Não precisa de farinha de trigo, o próprio amido do milho engrossa o creme. Também não precisa coar, o resíduo traz cremosidade para o preparo. Reservamos um punhado de grãos para refogar com cebola e alho, garantindo uma textura mais firme. Se quiser um creme lisinho, bata tudo no liquidificador.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Escorra a água do milho - se quiser, você pode lavar em água corrente para amenizar o gosta de conserva. Pique a cebola em cubinhos pequenos. Fatie o alho bem fininho. Reúna todos os ingredientes;
-
Em um liquidificador, coloque 1 lata de milho e o leite. Bata até atingir uma mistura homogênea, cerca de 2 minutos. Reserve;
-
Em uma panela alta, em fogo médio, derreta a manteiga. Refogue a cebola até murchar. Adicione o alho e continue refogando por 1 minuto, ou até começar a dourar;
-
Despeje a outra lata de milho na panela. Tempere com sal, pimenta e páprica (se quiser, use outros temperos de sua preferência). Misture bem e refogue por 2 minutos, mexendo sempre para não grudar;
-
Despeje o creme reservado na panela. Misture bem e deixe cozinhar por 2 minutos, ou até engrossar - continue mexendo para o creme não empelotar;
-
Desligue o fogo e finalize com cheiro-verde. Sirva o creme de milho quentinho!
Informações nutricionais
Cada porção: 100g
Calorias: 24
Gorduras totais | 15.6g | 20% |
Gorduras saturadas | 9g | 45% |
Sódio | 95.2mg | 4.1% |
Carboidratos | 34.3g | 12.5% |
Fibras | 1.9g | 6.8% |
Colesterol | 4.8g | 1.6% |
Açúcares totais | 16.8g | 0 |
Proteínas | 5.7g | 11.4% |
Vitamina C | 4.8mg | 5.3% |
Cálcio | 23.8mg | 1.8% |
Ferro | 0.5mg | 2.8% |
Potássio | 19mg | 0.5% |
* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.
** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.
(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.
Publicidade
Dicas para incrementar o creme de milho rápido e fácil
Uma receita que combina praticidade e sabor, ideal para aqueles dias em que você deseja uma refeição reconfortante. Embora a versão rápida seja deliciosa por si só, há várias maneiras de incrementar o preparo, trazendo novos sabores para o prato. Aproveite as dicas:
Adicione queijo: uma forma simples de deixar o creme de milho ainda mais cremoso é adicionar uma porção de queijo ao preparo. Escolha um queijo que derrete, como mussarela, gouda ou gruyère. Também é possível usar opções cremosas, como cheddar ou requeijão. Para ousar, acrescente queijo gorgonzola. Na finalização, parmesão ralado é muito bem-vindo.
Experimente com bacon e linguiça calabresa: para quem gosta de um prato mais robusto, adicionar cubinhos de bacon e calabresa bem fritinhos é uma ótima opção. Você pode escolher um ou outro, assim como utilizar os dois, que formam uma boa combinação. Esses ingredientes trazem um sabor defumado, naturalmente salgadinho, contrastando com a doçura do milho. Também acrescentam textura ao preparo.
Acrescente alho-poró: ao contrário do bacon e da linguiça calabresa, o alho-poró traz suavidade e delicadeza ao creme de milho, além de oferecer uma textura macia. Para incorporá-lo, basta higienizar bem, cortar em rodelas finas e refogar juntamente com a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Depois, é só seguir com o preparo. A combinação do milho com o alho-poró resultará em um prato mais aromático.
Aposte no frango desfiado: uma combinação que faz muito sucesso na culinária. A textura macia e o sabor suave do frango harmoniza perfeitamente com a cremosidade do creme de milho. Prepare um frango desfiado bem temperadinho e refogue-o juntamente com a cebola. Vale adicionar uma pitada de açafrão para trazer cor ao prato.
Use um caldo caseiro: você pode substituir o leite por um caldo caseiro. Uma boa opção é utilizar a água do cozimento do peito de frango, que se transforma em um caldo muito saboroso – principalmente se você estiver utilizando frango desfiado no preparo. O caldo de legumes, preparado com ingredientes frescos, também combina muito nessa receita.
