O cheirinho de bolo de cenoura saindo do forno traz alegria para a casa, a sensação de lar. Nessa receita, a massa fica fofinha, cresce que é uma beleza. O sabor equilibrado, doce na medida certa. Na cobertura, uma calda de chocolate cremosa. Já pode passar um cafezinho!
Ingredientes da massa
Ingredientes da calda
Publicidade
Modo de preparo da massa
-
Higienize, descasque e corte as cenouras em rodelas. É possível substituir o óleo de milho por de girassol ou soja (prefira óleos com sabor mais neutro). Quebre os ovos em um recipiente separado para ver se todos estão bons. Coloque o forno para preaquecer a 180 ºC.
-
Em um recipiente, peneire a farinha (para deixar seu bolo mais leve e sem gruminhos). Adicione o sal e o fermento. Misture bem. Reserve;
-
No liquidificador, coloque as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar. Bata por cerca de 5 minutos, ou até ficar uma misture bem homogênea. Despeje em um recipiente grande;
-
Gradualmente, vá adicionando a mistura de ingredientes secos. Com o auxílio de um fuê (batedor de bolo), mexa a massa cuidadosamente, apenas para incorporar bem. Não bata o bolo com movimentos rápidos, pois isso ativa o glúten do trigo e a massa fica solada;
-
Assim que obter uma massa homogênea, despeje-a em uma forma redonda média (22 cm de diâmetro), untada e enfarinha. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 45 a 50 minutos - quando você espetar o garfo e ele sair limpinho, o bolo está assado.
Modo de preparo da cobertura e finalização
-
Enquanto o bolo de cenoura esfria um pouquinho, você prepara a calda de chocolate;
-
Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Com uma espátula, misture bem até ficar homogêneo;
-
Leve ao fogo médio e mexa sem parar até atingir o ponto de brigadeiro (quando começa a desgrudar do fundo da panela). Desligue o fogo, despeje o creme de leite e misture para incorporar;
-
Quando o bolo estiver morno, desenforme e despeje a cobertura por cima;
-
Decore com chocolate granulado. Pode servir quente ou frio.
Informações nutricionais
Cada porção: 100g
Calorias: 13.3
Gorduras totais | 6.7g | 8.6% |
Gorduras saturadas | 2.2g | 11.0% |
Sódio | 11.1mg | 0.5% |
Carboidratos | 17.8g | 6.5% |
Fibras | 0.4g | 1.4% |
Colesterol | 11.1g | 3.7% |
Açúcares totais | 4.4g | 0 |
Proteínas | 2.2g | 4.4% |
Vitamina C | 18.2mg | 20.2% |
Cálcio | 20mg | 1.5% |
Ferro | 15.9mg | 88.3% |
Potássio | 20mg | 0.5% |
* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.
** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.
(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.
Publicidade
Como fazer bolo de cenoura de liquidificador macio e úmido
O bolo de cenoura de liquidificador é uma das receitas mais populares no Receiteria, além de ser o queridinho da mesa brasileira.
Uma das receitas mais tradicionais de bolo de cenoura é preparada no liquidificador, com ingredientes acessíveis do dia a dia. Para garantir uma massa úmida, macia e com sabor fresco, bem como uma cobertura chocolatuda, fizemos vários testes e combinações. Afinal, se o bolo de cenoura de liquidificador não estiver molhadinho (você espeta o garfo e a fatia gruda nele com facilidade), não está perfeito. Por isso, trabalhamos em uma criação que garante a umidade da massa sem a deixar solada. Entenda a importância destes ingredientes:
Cenouras: o ingrediente principal é a alma do bolo. As cenouras não só dão sabor à massa, como garantem a cor e auxiliam na umidade, além de serem um adoçante natural. Quanto mais fresquinhas elas estiverem, melhor será o resultado.
Ovos: são essenciais para dar estrutura e leveza ao bolo. Também ajudam a incorporar ar à massa, deixando-a mais macia e volumosa. Se quiser, você pode passar as gemas por uma peneira para tirar a película que intensifica o sabor do ovo.
