparação ao sabor intenso que o milho fresco entrega. A quantidade de açúcar está bem equilibrada, entregando uma sobremesa doce na medida certa.
Utilizar o milho em lata oferece mais praticidade na cozinha. É uma ótima opção para fazer curau no dia a dia e em porções menores. A receita rendeu 280 gramas, que dividimos em 2 porções de 140 gramas. Se quiser, você pode duplicar a quantidade dos ingredientes – lembre-se que o curau demorará um pouco mais para chegar ao ponto, entre 20 e 30 minutos cozinhando em fogo baixo.
Para trazer um sabor fresco e deixar a textura ainda mais cremosa, substitua o leite de vaca por leite de coco. Também vale adicionar coco ralado (fresco ou seco) à massa de curau. Isso traz mais textura para o preparo.
Para quem não é muito fã de canela, nossa dica é finalizar o curau com raspas de limão ou laranja, que trazem frescor, além de oferecer um contraste ácido no sabor.
Se você prefere sobremesas mais docinhas, adicione algumas gotas de essência de baunilha para cozinhar com o curau. É sabor e aroma garantidos. Uma decoração charmosa pede amendoim torrado ou castanhas trituradas na finalização.
O curau é um dos queridinhos do arraiá. Por aqui, a gente espera ansiosamente o mês de junho para começar o preparo da festança com muitas comidinhas deliciosas. Confira outras receitas de festa junina e leve a tradição brasileira para a sua cozinha.
Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!