Substitua o leite por leite de coco: outro ingrediente que ajuda a deixar o creme de milho mais cremoso é o leite de coco, uma vez que possui alto teor de gordura. Lembre-se que o leite de coco é levemente adocicado (e o milho também), então, você precisará caprichar nos temperos. Vale adicionar algumas gotinhas de suco de limão para trazer um pouco de acidez.
Varie nos temperos: o tempero é a alma da cozinha! Aqui, o único segredo é testar e experimentar. Além dos temperos que utilizamos, você pode adicionar novos sabores, como tomilho, pimenta-dedo-de-moça picadinha e sem semente, cominho, colorau, pimentão, pimenta-de-cheiro, coentro, tempero baiano, açafrão, manjericão, curry, lemon pepper etc. Apenas tome cuidado na quantidade e evite fazer uma grande mistura, pois o sabor do milho pode se perder. Use entre 2 e 3 combinações.
Faça uma versão sem lactose: é fácil adaptar o creme de milho para uma versão vegana, sem lactose e outros ingredientes de origem animal. A receita original leva 2 xícaras de chá de leite, que você pode substituir pela mesma quantidade de leite de coco ou de caldo de legumes. Também leva 2 colheres de sopa de manteiga, que você pode substituir pela mesma quantidade de margarina vegetal ou de azeite. Se desejar uma textura mais cremosa, é possível incluir creme de castanha de caju.
Não faltam opções para você deixar o creme de milho rápido ainda mais saboroso! Esse prato está entre os queridinhos das Festas Juninas – e a gente entende o motivo. Realmente é muito saboroso. Gostoso de comer bem quentinho. Sirva em cumbuquinhas individuais e decore com cebolinha picada bem fininha ou folhinhas de salsinha delicadas para trazer um charme.
Qual a diferença entre o milho em lata e o milho da espiga?
É difícil um brasileiro que não goste de pelo menos um prato preparado com milho. Em algumas épocas do ano, é fácil encontrar espigas de milho em supermercados, em outras, o milho em conserva é a opção mais popular, além de ser a mais barata. A dúvida que fica: será que esses ingredientes interferem muito no resultado das receitas? Para começo de conversa, a resposta é: depende.
Embora o milho da espiga e o em lata venham da mesma planta, cada um possui as suas particularidades. Como o nome indica, o milho da espiga é fresco, ele vem diretamente da planta. Além disso, possui uma maior quantidade de amido, consequentemente é um espessante mais eficaz, e seu sabor é mais intenso.
No preparo de um creme, por exemplo, o milho da espiga, tende a oferecer uma textura mais firme e um sabor mais intenso. Há um frescor acentuado. Dependendo da idade do milho, é preciso coar a mistura depois de batida no liquidificador, pois o bagaço fica bem grosso.
Outro ponto é que o preparo demanda um pouco mais de tempo. Primeiro, é preciso debulhar a espiga. Depois, demora mais para cozinhar, uma vez que o milho está cru e precisa apurar no fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
O milho em lata passa por um processo de conservação industrial. Os grãos são cozidos, embalados e preservados em latas com uma solução de água, sal, açúcar e outros conservantes. Sua vida útil é mais longa. Possui uma menor quantidade de amido, por isso, muitas vezes, precisa da ajuda de outro espessante para engrossar as receitas. Seu sabor é mais adocicado e bem suave.
Nessa receita, o milho em conserva resultou em um creme suave, com textura macia e sabor levemente adocicado. Não precisamos utilizar outro espessante. Entretanto, vale ressaltar que se estivéssemos usando o milho da espiga a quantidade de líquido seria outra e o sabor seria mais intenso.
Entre as vantagens do milho em lata, estão a praticidade e o valor (é um produto barato). Ele já vem pronto para consumo, sem a necessidade de cozimento. Por outro lado, possui conservantes.
Se você quiser trocar o milho em lata pelo milho da espiga, considere que: uma lata de milho rende cerca de 170 gramas de grãos. Já uma espiga de milho fresco tem cerca de 150 gramas de grãos.
As duas opções podem ser utilizadas para fazer creme de milho e os resultados são saborosos. Se você busca uma opção rápida, que é o objetivo dessa receita, o milho em lata é a melhor opção. Agora, se quer um creme fresquinho, prepare com o milho da espiga. Quando não tiver um, use o outro.