Óleo: bolos precisam de uma fonte de gordura para ficarem macios e úmidos. Como não queremos mascarar o sabor da cenoura, preferimos usar o óleo de milho, que possui sabor mais neutro. O óleo de soja também é uma boa escolha.
Açúcar: a função do açúcar vai além de adoçar o bolo. Ele interage com os ovos e farinha, retardando a formação do glúten. Também ajuda a reter umidade, garantindo que o bolo permaneça fresco e úmido por mais tempo.
Farinha de trigo: a farinha é a base para dar estrutura ao bolo. Ela age como um espessante, garantindo que a massa não fique muito líquida. Em excesso, pode deixar o bolo solado. Entretanto, na medida certa, deixará a massa com uma textura macia.
Fermento: sem fermento, a massa ficaria densa e compacta. Esse reagente químico é responsável pela formação de bolhas de ar, que se expandem com o calor do forno, garantindo que o bolo cresça e ganhe leveza.
Sal: é só uma pitadinha! O sal ajuda a realçar a intensidade do sabor, deixando o ingrediente principal em maior evidência e amenizando a interferência de um possível amargor. Também ajuda a regular o processo de fermentação, evitando que o bolo cresça rápido demais.
Com os todos os ingredientes do bolo de cenoura de liquidificador em mãos, é preciso seguir à risca a quantidade indicada na receita. Isso garantirá o equilíbrio necessário para a massa ganhar estrutura, maciez e sabor. Caso escolha não seguir a quantidade indicada, seu bolo pode não ficar como o nosso.
Como fazer a calda perfeita para seu bolo
Há várias coberturas para bolo de cenoura. Nesta receita, optamos por fazer uma calda clássica, que traz memória afetiva da infância, lembra um brigadeiro mole e fica com uma consistência mais durinha após esfriar.
Escolha um chocolate em pó de boa qualidade. Preste atenção: a calda é preparada com 1 caixinha de leite condensado, ou seja, já é bem docinha, então, se você usar um achocolatado adoçado, ela ficará ainda mais doce. Para equilibrar o sabor, a dica é usar um chocolate em pó 50% ou 70% cacau.
O segredo da calda está em cozinhar em fogo médio, para não queimar, e mexer sem parar durante todo o processo, evitando a formação de gruminhos. Adicione o creme de leite somente no final, já com o fogo desligado.
Espere o bolo amornar para despejar a calda. Por ser uma calda mais densa, se o bolo estiver quente, ela pode interferir na textura, murchando e desestabilizando a massa. Além disso, com o calor do bolo, a calda continua cozinhando, o que pode deixá-la mais espessa que o desejado.
Caso queira uma calda de chocolate mais “durinha”: em uma panela, coloque 6 colheres de sopa de açúcar, 6 colheres de sopa de chocolate em pó, 3 colheres de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa de leite. Misture bem e deixe cozinhar, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela. Essa é a cobertura clássica, mais “líquida” na hora de espalhar e com a textura levemente caramelizada.
Dicas para fazer um bolo de cenoura de liquidificador de arrancar elogios
Já ouviu dizer que o segredo está nos detalhes? No Receiteria, a gente prepara cada etapa com muito carinho e sem pressa. Com a experiência, aprendamos que alguns truques básicos facilitam muito a nossa vida na cozinha. Experimente colocar em prática:
1. Se o seu liquidificador não for muito potente, ao invés de cortar as cenouras em rodelas, passe-as por um ralador. Isso facilitará muito na hora de bater.
2. Como indica a receita, no liquidificador, bata somente os ingredientes úmidos e a cenoura, garantindo um líquido homogêneo e sem gruminhos. Deixe para misturar os ingredientes secos em uma tigela. Se você bater a farinha de trigo, isso vai ativar o glúten e a massa ficará solada, com consistência de pão.