O que servir com creme de milho rápido e fácil?
Para uma janta leve, o creme de milho pode ser servido sozinho. Basta regá-lo com um azeite de qualidade e aproveitar um prato bem quentinho. Entretanto, ele também é um ótimo acompanhamento para deixar a refeição mais elaborada. Confira as opções:
Croutons: se você for servir o creme de milho como prato principal, vale apostar em croutons como acompanhamento. O pão francês é cortado em cubinhos, regado com azeite, temperado e tostado na frigideira. Um complemento que traz crocância para o prato. É muito rápido de preparar!
Arroz soltinho: o creme de milho é muito servido com arroz branco, outro clássico que não pode faltar na mesa brasileira. Nesse caso, o prato também é composto por uma proteína, ou vegetais grelhados, e salada fresca. O ideal é deixar o arroz bem soltinho e temperado.
Filé de frango empanado: para servir com o arroz soltinho e o creme de milho, nada melhor que um filé de frango empanado. Entretanto, se preferir, você pode colocar o filé de frango no prato e despejar o creme de milho por cima dele. O importante é garantir que o empanado fique bem crocante.
Costelinha de porco na air fryer: uma carne intensa, com molho barbecue, que contrasta com o sabor suave do creme de milho. É uma ótima combinação para uma refeição especial, com um toque chique. O melhor de tudo é que o preparo na air fryer é rápido e não faz bagunça na cozinha.
Com esse creme de milho, a refeição caseira está garantida! A gente sabe que o dia a dia é correria. Nem sempre, dá tempo para preparar pratos elaborados. Entretanto, isso não significa que você precisa abrir mão do sabor. Confira nossa lista de receitas rápidas e deixe suas refeições mais gostosas.
Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramPublicidade
Quero fazer uma versão vegana. Quais ingredientes posso utilizar?
Cristina em 06/08/2024
Ótima ideia! Você pode substituir o leite de vaca por leite de amêndoas ou de soja. Também é possível fazer o creme com água ou caldo de legumes. Fica ao seu critério! Utilize uma margarina vegana ou use óleo vegetal.
Jaqueline Souza em 06/08/2024
Sobrou creme de milho! O que eu faço?
Cláudia em 06/08/2024
Não se preocupe! Você pode guardá-lo em um pote bem fechadinho na geladeira por até 2 dias. Assim, só precisará aquecê-lo na hora de consumir. Provavelmente, o creme ficará um pouquinho mais grosso.
Jaqueline Souza em 06/08/2024
Posso congelar o creme de milho?
Fernanda em 02/08/2024
Sim, você pode congelar o creme de milho. Espere esfriar completamente e coloque as porções em potinhos com ótima vedação, evitando a entrada de ar ao máximo. Se congelar morno ou destampado, o creme ficará com pequenos cristais de gelo, que o deixará aguado após descongelado.
Jaqueline Souza em 06/08/2024
depois que liquidifica, peneira? é para usar salsinha (receita) ou cebolinha (foto da receita)?
Alexandra Hercilia Pereira Silva em 06/08/2024
Oi, Alexandra! Não é preciso peneirar, a menos que você goste de um creme de milho mais liso e sem pedacinhos do grão. Você pode usar os dois (salsinha e cebolinha), ou apenas um, ou nenhum...
Jaqueline Souza em 09/08/2024
avaliações
filtrar ordenarDiana
18/08/2024
Genida de Souza Ormundo
20/02/2024
Flavia fernandes inacio
15/01/2024
Jeni Moreira
14/01/2024
ivana segura
24/12/2023
Rozzi
17/09/2023
Rozzi
17/09/2023
Laura
21/08/2023
Romine Cavalcante
21/08/2023
Marisa Sampaio Gama
06/08/2023
Denise
22/05/2023
Ana Paula
08/05/2023
Filippo Galante
03/05/2023
Dolasilas
04/04/2023
Aline
09/03/2023
Rosanaaparecidada
03/01/2023
Andréa
05/12/2022
Luciano
23/11/2022
Valéria
22/11/2022
Simone Cruz
14/11/2022