3. Peneirar os ingredientes secos é um passo a passo muito simples que aparentemente não faz diferença. Entretanto, faz sim! O processo de peneirar os ingredientes secos, além de evitar que a massa fique com gruminhos, ajuda a incorporar ar ao processo de preparo, trazendo leveza para a massa.
4. Assim que começar a preparar o bolo, já coloca o forno para preaquecer. O crescimento adequado do bolo depende de uma temperatura estável. Então, se o forno começar a ganhar temperatura gradualmente, o fermento pode perder a sua eficiência e o bolo crescerá de forma desigual ou ficará solado. Por isso, também é importante não abrir o forno antes de 30 minutos.
5. Preferencialmente, use uma forma média. Utilizamos a forma redonda com 22 cm de diâmetro. Em uma forma grande, o bolo assará normalmente, entretanto ficará mais fininho, passando a impressão de não ter crescido.
6. Untar e enfarinhar a forma facilita muito na hora de desenformar. Porém, se você tem dificuldade com esse processo, experimente forrar a forma com papel-manteiga. Lembre-se de não desenformar o bolo quente, pois ele pode se quebrar.
Ficou ainda mais fácil preparar nosso bolo de cenoura de liquidificador! E se você é o tipo de pessoa que gosta de soltar a criatividade na cozinha, experimente adicionar uma pitadinha de canela em pó, ou de noz-moscada, à massa, que ganha um aroma delicioso.
O cardamomo é uma especiaria que combina muito com cenoura e chocolate, trazendo frescor para o bolo – basta colocar 1 colher de chá de cardamomo em pó na massa. Fica delicioso! Se você quiser um bolo bem laranjinha, adicione 1 colher de sopa de açafrão em pó. Uma pitadinha de canela em pó ou de noz-moscada e o bolo ganha um perfume maravilhoso.
Continue levando sabor caseiro para a sua mesa! Aproveite para conferir como fazer bolo de fubá fofinho. Além de prática, essa receita tem um lugarzinho especial em nosso coração.
Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade
Posso substituir o óleo de milho por outro, tipo óleo de soja?
Grazi em 06/08/2024
É possível substituir o óleo de milho por outros, mas indicamos óleos com sabor neutro, pra garantir que sua massa fique com o sabor ideal... 🥰
Jaqueline Souza em 06/08/2024
Uma xícara de chá equivale a quanta ml?
Juliete em 06/08/2024
A xícara de chá equivale a 240 ml... 🥰
Jaqueline Souza em 06/08/2024
Posso colocar a farinha de trigo e fermento em pó no liquidificador também?
Renata em 06/08/2024
É melhor misturar a farinha e o fermento em pó químico com o restante dos líquidos usando só uma espátula ou colher, pra que massa fique fofinha e cresça no forno. Além disso, a massa pode ficar muito pesado para o liquidificador bater, sendo perigoso estragar o seu equipamento... 😊
Jaqueline Souza em 06/08/2024
Qual medida da forma?
Carolina souza em 06/08/2024
O padrão da forma é 20 cm de diâmetro 🙂
Jaqueline Souza em 06/08/2024
No lugar de manteiga,o que posso colocar na cobertura
Aparecido em 06/08/2024
Você pode fazer sem a manteiga... Ela só ajuda a dar brilho! 😊
Jaqueline Souza em 06/08/2024
avaliações
filtrar ordenarAlexandra Margarida
01/10/2024
Glória Maria Almeida
11/09/2024
Marika
19/08/2024
Maria Rosa
06/08/2024
Sílvia Luna Vieira Dias
07/06/2024
Carla
21/05/2024
Dany
02/05/2024
Yohanna
30/04/2024
Luiz Araújo
31/03/2024
IVONE
22/03/2024
Eduarda
12/03/2024
Rose Vieira
27/02/2024
Maria
03/02/2024
Robson
25/01/2024
Alexandre Garcia
26/11/2023
Jéssica lima
28/10/2023
Marli
24/10/2023
Paloma Eduarda
17/10/2023
Leonilde
25/09/2023
Michelle Barbosa da
14/09/2023